Papa pede solução diplomática para Ucrânia e coragem para proteger ambiente

O Papa Francisco pediu hoje, na oração perante os peregrinos, que seja encontrada uma solução diplomática para a guerra na Ucrânia e apelou para decisões corajosas para proteger o ambiente dos fenómenos climáticos extremos.

© D.R.

 

É preciso “encontrar um pouco de humanidade que crie condições para uma solução diplomática para procurar a paz na Ucrânia”, defendeu o Papa no Angelus (oração para os peregrinos presentes na Praça São Pedro, em Roma, no Vaticano), recordando o segundo aniversário do início da invasão russa assinalado no sábado.

“No dia 24 de fevereiro recordámos com dor o segundo aniversário do início da guerra em grande escala na Ucrânia. Tantas vítimas, feridos, destruição, angústia, lágrimas, num período que se torna terrivelmente longo e cujo fim ainda não está próximo”, lamentou Francisco à janela do palácio papal.

Esta guerra, acrescentou, “não está apenas a devastar esta região da Europa. Ela desencadeou uma onda global de medo e ódio”.

O Papa expressou, como faz em todas as ocasiões públicas, a sua proximidade ao “martirizado povo ucraniano” e disse rezar por todos, especialmente pelas numerosas vítimas inocentes.

“Imploro para que seja encontrado um pedaço de humanidade que crie condições para uma solução diplomática em busca de uma paz justa e duradoura”, apelou o pontífice.

Além disso, defendeu a necessidade de serem tomadas decisões corajosas para proteger o ambiente, lembrando que a intensa onda de frio que se regista atualmente na Mongólia é também “sinal das alterações climáticas” e que “os seus efeitos são um problema social que afeta a vida de muitas pessoas” e especialmente das mais vulneráveis.

“Sejamos sábios e corajosos ao tomar decisões”, pediu.

O Papa, que parecia em boa forma depois de ter tido de cancelar a sua agenda no sábado devido a uma “gripe ligeira”, também pediu para rezar pela Palestina, por Israel “e por tantos povos dilacerados pela guerra”.

Nos seus apelos, Francisco mostrou ainda preocupação “com o aumento da violência no leste da República Democrática do Congo” e juntou-se “ao convite dos bispos para rezar pela paz, esperando o fim dos combates e a procura de um diálogo sincero e construtivo”.

O Papa lamentou também que “os raptos estejam a tornar-se mais frequentes na Nigéria” e manifestou a sua proximidade “ao povo nigeriano, esperando que sejam feitos esforços para impedir ao máximo a propagação desses episódios”.

Últimas do Mundo

Cerca de 110 mil pessoas participaram hoje num protesto pela “liberdade de expressão" em Londres, convocado pelo ativista britânico de direita radical Tommy Robinson, segundo estimativas da polícia londrina.
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três em estado grave e duas em estado "potencialmente grave", numa explosão no bar Mis Tesoros, que também afetou o prédio de habitação onde se situa, no bairro madrileno de Puente de Vallecas.
O robô explorador da agência espacial dos Estados Unidos (EUA), NASA, descobriu rochas num canal de rio seco que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga, informaram os cientistas.
O gigante de 'software' Microsoft escapou a uma multa da Comissão Europeia que suspeitava de abuso de posição dominante no mercado relacionado com a sua aplicação de videoconferência Teams, que separou de outros programas.
O caixão do conservador Charlie Kirk, que foi assassinado na quarta-feira num evento universitário no oeste dos Estados Unidos, chegou a Phoenix, no Arizona, onde residia, entre fortes medidas de segurança e homenagens em sua memória.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou hoje ter “um elevado grau de certeza” de que o suspeito do homicídio, quarta-feira, do influenciador ultraconservador Charlie Kirk Charlie Kirk foi capturado.
A família de Jair Bolsonaro e figuras ao 'bolsonarismo' celebraram o voto do juiz Luiz Fux, que pediu a absolvição do ex-presidente brasileiro, em julgamento por alegada tentativa de golpe de Estado.
Um cidadão britânico e um cidadão chinês suspeitos de transmitir tecnologia militar dos Estados Unidos para Pequim (China) fugiram em meados de agosto da prisão domiciliária na Sérvia, noticiou a Agence France-Press (AFP).
As autoridades ucranianas detiveram vários membros de uma rede de pirataria informática que extorquia dinheiro a empresas da Europa e da América do Norte desde 2018, anunciou hoje o Ministério Público em Kyiv.
Um funcionário de um jardim zoológico em Banguecoque foi morto na quarta-feira por vários leões em frente a dezenas de visitantes, disseram hoje as autoridades tailandesas.