Ministros da União Europeia iniciam hoje negociações sobre possibilidades de pesca para 2025

Os ministros da Agricultura e Pescas da União Europeia (UE) iniciam hoje, em Bruxelas, as discussões sobre as possibilidades de pesca para 2025, negociações que, na terça-feira, se deverão prolongar noite dentro.

© D.R.

Em causa está a definição dos totais admissíveis de capturas (TAC) e as respetivas quotas por Estado-membro para as diversas espécies e unidades populacionais geridas pela Comissão Europeia.

A proposta – divulgada pelo executivo comunitário em 31 de outubro -, prevê cortes nomeadamente no goraz, uma espécie de profundidade, em águas dos Açores e que Portugal quer contrariar, defendendo que a arte de pesca praticada – de salto e vara – é tradicional e muito seletiva, não resultando na sobrepesca.

Portugal quer ainda um aumento da pesca de atum-patudo nos Açores e Madeira, para as 73 mil toneladas, com a atribuição de uma quota específica para as regiões autónomas.

Lisboa defendeu ainda a criação de uma nova estratégia de gestão do espadarte norte, com um aumento nas capturas para as frotas nacionais.

Em declarações à Lusa, o ambientalista da Sciaena Gonçalo Carvalho adiantou que a organização apoia “uma diferenciação positiva em termos de distribuição de quota para as frotas de salto e vara dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias”.

Isto, explicou, porque são artes muito seletivas, com baixo impacto e quase nenhuma pesca acessória.

A reunião inicia-se hoje, com uma primeira ronda negocial sobre as pescas, passando depois para temas de agricultura.

Na terça-feira, os ministros voltam ao tema dos TAC e quotas, em negociações que normalmente se arrastam pela madrugada.

Portugal está representado pelo ministro da tutela, José Manuel Fernandes, e a secretária de Estado das Pescas, Cláudia Monteiro de Aguiar.

Últimas de Política Internacional

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse hoje que o seu encontro com o Presidente norte-americano Donald Trump poderá contribuir para a conclusão de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou este sábado a construção de 60 centrais de ciclo combinado para dar um novo impulso à elétrica estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE).
Uma nova ronda de negociações indiretas entre Israel e o Hamas deverá começar hoje no Qatar sobre um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, disse uma fonte palestiniana ligada ao processo.
A Ucrânia reivindicou ter atacado hoje uma base aérea russa, enquanto a Rússia continuou a bombardear o país com centenas de `drones` durante a noite.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira, depois de conversar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que concordaram em “reforçar a proteção” dos céus ucranianos após mais um ataque de drones e mísseis russos.
O chanceler alemão pediu hoje à União Europeias (UE) um acordo comercial rápido e simples com os Estados Unidos, que promova a prioridade a determinadas indústrias chave, seis dias antes do prazo estabelecido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O pré-candidato anunciado às presidenciais brasileiras de 2026 Ronaldo Caiado, governador do estado de Goiás, advertiu hoje as autoridades portuguesas “que não baixem a guarda” contra organizações criminosas brasileiras que estão a instalar-se com força em Portugal.
O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou hoje o projeto de lei do Presidente Donald Trump, apelidado de "Big Beautiful Bill", sobre as grandes reduções fiscais e cortes na despesa, por uma margem mínima de votos.
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.
O Governo norte-americano anunciou hoje que vai cortar o financiamento federal para Organizações Não Governamentais (ONG) envolvidas em distúrbios, independentemente do resultado de uma resolução a aprovar no Congresso sobre este assunto.