Novo pacote de ajuda militar britânico inclui mísseis de longo alcance Storm Shadow

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky revelou hoje que o novo pacote de ajuda militar britânico a Kiev incluirá mais mísseis de longo alcance Storm Shadow, além de blindados e munições. 

© Facebook de Volodymyr Zelensky

“São (mísseis) Storm Shadow e outros tipos de mísseis, centenas de veículos blindados e anfíbios e munições; tudo o que a Ucrânia realmente precisa no campo de batalha”, escreveu Zelensky nas redes sociais, relatando uma conversa telefónica com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

A Ucrânia recebeu na primavera passada os primeiros mísseis de longo alcance Storm Shadow do Reino Unido, que têm sido utilizados por Kiev para atingir alvos russos longe da linha da frente.

O Presidente ucraniano agradeceu a Sunak a decisão de enviar o equipamento militar e pela cooperação do Reino Unido na produção conjunta de defesa, em particular, disse, no desenvolvimento do armamento de longo alcance e das capacidades marítimas da Ucrânia.

Zelensky também discutiu com o primeiro-ministro britânico “a necessidade de criar um mecanismo para a apreensão de ativos russos” no Reino Unido.

Sunak inicia hoje uma visita à Polónia e à Alemanha, coincidindo com o anúncio do pacote adicional de apoio militar à Ucrânia no valor de 500 milhões de libras (580 milhões de euros).

O financiamento será utilizado para fornecer “rapidamente” munições, defesa antiaérea, `drones` e apoio de engenharia, adiantou o Governo em comunicado.

Em paralelo, o Ministério da Defesa britânico vai enviar equipamento “para ajudar a fazer recuar a invasão russa em terra, no mar e no ar”, incluindo 60 barcos, mais de 1.600 mísseis de ataque e de defesa aérea, mais de 400 veículos e cerca de quatro milhões de cartuchos de munições para armas ligeiras.

“Defender a Ucrânia contra as ambições brutais da Rússia é vital para a nossa segurança e para toda a Europa. Se permitirmos [o Presidente, Vladimir] Putin tenha êxito nesta guerra de agressão, não se vai ficar pela fronteira polaca”, avisou Sunak.

O financiamento adicional de 500 milhões de libras anunciado hoje eleva para três mil milhões de libras (3.500 milhões de euros) a ajuda militar do Reino Unido à Ucrânia este ano.

O novo pacote de ajuda britânico surge depois de a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ter aprovado, no sábado, uma nova dotação de mais de 60 mil milhões de dólares (cerca de 57 mil milhões de euros) para financiar novas remessas de armas para a Ucrânia, após meses de impasse.

O Congresso norte-americano também aprovou legislação que permite atuar contra ativos russos.

Últimas do Mundo

O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.
A polícia espanhola deteve 105 pessoas de uma organização que introduziu na Europa, no último ano, 57 toneladas de cocaína oriunda do Brasil e Colômbia e com estruturas que passavam por Portugal, anunciou esta segunda-feira o Governo de Espanha.
A Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira uma investigação ao Grok, a ferramenta de inteligência artificial da rede social X, por disseminação de imagens sexualmente explícitas manipuladas na União Europeia (UE), incluindo conteúdos que possam constituir abuso sexual de menores.
Mais de 8.000 voos nos Estados Unidos, programados para decolar este fim de semana, foram cancelados devido a uma tempestade que ameaça causar estragos em grande parte do país, incluindo cortes de energia elétrica e congestionamento rodoviário.
Peritos encontraram deformações nas rodas e na via. Investigação não exclui falha estrutural no desastre ferroviário de Córdova.
Macau recebeu mais de 40 milhões de visitantes em 2025, um novo máximo histórico, ultrapassando o anterior recorde de 39,4 milhões, fixado em 2019, antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.
Estudo analisou quatro mil condenações em 24 anos e aponta maior risco nos primeiros anos de residência. Governo endurece regras de imigração e cidadania.
Três pessoas morreram e outra ficou ferida hoje depois de terem sido atingidas por disparos de armas de fogo numa cidade do estado de Nova Gales do Sul, Austrália, disseram as autoridades policiais.