PJ apreende mais de 500 quilos de cocaína e detém três pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três pessoas e apreendeu 535 quilos de cocaína proveniente da América Latina que chegaram a Portugal num descarregamento de um contentor realizado no Porto de Sines, revelou hoje aquela polícia.

© D.R.

No comunicado enviado às redações sobre a denominada “Operação Puma”, a PJ indicou que um dos detidos tem nacionalidade portuguesa e que os outros dois homens são estrangeiros, tendo idades entre os 49 e os 52 anos.

Segundo a PJ, a droga vinha “acondicionada em embalagens de sumo de fruta”, cuja deteção se revelou “extremamente difícil”, sublinhando que “foi mesmo necessária a completa destruição das embalagens” para retirar a cocaína.

A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da PJ colaborou ainda com as autoridades espanholas (Policia Nacional e a Unidade Combinada de Vigilância Aduaneira de Vigo – Agência Tributária) para a localização de um outro contentor no Porto de Vigo, no qual foram apreendidos mais 490 quilos de cocaína escondidos entre melões.

As investigações sobre este caso de tráfico de droga continuam e a PJ agendou ainda uma conferência de imprensa para hoje (16:00), na qual serão dados mais esclarecimentos.

Últimas do País

O ministro das Infraestruturas anunciou hoje que vão ser proibidos os voos do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, durante as 01h00 e as 05h00, após conclusões do grupo de trabalho sobre os voos noturnos.
O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH) decidiu hoje suspender a greve às horas extraordinárias, para pedir a revisão da carreira e melhores condições salariais, depois de ter assinado um protocolo negocial com o Ministério da Saúde.
Um idoso de 95 anos morreu na segunda-feira em Ansião, distrito de Leiria, após esperar por atendimento pela linha 112, tendo sido um vizinho a deslocar-se aos bombeiros para pedir ajuda, disse hoje o comandante da corporação local.
O Tribunal de Braga deixou em liberdade um homem de 52 anos suspeito de mais de 40 crimes de abuso sexual de crianças, disse hoje fonte da Polícia Judiciária.
A Relação de Lisboa reverteu a decisão da primeira instância e condenou a uma pena suspensa de quatro anos de prisão o piloto que aterrou de emergência numa praia da Costa da Caparica, matando um homem e uma menina.
A Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública (ANMSP) considerou hoje “profundamente preocupante” que o ministro da Agricultura veicule desinformação sobre o impacto do álcool na saúde, alertando que contribui para a normalização do seu consumo.
O ex-ministro das Infraestruturas João Galamba, o ex-presidente da Agência Portuguesa do Ambiente Nuno Lacasta e o advogado João Tiago Silveira ainda não foram ouvidos no processo Operação Influencer, um ano após o caso ter sido tornado público.
Os testes à covid-19 na Madeira custaram mais de 15 milhões de euros, mas o contrato programa para a execução desrespeitou os princípios da concorrência e transparência, concluiu uma auditoria do Tribunal de Contas hoje divulgada.
O INEM anunciou hoje um conjunto de medidas de contingência para otimizar o funcionamento dos centros de orientação de doentes urgentes (CODU), como a criação de uma triagem de emergência para chamadas com espera de três ou mais minutos.
O diretor nacional da Polícia Judiciária (PJ) enfatizou hoje a importância de legislar como elemento fundamental para prevenir a corrupção, salientando que numa fase posterior é importante haver “investigações coesas” no mais curto espaço de tempo.