Direita radical alemã AfD tem nas eleições na Turíngia 1ª vitória regional

O partido alemão de direita radical Alternativa para a Alemanha (AfD) venceu as eleições regionais de hoje no estado da Turíngia (leste), as primeiras regionais na sua história, mas terá perdido na Saxónia para a CDU, segundo as primeiras projeções.

© Facebook de Tino Chrupalla

 

De acordo com uma sondagem à boca de urnas Infratest Dimap, a AfD terá alcançado na Turíngia entre 30,5% e 33,5% dos votos, vencendo pela primeira vez umas eleições regionais, à frente da União Democrata Cristã (CDU), que teve cerca de 24,5%.

O resultado marca assim a inversão face ao sufrágio de 2019, em que a CDU tinha vencido com 32,1% e a AfD não tinha ido além dos 27,5%.

Na Saxónia, a CDU terá conseguido resistir, com 31,5 por cento de apoio, ligeiramente à frente da AfD, que terá tido 30%. O SPD ficou em quarto lugar, com 8,5%, seguido pelos Verdes (5,5%) e a Esquerda (4%) terá ficado de fora do parlamento regional.

Ainda na Turíngia, o quarto lugar deverá ficar para a Esquerda, com 12,5% dos votos, muito longe dos 31% em 2019, quando era a principal força política. Já o SPD, do chanceler Olaf Scholz, terá obtido cerca de 7% (8,2 por cento em 2019) e os Verdes não terão representação, com apenas 4% dos votos, abaixo do limiar de 5% para eleger.

Em terceiro lugar nos dois estados ficou a Aliança Sahra Wagenknecht – Pela Razão e Justiça (BSW), um partido de extrema-esquerda com um discurso que inclui política económica comunista combinada com retórica anti-imigração do tipo da AfD. Segundo as projeções, na Saxónia a BSW terá obtido 12% dos votos, enquanto na Turíngia terá alcançado 16%.

Últimas de Política Internacional

A responsável pela política externa da União Europeia (UE), Kaja Kallas, classificou hoje os mais recentes ataques russos à Ucrânia como inaceitáveis, afirmando que Bruxelas está a ponderar impor novas sanções contra Moscovo.
O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse hoje que o seu encontro com o Presidente norte-americano Donald Trump poderá contribuir para a conclusão de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou este sábado a construção de 60 centrais de ciclo combinado para dar um novo impulso à elétrica estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE).
Uma nova ronda de negociações indiretas entre Israel e o Hamas deverá começar hoje no Qatar sobre um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, disse uma fonte palestiniana ligada ao processo.
A Ucrânia reivindicou ter atacado hoje uma base aérea russa, enquanto a Rússia continuou a bombardear o país com centenas de `drones` durante a noite.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira, depois de conversar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que concordaram em “reforçar a proteção” dos céus ucranianos após mais um ataque de drones e mísseis russos.
O chanceler alemão pediu hoje à União Europeias (UE) um acordo comercial rápido e simples com os Estados Unidos, que promova a prioridade a determinadas indústrias chave, seis dias antes do prazo estabelecido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O pré-candidato anunciado às presidenciais brasileiras de 2026 Ronaldo Caiado, governador do estado de Goiás, advertiu hoje as autoridades portuguesas “que não baixem a guarda” contra organizações criminosas brasileiras que estão a instalar-se com força em Portugal.
O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou hoje o projeto de lei do Presidente Donald Trump, apelidado de "Big Beautiful Bill", sobre as grandes reduções fiscais e cortes na despesa, por uma margem mínima de votos.
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.