Aliança Bolivariana declara Palestina “país irmão” e “convidado permanente”

A Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (ALBA) declarou a Palestina um “país irmão” e “convidado permanente” do bloco, ideologicamente próximo do regime da Venezuela.

© D.R.

 

A declaração surgiu no sábado, durante uma cimeira na Venezuela, por ocasião do 20.º aniversário da fundação da aliança, no qual participaram dirigentes e chefes de governo.

Numa declaração conjunta, os dez Estados-membros reiteraram a condenação dos “terríveis crimes contra a humanidade que foram cometidos na Faixa de Gaza e nos territórios palestinianos ocupados ilegalmente”.

Além disso, “rejeitaram categoricamente o genocídio cruel e desumano cometido pelo Estado de Israel, a potência ocupante, bem como o seu plano de pilhagem, invasão e domínio”.

A ALBA denunciou o “apoio cúmplice” dos governos que “permitem a Israel agir impunemente” e exigiu um “cessar-fogo imediato” na Faixa de Gaza.

A aliança reafirmou o apoio a “todas as ações políticas, sociais e diplomáticas necessárias para garantir ao povo palestiniano o seu legítimo direito à paz e ao estabelecimento do seu Estado independente”.

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, sublinhou que a declaração foi aprovada “por unanimidade” e manifestou o desejo de que “um dia” a ALBA realize uma cimeira “com o povo palestiniano” numa “Jerusalém livre” “nas mãos do povo e não das elites imperialistas, belicistas e nazis”.

Numa outra declaração, a organização defendeu a “queda do imperialismo e [a] emergência de uma nova ordem multipolar, marcada por relações de respeito e cooperação para o desenvolvimento económico, político e social dos povos de todo o mundo”.

A ALBA destacou o “papel fundamental” do grupo de economias emergentes BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Além disso, a aliança rejeitou as “medidas coercivas unilaterais, arbitrárias, ilegais e criminosas” impostas pelos Estados Unidos contra Cuba, Venezuela e Nicarágua.

As sanções “afetam gravemente o bem-estar e a prosperidade” dos povos e constituem uma agressão estratégia sistemática que visa impor uma agenda alinhada com os seus interesses geopolíticos”, disse a ALBA.

Os membros da organização reiteraram ainda a “forte condenação do genocida e ilegal bloqueio económico, comercial e financeiro imposto” contra Cuba.

A aliança foi criada em 2004 pela Venezuela e Cuba numa tentativa de combater a influência dos EUA na região. Nicarágua, Bolívia e algumas nações caribenhas incluem-se no grupo.

A cimeira de sábado contou com a presença dos presidentes da Bolívia, Luis Arce, de Nicarágua, Daniel Ortega, e de Cuba, Miguel Díaz-Canel, bem como os chefes de Governo de São Vicente e Granadinas, Ralph Gonsalves, da Dominica, Roosevelt Skerrit, e de Antígua e Barbuda, Gaston Browne.

Últimas do Mundo

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu hoje estar em desacordo com a intenção do Reino Unido de reconhecer a Palestina como um Estado, reiterando que o grupo extremista palestiniano Hamas deve libertar todos os reféns que mantém.
A primeira pessoa a ser deportada do Reino Unido, no âmbito do acordo de migração assinado este verão entre Londres e Paris para conter as travessias do Canal da Mancha, foi hoje transportada para França, anunciou o Governo inglês.
O asteroide, agora batizado de '2025 FA22', terá um tamanho estimado de entre 130 e 290 metros (a Torre de Belém tem 30 metros).
A OpenAI está a trabalhar num novo sistema para o ChatGPT identificar automaticamente quando está a interagir com um adolescente ou menor de idade, de forma a ativar uma experiência adequada à sua idade e bloquear conteúdo impróprio.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.