Procuradoria-Geral alemã investiga escutas russas sobre mísseis Taurus

A Procuradoria-Geral da Alemanha abriu hoje uma investigação às escutas russas de uma conversa entre altos responsáveis militares sobre o possível envio para a Ucrânia de mísseis de longo alcance Taurus.

© D.R

A Procuradoria-Geral da Alemanha abriu hoje uma investigação às escutas russas de uma conversa entre altos responsáveis militares sobre o possível envio para a Ucrânia de mísseis de longo alcance Taurus.

O procurador-geral federal, Jens Rommel, dirige a sua investigação contra desconhecidos, embora se parta do facto de que foram os serviços secretos russos que gravaram a reunião, noticiou hoje a revista semanal Der Spiegel.

Existe a “suspeita de uma atividade de serviços secretos”, sustenta a Procuradoria.

No início de março, os canais de propaganda russos divulgaram na Internet uma gravação de 38 minutos de uma reunião confidencial entre altos responsáveis militares da Força Aérea alemã.

Na reunião, o chefe do Estado-Maior da Força Aérea, Ingo Gerhartz, abordou a possibilidade de fornecer mísseis Taurus à Ucrânia com outro general e dois especialistas.

Analisaram se a Força Aérea alemã poderia apoiar tecnicamente o fornecimento desse sistema de alta tecnologia e, em caso afirmativo, de que forma.

Também falaram da possível destruição da ponte de Kerch, que une a península ucraniana da Crimeia, anexada por Moscovo em 2014, à Rússia continental.

As Forças Armadas da Alemanha creem que a conversa foi intercetada pelos serviços secretos russos devido a um erro técnico de um dos participantes.

A 19 de fevereiro, o general de brigada Frank Gräfe ligou-se à reunião virtual através de uma linha não encriptada com o seu telefone de trabalho, a partir de um hotel em Singapura.

Dado que nessa altura decorria em Singapura uma conferência militar internacional, os investigadores do Serviço de Contrainformações Militares da Alemanha suspeitam de que os serviços secretos russos estavam deliberadamente a tentar intercetar as comunicações dos altos comandos militares de todo o mundo ali presentes.

Uma das hipóteses aventadas por Berlim é ter sido instalado perto do seu hotel um dispositivo para intercetar as suas comunicações e as de outros generais.

Segundo o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, houve também um segundo participante na reunião que se ligou através de uma linha não-segura.

O envolvimento da Procuradoria-Geral Federal significa que a Alemanha poderá pedir a Singapura ajuda para investigar as escutas.

Últimas do Mundo

A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.
Mais de 150 residentes tiveram hoje de ser retirados de um complexo de habitação pública em Hong Kong, devido ao segundo incêndio a atingir um bairro social em dois dias.