Procuradoria-Geral alemã investiga escutas russas sobre mísseis Taurus

A Procuradoria-Geral da Alemanha abriu hoje uma investigação às escutas russas de uma conversa entre altos responsáveis militares sobre o possível envio para a Ucrânia de mísseis de longo alcance Taurus.

© D.R

A Procuradoria-Geral da Alemanha abriu hoje uma investigação às escutas russas de uma conversa entre altos responsáveis militares sobre o possível envio para a Ucrânia de mísseis de longo alcance Taurus.

O procurador-geral federal, Jens Rommel, dirige a sua investigação contra desconhecidos, embora se parta do facto de que foram os serviços secretos russos que gravaram a reunião, noticiou hoje a revista semanal Der Spiegel.

Existe a “suspeita de uma atividade de serviços secretos”, sustenta a Procuradoria.

No início de março, os canais de propaganda russos divulgaram na Internet uma gravação de 38 minutos de uma reunião confidencial entre altos responsáveis militares da Força Aérea alemã.

Na reunião, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Ingo Gerhartz, abordou a possibilidade de fornecer mísseis Taurus à Ucrânia com outro general e dois especialistas.

Analisaram se a Força Aérea alemã poderia apoiar tecnicamente o fornecimento desse sistema de alta tecnologia e, em caso afirmativo, de que forma.

Também falaram da possível destruição da ponte de Kerch, que une a península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, à Rússia continental.

As Forças Armadas da Alemanha creem que a conversa foi intercetada pelos serviços secretos russos devido a um erro técnico de um dos participantes.

A 19 de fevereiro, o general de brigada Frank Gräfe ligou-se à reunião virtual através de uma linha não encriptada com o seu telefone de trabalho, a partir de um hotel em Singapura.

Dado que nessa altura decorria em Singapura uma conferência militar internacional, os investigadores do Serviço de Contrainformações Militares da Alemanha suspeitam de que os serviços secretos russos estavam deliberadamente a tentar intercetar as comunicações dos altos comandos militares de todo o mundo ali presentes.

Uma das hipóteses aventadas por Berlim é ter sido instalado perto do seu hotel um dispositivo para intercetar as suas comunicações e as de outros generais.

Segundo o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, houve também um segundo participante na reunião que se ligou através de uma linha não-segura.

O envolvimento da Procuradoria-Geral Federal significa que a Alemanha poderá pedir a Singapura ajuda para investigar as escutas.

Últimas do Mundo

A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro foi hoje preso preventivamente a pedido do Supremo Tribunal Federal, segundo a imprensa local.
A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.