Exército reclama ação contra altos cargos palestinianos no norte de Gaza

O Exército israelita confirmou hoje a morte de Ridwan Mohamed Abdallah, responsável pelas operações de segurança interna em Jabalya, no norte de Gaza, durante um ataque aéreo.

© Facebook Israel Reports

 

Israel atribui a Ridwan a responsabilidade pela ordem para que os membros do Hamas “tomassem o controlo dos camiões de ajuda humanitária” na zona norte do enclave.

O ataque aéreo foi efetuado na quinta-feira, contra a casa de Ridwan.

“A eliminação [de Ridwan Mohamed Abdallah] reduz a capacidade do Hamas de atacar e controlar a ajuda humanitária na zona de Jabalya”, declarou o Exército em comunicado.

De acordo com fontes palestinianas, Ridwan era diretor do centro de polícia de Jabalya al-Nazlh e chefe do comité de segurança da ajuda no norte da Faixa, criado para manter as operações comunitárias e a ordem social na zona.

O Exército israelita reclama também a “eliminação” de Hamed Muhamad Ali Ahmed, comandante militar do Hamas “responsável pelas operações de segurança interna” em Jabalya.

No último mês, as forças israelitas têm atacado altos funcionários do governo e agentes da polícia do Hamas na Faixa de Gaza, alegando que estão enquadrados na “ala militar” do grupo.

Desde 20 de março, a agência de notícias espanhola EFE noticiou mais de 10 operações semelhantes contra funcionários encarregados de coordenar a entrada de ajuda humanitária, principalmente em Rafah, no sul de Gaza, mas também em Nuseirat (centro) e Jabalya (norte).

“O objetivo da ocupação [israelita] por detrás dos assassinatos e massacres contra investigadores e trabalhadores no domínio da ajuda humanitária é consolidar a política de fome”, declarou o governo de Gaza em comunicado, após a morte de quatro funcionários palestinianos no princípio de abril.

Últimas do Mundo

As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.