Kim Jong-un visita fábrica de plataformas para lançar mísseis de longo alcance

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, visitou uma fábrica que produz plataformas móveis para o lançamento de mísseis balísticos de longo alcance (ICBM), informou hoje a agência de notícias estatal da Coreia do Norte.

© D.R.

As imagens da visita, ao que se crê ser uma fábrica em Pyongsong, nos arredores de Pyongyang, mostram uma dúzia de lançadores móveis TEL, destinados aos mísseis de longo alcance Hwasong-17 e Hwasong-18, indicou a KCNA.

Observadores tinham já considerado que Pyongyang tem capacidade, com este mísseis, para atingir todo o globo, exceto a zona meridional da América do Sul.

Kim visitou a fábrica na companhia do diretor do Departamento Industrial de Munições, Jo Chun-ryong, da irmã Kim Yo-jong e da filha Kim Ju-ae, que se acredita ter 11 anos, entre outros.

A KCNA referiu que Kim foi informado sobre detalhes da produção dos TEL e sublinhou a necessidade de fabricar mais mísseis de curto e longo alcance. Apresentou, além disso, planos a longo e curto prazo para aumentar a produção naquela fábrica.

Sem especificar uma data, a agência garantiu que a visita “está em conformidade com as propostas da sessão plenária de dezembro de 2023 do Comité Central do Partido”.

No final dessa sessão, a 30 de dezembro, Kim assegurou que a reconciliação e a reunificação das duas Coreias já não são possíveis e garantiu que Pyongyang vai continuar a avançar com o programa de modernização de armamento.

A visita de Kim está a ser noticiada no mesmo dia em que a Coreia do Sul ordenou a evacuação de duas ilhas, depois de o Norte ter disparado centenas de projéteis de artilharia para águas a norte da fronteira marítima.

O Ministério da Defesa sul-coreano descreveu as manobras do Norte como “um ato de provocação que ameaça a paz na península” e instou Pyongyang a “cessar imediatamente estas ações”, de acordo com um comunicado.

Últimas do Mundo

Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.
A liberdade de expressão mundial caiu 10% entre 2012 e 2024, um retrocesso comparável ao ocorrido com a Primeira Guerra Mundial, alertou hoje a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.