Borrell anuncia compromisso Beirute-Riade de apoio a dois estados, Israel e Palestina

O chefe da diplomacia da União Europeia (UE) terminou um périplo ao Líbano e Arábia Saudita, com compromissos de trabalharem na solução dos dois estados, Israel e Palestina, e evitar o alastrar da guerra na região.

© Facebook de Josep Borrell

 

Num comunicado divulgado após os encontros do Alto representante da Política Externa e de Segurança da UE com “atores relevantes” em Beirute e Riade, Borrel regressa a Bruxelas “com um compromisso entre os mundos europeu e árabe de trabalhar nesse sentido [solução dos dois estados] e de evitar a expansão de uma guerra na região”.

Borrel salientou caber a Israel e à Palestina a principal parte do trabalho, uma vez que “só através de um acordo, um acordo político – a solução dos dois estados – Israel pode ficar seguro”.

Com o Líbano, Borrell debateu o elevado risco de alastramento do conflito Israel-Hamas, salientando que este deve ser evitado.

Em Riade, num encontro com o seu homólogo saudita, Faisal bin Farhan Al Saud, o chefe da diplomacia da UE apelou à continuação do trabalho iniciado no final de setembro, em vésperas do ataque terrorista do Hamas a Israel, em 07 de outubro de 2023, na ONU com o lançamento da iniciativa do Dia da Paz.

Esta iniciativa juntou a UE, a Liga Árabe, a Arábia Saudita, o Egito e a Jordânia no sentido de apoiar a paz entre Israel e a Palestina.

No comunicado, Borrell reiterou os apelos à cessação das hostilidades em Gaza, referindo que o Hamas representa uma ideia, e a única maneira de matar uma má ideia, é propor outra melhor, a de “dar um horizonte ao povo palestiniano, à sua dignidade, à sua liberdade, à sua segurança, o que tem de andar a par e passo com a segurança de Israel.

Esta foi a segunda visita de Borrell à região depois do ataque do Hamas a Israel, em 07 de outubro, que fez 1.139 mortos, na maioria civis, e cerca de 250 reféns, 127 dos quais permanecem em cativeiro, segundo um balanço israelita.

A retaliação de Telavive, por seu lado, já causou a morte a 23.210 pessoas na Faixa de Gaza, segundo o último balanço do ministério da Saúde do Hamas, a que se soma uma catástrofe humanitária causada pela falta de bens básicos como alimentação, energia, água e cuidados médicos.

Últimas de Política Internacional

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse hoje que o seu encontro com o Presidente norte-americano Donald Trump poderá contribuir para a conclusão de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou este sábado a construção de 60 centrais de ciclo combinado para dar um novo impulso à elétrica estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE).
Uma nova ronda de negociações indiretas entre Israel e o Hamas deverá começar hoje no Qatar sobre um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, disse uma fonte palestiniana ligada ao processo.
A Ucrânia reivindicou ter atacado hoje uma base aérea russa, enquanto a Rússia continuou a bombardear o país com centenas de `drones` durante a noite.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira, depois de conversar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que concordaram em “reforçar a proteção” dos céus ucranianos após mais um ataque de drones e mísseis russos.
O chanceler alemão pediu hoje à União Europeias (UE) um acordo comercial rápido e simples com os Estados Unidos, que promova a prioridade a determinadas indústrias chave, seis dias antes do prazo estabelecido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O pré-candidato anunciado às presidenciais brasileiras de 2026 Ronaldo Caiado, governador do estado de Goiás, advertiu hoje as autoridades portuguesas “que não baixem a guarda” contra organizações criminosas brasileiras que estão a instalar-se com força em Portugal.
O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou hoje o projeto de lei do Presidente Donald Trump, apelidado de "Big Beautiful Bill", sobre as grandes reduções fiscais e cortes na despesa, por uma margem mínima de votos.
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.
O Governo norte-americano anunciou hoje que vai cortar o financiamento federal para Organizações Não Governamentais (ONG) envolvidas em distúrbios, independentemente do resultado de uma resolução a aprovar no Congresso sobre este assunto.