Sete ONG unidas para travar tráfico humano nas fronteiras de Espanha, Itália e França

Sete organizações não-governamentais (ONG) estão a unir esforços num projeto que tem como objetivo o combate do tráfico de seres humanos nas fronteiras de França, Itália e Espanha, foi hoje divulgado.

© D.R.

 

Segundo a informação hoje divulgada, o projeto visa “garantir que os rapazes e raparigas de países terceiros com menos de 18 anos e as mulheres jovens até aos 30 anos, com ou sem filhos, que são ou foram sobreviventes de tráfico e correm o risco de voltar a ser traficados, sejam libertados da exploração”.

A iniciativa visa proporcionar “acesso a um refúgio seguro”, um local onde os sobreviventes do tráfico estão “livres da coerção e do controlo das redes de tráfico” e podem aceder a informações sobre programas de proteção, bem como a possíveis encaminhamentos para serviços locais, referiram as ONG envolvidas.

Entre as sete organizações envolvidas no projeto estão a Save the Children de Espanha e de Itália e a francesa Mission d’Intervention et de Sensibilisation contre la Traite des êtres humains- MIST.

Segundo as organizações, durante 2024, serão desenvolvidas estratégias nacionais e transnacionais “eficazes e sustentáveis” para a identificação “precoce” e o acesso a proteção “não apenas nas passagens de fronteira”, mas também em centros de acolhimento localizados em Paris e perto da fronteira francesa com Itália e Espanha (Paris Île-de-France, Occitanie, Provence-Alpes-Côte d’Azur).

Últimas do Mundo

Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.
Os comboios suburbanos estão parados em toda a região espanhola da Catalunha por tempo indeterminado depois de um acidente na terça-feira em que morreu uma pessoa e cinco mortes com gravidade.
Federação Nacional dos Sindicatos de Explorações Agrícolas (FNSEA) espera mobilizar esta terça-feira até 700 tratores e 4.000 manifestantes em Estrasburgo.
Cerca de 1.520 milhões de turistas viajaram para o estrangeiro em 2025, um ano "recorde", segundo uma estimativa publicada hoje pela Organização Mundial do Turismo (OMT), que destaca, em particular, um forte dinamismo em África e na Ásia.
O número de mortos no acidente de comboio em Adamuz (Córdova), Espanha, subiu de 40 para 41, disseram à agência de notícias espanhola EFE fontes próximas da investigação.
Mesmo com Espanha mergulhada no luto após a tragédia ferroviária que matou 39 pessoas em Adamuz, o Governo manteve esta segunda-feira a redistribuição aérea de imigrantes ilegais a partir das Canárias, transferindo mais de 180 pessoas para Madrid.