Europol desmantela rede de tráfico de cocaína vinda do Brasil para a Europa

Uma vasta rede de tráfico de cocaína para a Europa, que operava desde o Brasil até Espanha, passando pela Turquia, foi desmantelada, com 40 pessoas detidas e oito toneladas de cocaína apreendidas, revelou hoje a Europol.

© D.R.

A operação contou com a participação de forças policiais de uma dezena de países durante três anos, representando um “rude golpe” contra esta “rede criminosa envolvida no tráfico de droga em grande escala”, refere a Agência da União Europeia para a Cooperação Policial (Europol) num comunicado.

Além disso, a operação “pôs termo” às atividades deste “cartel”, cujos líderes, originários dos Balcãs, tinham a sua base na Turquia e no Dubai.

Segundo a Europol, a fase final desta operação começou com a descoberta, em agosto de 2023, pela Guarda Civil espanhola, de 700 quilos de cocaína transportados num barco ao largo das Ilhas Canárias, tripulado por cidadãos croatas e italianos.

Através da análise das comunicações e da troca de informações com outras forças policiais, os investigadores da Europol conseguiram estabelecer uma ligação com as apreensões anteriores, rastreando a cocaína até aos seus cabecilhas, membros de uma rede criminosa dos Balcãs.

Tratava-se de uma “estrutura poderosa”, com “capacidade para transportar toneladas de cocaína por todo o mundo”, explicou Óscar Esteban Remacha, chefe da unidade de tráfico de droga da Guardia Civil espanhola, numa conferência de imprensa.

De acordo com a Europol, foram detidas 40 pessoas nesta operação, incluindo dois croatas que eram os cabecilhas da rede de trafico de estupefacientes e que foram detidos em Istambul no final de 2023.

Na quarta-feira foram detidos outros quatro elementos da rede em Espanha.

Entre estas quatro pessoas, conta-se um homem de 40 anos, detido perto de Marbella, uma estância balnear muito popular entre os traficantes de droga.

De acordo com um jornalista da agência de notícias France-Presse (AFP) que testemunhou a operação, o homem foi detido na sua casa por uma dezena de elementos da Guardia Civil fortemente armados.

Os investigadores explicaram que esta vasta rede enviava a droga da América do Sul por barco para “centros logísticos na África Ocidental e nas Ilhas Canárias” e depois para centros de distribuição “na Bélgica, Croácia, Alemanha, Itália e Espanha”.

Segundo a Europol, oito toneladas de cocaína foram recuperadas pela polícia durante as várias operações realizadas nos últimos três anos contra esta rede de tráfico de estupefacientes. Foram igualmente apreendidos numerosos bens, num valor total de várias dezenas de milhões de euros.

“Esta é uma das maiores operações realizadas até à data contra os cartéis de droga dos Balcãs”, disse Tomislav Stambuk, oficial da polícia croata responsável pela luta contra a droga, na conferência de imprensa.

Este cartel era constituído por “numerosas células” que se caracterizavam por praticarem atos de “grande violência”, salientou o mesmo oficial da polícia.

Últimas do Mundo

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.