Interpol prende 300 pessoas em investigação sobre rede criminosa na África Ocidental

A Interpol anunciou hoje que prendeu 300 pessoas, apreendeu o equivalente a 2,7 milhões de euros e bloqueou 720 contas bancárias no âmbito de uma operação mundial que visava o crime organizado a partir da África Ocidental.

©D.R.

“O volume da fraude financeira proveniente da África Ocidental é alarmante e crescente”, disse o diretor do departamento do Crime Financeiro e Centro Anticorrupção, Isaac Oginni, na apresentação da operação Jackal III, que decorreu de 10 de abril a 03 de julho em 21 países, na qual vincou que “os resultados mostram a necessidade crítica de uma colaboração internacional na aplicação da lei para combater estas extensas redes criminosas”.

Um dos grupos identificados foi o Black Axe, um das mais proeminentes redes criminosas na região da África Ocidental, escreve a agência norte-americana de notícias Associated Press (AP), citando a Interpol, que afirma que este grupo opera em ciberfraudes, tráfico de seres humanos e de drogas, e é responsável por crimes violentos em África e a nível global.

Este grupo consegue abrir contas em todo o mundo e está sob investigação em mais de 40 países por atividades relacionadas com a lavagem de dinheiro, com suspeitos da Argentina, Colômbia, Nigéria e Venezuela, entre outras, diz a Interpol.

A Interpol integra 196 países membros, existe há mais de um século e trabalha para ajudar as polícias nacionais a comunicarem umas com as outras e perseguir suspeitos e criminosos em áreas como o terrorismo, crime financeiro, pornografia infantil, crime informático e crime organizado.

Últimas do Mundo

Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.
A Apple e a Google estão a fechar um acordo que ajudará a colocar a Siri ao nível dos assistentes mais atuais, que são impulsionados por modelos de linguagem de grande dimensão (LLM, na sigla em inglês), de acordo com a Bloomberg, citada pela Europa Press.
O ano de 2025 será dos mais quentes de sempre e a temperatura média até agosto foi cerca de 1,42ºC acima dos níveis pré-industriais, disse hoje em Belém, Brasil, a secretária-geral da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
Milhares de voos poderão ser cancelados a partir de sexta-feira nos Estados Unidos devido ao impasse orçamental que dura há 37 dias, e é já o mais longo de sempre na história do país.
O presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade, destacou hoje o "crescimento incrível da procura" de eletricidade que a empresa está a observar em vários mercados, impulsionado pela eletrificação do consumo e pela construção de grandes centros de dados.
A polémica explode poucos dias antes da abertura da primeira loja física da gigante asiática Shein em Paris. Bonecas sexuais com aparência de crianças, com cerca de 80 centímetros e representadas a segurar peluches, colocaram a marca sob fogo cerrado.
Pelo menos dez pessoas ficaram feridas, quatro em estado grave, após um condutor atropelar deliberadamente peões em vários locais de Île d’Oleron, no oeste da França, antes de ser detido, declarou hoje o Ministério Público local.