Retomados voos no aeroporto de Frankfurt após invasão de ativistas ambientais

O tráfego aéreo foi hoje retomado parcialmente no aeroporto de Frankfurt, cerca de duas horas depois de ter sido interrompido na sequência da invasão de ativistas ambientais, disse um porta-voz da infraestrutura aeroportuária.

© site Just Stop Oil

Uma primeira pista de aterragem do maior aeroporto da Alemanha voltou a funcionar às 07:02 (06:02 em Lisboa), indicou o porta-voz, acrescentando que uma pista para levantar voo reabriu pouco depois.

O tráfego aéreo foi suspenso na sequência de uma invasão de ativistas ambientais que levou a intervenção policial, afirmou a polícia.

“Estamos a fazer tudo o que está ao nosso alcance para retirar os ativistas do clima da pista”, declarou à agência de notícias France-Presse fonte policial.

Todas as partidas e chegadas foram suspensas em Frankfurt, tinha anunciado o aeroporto no portal ‘online’, acrescentado que os voos com destino a esta cidade foram desviados para outros aeroportos.

O protesto foi reivindicado por ativistas do grupo ‘Letzte Generation’ (Última Geração), um movimento responsável por várias ações em nome da proteção do clima.

Um dos métodos mais frequentes e controversos deste grupo passa por bloquear estradas e locais, colando as mãos ao asfalto.

“Seis manifestantes utilizaram pequenos alicates para fazer aberturas nas vedações [do aeroporto] e chegaram a pé, de bicicleta e de skate a vários pontos das pistas de descolagem e aterragem”, referiu o grupo em comunicado.

A ação tem como objetivo “apelar ao Governo alemão para que participe na elaboração e assinatura de um acordo internacional juridicamente vinculativo que regule o abandono progressivo do petróleo, do gás e do carvão até 2030”, afirmaram na mesma nota.

O protesto insere-se numa campanha internacional realizada em conjunto com outras organizações, acrescentaram.

Na manhã de quarta-feira, várias organizações ambientalistas realizaram ações contra aeroportos na Europa, incluindo em Heathrow, em Londres, o maior da Europa, e o de Colónia, também na Alemanha.

Últimas do Mundo

As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.