Polícia ferido em ataque com faca nos Campos Elísios em Paris

Um polícia francês foi hoje ferido após ser atacado com uma faca nos Campos Elísios em Paris, enquanto o atacante foi “neutralizado” por outros agentes.

© Twitter/ Gilbert Collard

“O autor foi neutralizado imediatamente por agentes da polícia”, indicou o ministro do Interior, Gérald Darmanin, ao anunciar o ataque na rede social X.

O incidente ocorreu quando um grupo de polícias respondia à chamada dos vigilantes privados de uma loja da marca de luxo Louis Vuitton, segundo o canal de televisão BFM.

Ao deparar com os agentes, o homem fugiu com uma faca na mão, mas de seguida atacou o primeiro polícia que o perseguia, ferindo-o numa orelha, segundo a versão das autoridades.

Um outro agente atingiu o atacante com a sua arma, provocando-lhe ferimentos com gravidade, segundo a cadeia televisiva pública France 2.

O incidente ocorreu no dia em que entrou em vigor o perímetro de segurança em torno do Sena, nas imediações do local, e quando se ultimam os preparativos para a cerimónia de inauguração, em 26 de julho, dos Jogos Olímpicos de Paris.

O centro de Paris nas proximidades do rio está vedado e o seu acesso restringido, com numerosos agentes vigiando a zona e os pontos mais frequentados as proximidades.

O diretor da polícia parisiense, Laurent Nuñez, declarou que nesta fase tudo indica que o ataque “não teve motivação terrorista, nem ligação com os Jogos Olímpicos”.

O agressor, “um estrangeiro de 27 anos em situação regular e desconhecido dos serviços de inteligência”, foi “muito gravemente ferido” e foi encontrado “em paragem cardíaca”, acrescentou à imprensa.

Últimas do Mundo

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.