Varsóvia envia caças F-16 para proteger a sua fronteira

O exército polaco anunciou hoje que fez descolar caças F-16 para vigiar a sua fronteira com a Ucrânia, na sequência dos bombardeamentos russos no país vizinho.

© D.R.

 

“Para garantir a segurança do espaço aéreo polaco, foram ativados dois pares de caças F-16 e um avião aliado de reabastecimento aéreo”, afirmou o comando operacional do exército polaco num comunicado.

O exército russo realizou ataques aéreos maciços na Ucrânia na manhã de hoje, matando pelo menos quatro civis e ferindo mais de 90 pessoas, principalmente nas regiões de Kiev e Kharkiv (leste).

Na sexta-feira, a Polónia, membro da NATO, denunciou uma “violação” do seu espaço aéreo “por um míssil de cruzeiro russo” que sobrevoou o seu território durante três minutos antes de se dirigir à Ucrânia.

O sistema de defesa aérea polaco foi colocado em alerta e as autoridades civis e militares polacas realizaram reuniões de emergência, nomeadamente com representantes da NATO.

Em novembro de 2022, um míssil ucraniano caiu sobre a aldeia polaca de Przewodow, perto da fronteira com a Ucrânia, matando dois civis.

A explosão, no local de uma instalação de secagem de cereais perto de uma escola e a cerca de seis quilómetros da fronteira com a Ucrânia, ocorreu enquanto a Rússia realizava ataques contra a infraestrutura civil em todo o território da Ucrânia.

A queda deste míssil suscitou receios de que a NATO fosse arrastada para o conflito numa grande escalada da guerra na Ucrânia, visto que a Polónia está protegida pelo pacto de defesa coletiva da Aliança Atlântica.

Últimas do Mundo

A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.