Mais de 400 migrantes ilegais intercetados pela marinha senegalesa

A marinha senegalesa intercetou duas pirogas que transportavam 421 migrantes ilegais, um dia depois do drama migratório que causou nove mortos a caminho da Europa, informou a autoridade marítima na segunda-feira à noite.

© Facebook Open Arms

Vinte crianças encontravam-se entre as 421 pessoas detidas na segunda-feira por um barco de patrulha da Marinha, informou a mesma autoridade nas redes sociais. Não especificou o local da operação nem a nacionalidade dos migrantes.

Pelo menos nove pessoas morreram quando uma piroga se afundou ao largo da costa de Mbour (oeste) no domingo. Muitas outras estão desaparecidas. Testemunhas entrevistadas em Mbour referiram que dezenas de passageiros tinham entrado a bordo da embarcação.

As vítimas identificadas eram maioritariamente de Mbour, um importante porto de pesca, disse o prefeito Amadou Diop à agência noticiosa senegalesa APS.

O Senegal é um dos principais pontos de partida de milhares de migrantes africanos que, desde há anos, tomam a perigosa rota atlântica para tentar chegar à Europa, principalmente através do arquipélago espanhol das Canárias, a bordo de embarcações sobrecarregadas e muitas vezes em mau estado.

Nos últimos anos, milhares de pessoas morreram ao tentar chegar à Europa por esta via.

Mais de 22.000 migrantes desembarcaram nas Canárias desde o início do ano, mais do dobro do número registado no ano anterior.

Últimas do Mundo

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.
A Comissão Europeia abandonou hoje a meta de ter em 2035 só carros elétricos ou a hidrogénio, fixando-a agora nos 90%, respondendo às preocupações do setor.
A mulher do ex-presidente da Guiné-Bissau foi constituída arguida por suspeita de contrabando e branqueamento, no caso em que um homem próximo de Sissoco Embaló foi detido em Lisboa, confirmou hoje à Lusa fonte ligada à investigação.
O ministro dos Negócios Estrangeiros anunciou no parlamento que o físico português Nuno Loureiro, diretor de um laboratório do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), foi hoje assassinado a tiro em Boston.
Depois de ter perdido a primeira volta, José Antonio Kast protagonizou uma reviravolta eleitoral e foi eleito Presidente do Chile, impondo uma derrota clara à candidata comunista Jeannette Jara no segundo turno das presidenciais.