Polícia ferido em ataque com faca nos Campos Elísios em Paris

Um polícia francês foi hoje ferido após ser atacado com uma faca nos Campos Elísios em Paris, enquanto o atacante foi “neutralizado” por outros agentes.

© Twitter/ Gilbert Collard

“O autor foi neutralizado imediatamente por agentes da polícia”, indicou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, ao anunciar o ataque na rede social X.

O incidente ocorreu quando um grupo de polícias respondia à chamada dos vigilantes privados de uma loja da marca de luxo Louis Vuitton, segundo o canal de televisão BFM.

Ao deparar com os agentes, o homem fugiu com uma faca na mão, mas de seguida atacou o primeiro polícia que o perseguia, ferindo-o numa orelha, segundo a versão das autoridades.

Um outro agente atingiu o atacante com a sua arma, provocando-lhe ferimentos com gravidade, segundo a cadeia televisiva pública France 2.

O incidente ocorreu no dia em que entrou em vigor o perímetro de segurança em torno do Sena, nas imediações do local, e quando se ultimam os preparativos para a cerimónia de inauguração, em 26 de julho, dos Jogos Olímpicos de Paris.

O centro de Paris nas proximidades do rio está vedado e o seu acesso restringido, com numerosos agentes vigiando a zona e os pontos mais frequentados as proximidades.

O diretor da polícia parisiense, Laurent Nuñez, declarou que nesta fase tudo indica que o ataque “não teve motivação terrorista, nem ligação com os Jogos Olímpicos”.

O agressor, “um estrangeiro de 27 anos em situação regular e desconhecido dos serviços de inteligência”, foi “muito gravemente ferido” e foi encontrado “em paragem cardíaca”, acrescentou à imprensa.

Últimas do Mundo

O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.
A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.
Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.