22 Junho, 2024

“António Costa está nos antípodas de tudo o que defendemos sobre Europa e imigração”

O presidente do CHEGA, André Ventura, anunciou que se irá opor à candidatura de António Costa a presidente do Conselho Europeu, durante a reunião da Identidade e Democracia (ID). O encontro está agendado para esta quarta-feira, em Bruxelas.

© Folha Nacional

“António Costa está nos antípodas de tudo o que defendemos sobre Europa e sobre imigração”, começou por dizer Ventura, em conferência de imprensa, na Assembleia da República, antes do início do debate sobre o 25 de novembro de 1975.

“Costa deixou o país no estado em que está”, criticou.

Na reunião dos líderes dos partidos da ID, Ventura também revelou que será discutida a possibilidade de estabelecer uma aliança com os Conservadores e Reformadores Europeus. Em linha, a aliança pretende precaver-se contra a “probabilidade elevada” de António Costa, antigo primeiro-ministro, ser nomeado presidente do Conselho Europeu.

O objetivo desta aliança, grupo focado na soberania dos países e nas fronteiras e que conta com deputados no Parlamento Europeu, é evitar a reeleição de Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia, segundo o líder do CHEGA.

Saliente-se que a reunião da Identidade e Democracia ocorre num momento com diversas nomeações e reeleições de altos cargos em jogo.

Folha Nacional

Folha Nacional

Folha Nacional

Ficha Técnica

Estatuto Editorial

Contactos

Newsletter

© 2023 Folha Nacional, Todos os Direitos Reservados