Novo pacote de ajuda militar britânico inclui mísseis de longo alcance Storm Shadow

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky revelou hoje que o novo pacote de ajuda militar britânico a Kiev incluirá mais mísseis de longo alcance Storm Shadow, além de blindados e munições. 

© Facebook de Volodymyr Zelensky

“São (mísseis) Storm Shadow e outros tipos de mísseis, centenas de veículos blindados e anfíbios e munições; tudo o que a Ucrânia realmente precisa no campo de batalha”, escreveu Zelensky nas redes sociais, relatando uma conversa telefónica com o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak.

A Ucrânia recebeu na primavera passada os primeiros mísseis de longo alcance Storm Shadow do Reino Unido, que têm sido utilizados por Kiev para atingir alvos russos longe da linha da frente.

O Presidente ucraniano agradeceu a Sunak a decisão de enviar o equipamento militar e pela cooperação do Reino Unido na produção conjunta de defesa, em particular, disse, no desenvolvimento do armamento de longo alcance e das capacidades marítimas da Ucrânia.

Zelensky também discutiu com o primeiro-ministro britânico “a necessidade de criar um mecanismo para a apreensão de ativos russos” no Reino Unido.

Sunak inicia hoje uma visita à Polónia e à Alemanha, coincidindo com o anúncio do pacote adicional de apoio militar à Ucrânia no valor de 500 milhões de libras (580 milhões de euros).

O financiamento será utilizado para fornecer “rapidamente” munições, defesa antiaérea, `drones` e apoio de engenharia, adiantou o Governo em comunicado.

Em paralelo, o Ministério da Defesa britânico vai enviar equipamento “para ajudar a fazer recuar a invasão russa em terra, no mar e no ar”, incluindo 60 barcos, mais de 1.600 mísseis de ataque e de defesa aérea, mais de 400 veículos e cerca de quatro milhões de cartuchos de munições para armas ligeiras.

“Defender a Ucrânia contra as ambições brutais da Rússia é vital para a nossa segurança e para toda a Europa. Se permitirmos [o Presidente, Vladimir] Putin tenha êxito nesta guerra de agressão, não se vai ficar pela fronteira polaca”, avisou Sunak.

O financiamento adicional de 500 milhões de libras anunciado hoje eleva para três mil milhões de libras (3.500 milhões de euros) a ajuda militar do Reino Unido à Ucrânia este ano.

O novo pacote de ajuda britânico surge depois de a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos ter aprovado, no sábado, uma nova dotação de mais de 60 mil milhões de dólares (cerca de 57 mil milhões de euros) para financiar novas remessas de armas para a Ucrânia, após meses de impasse.

O Congresso norte-americano também aprovou legislação que permite atuar contra ativos russos.

Últimas do Mundo

O número de mortos no acidente de comboio em Adamuz (Córdova), Espanha, subiu de 40 para 41, disseram à agência de notícias espanhola EFE fontes próximas da investigação.
Mesmo com Espanha mergulhada no luto após a tragédia ferroviária que matou 39 pessoas em Adamuz, o Governo manteve esta segunda-feira a redistribuição aérea de imigrantes ilegais a partir das Canárias, transferindo mais de 180 pessoas para Madrid.
O total de mortos na época das chuvas em Moçambique subiu para 111, com três desaparecidos e 98 pessoas feridas, segundo balanço do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD) consultado hoje pela Lusa.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, sigla em inglês) alertou hoje para o risco de resistência antimicrobiana com o uso frequente de doxiciclina na profilaxia pós-exposição a doenças sexualmente transmissíveis.
Habitação mista criada para “promover a integração” acabou marcada por denúncias de violações, assédio sexual e violência. Queixas repetidas foram ignoradas e só anos depois houve detenções.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros informou hoje que até ao momento não há conhecimento de vítimas portuguesas a registar no acidente ferroviário no domingo em Córdova, Espanha, que causou pelo menos 39 mortos.
A afluência às urnas na cidade suíça de Lugano para as eleições presidenciais deste ano em Portugal é a ser maior do que nos anteriores atos eleitorais, apesar da crónica abstenção elevada, sobretudo numa eleição que exige voto presencial.
A impossibilidade de votar por correspondência e a escassez de urnas de voto presenciais vão impedir muitos emigrantes portugueses de votarem nos Estados Unidos, à semelhança do que aconteceu em eleições presidenciais anteriores.
O número de mortos no incêndio que destruiu um complexo residencial em Hong Kong no final de novembro subiu para 168, anunciaram hoje as autoridades, confirmando tratar-se do balanço final após a conclusão das operações de identificação.
Espanha recebeu no ano passado 97 milhões de turistas internacionais, mais 3,5% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, segundo uma estimativa oficial divulgada hoje pelo Governo.