Jaime Faria torna-se no 12.º português a vencer um título challenger

O tenista Jaime Faria tornou-se hoje no 12.º português a conquistar um título do ATP Challenger Tour, ao vencer, na final do Oeiras Open 4, o sueco Elias Ymer, em três sets, no Complexo de Ténis do Jamor.

© D.R

O atleta do Centro de Alto Rendimento (CAR) da Federação Portuguesa de Ténis (FPT), que figura esta semana no 233.º lugar no ranking ATP, cedeu o primeiro parcial, mas reagiu a tempo de vencer os dois seguintes para selar o triunfo pelos parciais de 3-6, 7-6 (7-3) e 6-4, em duas horas e 38 minutos.

“Não tenho muitas palavras, nem sei se fiz um grande jogo. Tendo em conta as condições e toda a envolvência, consegui o que era mais importante a vitória e consegui arranjar soluções. Estou muito feliz”, confessou o lisboeta, em declarações SportTV, ainda no ‘court’ central.

Graças à 35.º vitória da temporada, Jaime Faria, de 20 anos, vai ascender ao top-200 mundial, ocupando já virtualmente no 183.º lugar da hierarquia, liderada pelo sérvio Novak Djokovic.

Jaime Faria, que está de partida ainda hoje para Paris, onde vai estrear-se na fase de qualificação de Roland Garros, na próxima semana, tornou-se no 12.º português a conquistar um título challenger.

“É um dia muito importante para mim, é o melhor torneio da minha carreira até agora, neste complexo inacreditável, que posso chamar de casa, por tudo o que têm feito por mim. A FPT tem me ajudado imenso, a minha equipa técnica está toda de parabéns, estou muito feliz”, acrescentou.

Com este triunfo, Jaime Faria juntou-se à lista de 11 jogadores lusos que já venceram torneios desta categoria, casos de Gastão Elias (10), Pedro Sousa (8), Rui Machado (8), Nuno Borges (6), Frederico Gil (6), João Sousa (5), Nuno Marques (5), João Domingues (3), João Cunha e Silva (3) e Henrique Rocha (1) e Emanuel Couto (1).

Últimas de Desporto

O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) sagrou-se hoje campeão mundial de Fórmula 1 pela quarta vez consecutiva, apesar de ter terminado o Grande Prémio de Las Vegas, 22.ª ronda da temporada, na quinta posição.
O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) venceu hoje o Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1, 21.ª ronda da temporada, depois de ter largado da 17.ª posição da grelha, e alargou a vantagem na liderança do campeonato.
O ex-atleta Domingos Castro foi hoje eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), com 60,9% dos votos, batendo as listas de Paulo Bernardo e Fernando Tavares, que obtiveram 21,9% e 10,9%, respetivamente.
Portugal procura hoje ficar mais perto dos quartos de final da Liga das Nações de futebol no duelo com a Polónia, em Varsóvia, adversário que necessita de triunfar para continuar na ‘luta’, na terceira jornada do Grupo A1.
O português Francisco Ordonhas sagrou-se hoje campeão europeu júnior de surf, depois de ter chegado à final do Pro Junior Raso, na Corunha, em Espanha, segunda e última etapa do Pro Junior europeu.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) sofreu múltiplas fraturas do rádio do braço direito, na sequência de uma queda sofrida nos treinos livres do Grande Prémio da Indonésia de MotoGP, mas uma eventual operação só acontecerá em Portugal.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) foi hoje o 11.º classificado da corrida sprint do Grande Prémio da Emilia Romagna de MotoGP, 14.ª das 20 rondas da temporada, ganha pelo bicampeão Francesco Bagnaia (Ducati).
O canoísta Rui Lacerda conquistou hoje a medalha de bronze na prova de C1 dos mundiais de maratonas da Croácia, o segundo pódio luso em Metkovic.
Portugal somou hoje a sétima medalha nos Jogos Paralímpicos Paris2024, igualando o resultado de Pequim2008, com Carolina Duarte a arrecadar o bronze nos 400 metros, num dia em a natação conseguiu três finais e a canoagem uma.
O piloto português Miguel Oliveira (Aprilia) lamentou hoje ter tido uma qualificação e uma corrida sprint duras no Grande Prémio de São Marino de MotoGP, 13.ª ronda do Campeonato do Mundo, que terminou na 15.ª posição.