Dívida pública global atinge recorde de 89 mil milhões de euros em 2023

A dívida pública global atingiu um recorde de 97 biliões de dólares (cerca de 89 mil milhões de euros) em 2023, indicaram hoje as Nações Unidas, detalhando que os países em desenvolvimento são responsáveis por um terço deste montante.

© D.R.

Em relação a 2022, o valor em dívida aumentou cerca de 5,6 mil milhões de euros.

Num relatório hoje divulgado, as Nações Unidas referiram que um em cada três países em desenvolvimento está a gastar mais dinheiro com o pagamento de juros do que em programas para “áreas críticas do desenvolvimento humano”, como cuidados de saúde, educação e ação climática.

Em 2023, a dívida pública destes países representou 29 biliões de dólares (quase 27 mil milhões de euros), o que corresponde a cerca de 30% do total.

“Os países em desenvolvimento não devem ser forçados a escolher entre servir a sua dívida e servir o seu povo”, sublinhou o relatório “Mundo da Dívida – A arquitetura financeira internacional deve mudar para garantir a prosperidade futura para as pessoas e para o planeta”.

Últimas de Economia

O prazo para a entrega das manifestações de interesse pela privatização da TAP termina hoje, seguindo-se agora a análise das candidaturas pela Parpública e a preparação para as propostas não vinculativas.
Os pagamentos aos beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ultrapassaram a barreira dos 10.000 milhões de euros na última semana, com as empresas a manterem-se na liderança, segundo o último relatório de monitorização.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 9.400 milhões de euros em setembro face a agosto, para 866.400 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O International Airlines Group (IAG) entregou à Parpública uma declaração de interesse no processo de privatização da TAP, anunciou hoje o grupo dono da British Airways e da Iberia, um dia antes do final do prazo definido.
O montante investido em certificados de aforro voltou a aumentar em outubro, em termos homólogos, para 39.387 milhões de euros, um crescimento de 15,4% em termos homólogos, segundo dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal (BdP).
A intensidade energética da economia situou-se em 3,7 MJ/euro em 2023, traduzindo uma redução de 6,4% face a 2022, o resultado mais baixo da série disponível, anunciou hoje o Instituto Nacional e Estatística (INE).
O escândalo da privatização da TAP volta a rebentar: o Ministério Público constituiu quatro arguidos por suspeitas de que a companhia aérea foi comprada… com o próprio dinheiro da TAP. A operação 'Voo TP789' desencadeou 25 buscas explosivas e está a abalar o setor da aviação nacional.
A taxa de inflação homóloga fixou-se, em outubro, nos 2,1% na zona euro, confirmou hoje o Eurostat, indicando que na União Europeia (UE) foi de 2,5%, com Portugal a apresentar a sexta menor (2,0%).
A Polícia Judiciária realizou hoje várias buscas no âmbito da privatização da TAP em 2015.
O Conselho Económico e Social (CES) considera "insuficiente o grau de clareza" das transferências internas da Segurança Social e recomenda que a Conta Geral do Estado (CGE) "passe a incluir dados detalhados" sobre a Caixa Geral de Aposentações (CGA).