Eurodeputado alemão demarca-se de acusações de espionagem ao seu assessor

O eurodeputado alemão Maximilan Krah, cujo assistente parlamentar foi detido por suposta espionagem para a China, demarcou-se hoje das acusações contra o seu assessor e garantiu que tomou conhecimento do caso pela comunicação social.

© D.R.

“Esta manhã soube pela imprensa da detenção do meu colega Jian Guo. Não tenho mais informações. Espiar para um Estado estrangeiro é uma acusação grave. Se as acusações forem verdadeiras, isso resultaria na rescisão imediata da relação laboral”, declarou na rede social X o parlamentar, que é cabeça da lista do partido de direita radical Alternativa para a Alemanha (AfD) para as próximas eleições europeias.

O suspeito foi detido na segunda-feira na cidade de Dresden, disseram hoje os procuradores federais alemães num comunicado. O Ministério Público alemão referiu ainda que o assessor trabalhava para o eurodeputado desde 2019.

Jian Guo, de 43 anos, é acusado de trabalhar para os serviços de informações chineses e de ter transmitido repetidamente informações sobre negociações e decisões do Parlamento Europeu. Os procuradores alegam que o assessor também espiou dissidentes chineses na Alemanha.

Segundo o canal de televisão alemão ARD, o assessor parlamentar ofereceu-se há vários anos como informante às autoridades alemãs, que desde o início suspeitaram que ele fosse um agente duplo.

O Parlamento Europeu (PE) anunciou entretanto que Jian Guo foi suspenso.

“Após a decisão das autoridades judiciais alemãs de prender um indivíduo que atualmente trabalha como assistente credenciado (APA) no Parlamento Europeu, e tendo em conta a gravidade das revelações, o Parlamento suspendeu a pessoa em questão com efeito imediato”, indicou um porta-voz do PE.

A notícia da detenção de Jian Guo foi divulgada um dia depois de três alemães terem sido detidos, num caso separado, por suspeita de espiarem para a China e de organizarem a transferência de informações sobre tecnologia com potencial uso militar.

Hoje, a China pediu à Alemanha que “abandone a mentalidade da Guerra Fria”, após estas detenções na Alemanha.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Wenbin, também instou a Berlim a “parar de usar o chamado `risco de espionagem` para se envolver em manobras políticas antichinesas”.

Segundo Wang, tais acusações têm “a intenção óbvia de desacreditar e reprimir a China e minar a atmosfera de cooperação entre a China e a Europa”.

A polícia alemã deteve na segunda-feira três pessoas por suspeita de trabalharem com os serviços secretos chineses e de lhes fornecerem dados sobre tecnologia militar, informou a procuradoria federal alemã.

O principal arguido é um homem de Bad Homburg (centro da Alemanha), identificado como Thomas R. que, segundo o Ministério Público, esteve em contacto com uma agência de espionagem chinesa e contou com a ajuda de um casal proprietário de uma empresa em Düsseldorf (oeste), através da qual foram estabelecidos contactos com cientistas e investigadores alemães.

Segundo o Ministério Público, as informações prestadas ao lado chinês seriam sobre componentes modernos que podem ser utilizados em motores de navios de guerra.

As acusações contra o trio são de espionagem para uma potência estrangeira e violação da lei de exportação.

Na semana passada, o Presidente chinês, Xi Jinping, recebeu em Pequim o chanceler alemão, Olaf Scholz, a quem apelou para “observar as relações bilaterais numa perspetiva estratégica e de longo prazo”.

Últimas do Mundo

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.