EUA “chocados e tristes” com ataque em mercado de Natal na Alemanha

Os Estados Unidos estão “estão chocados e tristes” com o ataque num mercado de Natal no leste da Alemanha, onde morreram duas pessoas e 68 ficaram feridas, disse um porta-voz do Departamento de Estado.

EPA/FILIP SINGER

“Os Estados Unidos estão chocados e tristes com as trágicas notícias de Magdeburgo”, na sexta-feira à noite, declarou Matthew Miller.

O porta-voz enviou as “mais profundas condolências às famílias e entes queridos dos mortos e feridos, e a todos os afetados por este terrível incidente”.

Miller acrescentou que Washington está pronto a “prestar assistência” enquanto prosseguem os esforços de recuperação e “as autoridades investigam este terrível incidente”.

“A Alemanha é um dos nossos parceiros mais próximos e aliados mais fortes, e estamos ao seu lado hoje e nas próximas semanas. Não há lugar para a violência nas nossas sociedades”, afirmou.

Na sexta-feira, pelas 20:00 (19:00 em Lisboa), um automóvel avançou contra um movimentado mercado de Natal, em Magdeburgo, cidade a cerca de 160 quilómetros de Berlim, com cerca de 240 mil habitantes.

O condutor do veículo e único suspeito, um médico saudita de 50 anos, foi detido quando tentava fazer marcha-atrás.

“À luz dos factos conhecidos, o suspeito é o único autor do crime, pelo que não há, para já, qualquer perigo para a cidade”, declarou o governador de Saxony-Anhalt, Reiner Haseloff, em conferência de imprensa.

Últimas do Mundo

O Papa Francisco condenou hoje a “crueldade” de um ataque aéreo israelita em Gaza que causou a morte de sete crianças da mesma família palestiniana, denunciada na sexta-feira pela Defesa Civil da Faixa de Gaza.
Os Estados Unidos estão “estão chocados e tristes” com o ataque num mercado de Natal no leste da Alemanha, onde morreram duas pessoas e 68 ficaram feridas, disse um porta-voz do Departamento de Estado.
Israel afirmou hoje que 14 pessoas ficaram feridas, depois de “um projétil” lançado a partir do Iémen ter atingido território israelita perto de Telavive.
O número de mortos de um atropelamento num mercado de Natal em Magdeburgo (leste da Alemanha) aumentou para quatro, segundo informações dos meios de segurança, citados pela Primeira Estação de Televisão Alemã (ARD).
A presidente da Comissão Europeia afirmou hoje que o “desrespeito de Putin pela lei internacional atingiu um novo patamar”, na sequência de um ataque com mísseis russos que danificou a embaixada de Portugal em Kiev.
A alta-representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros e Política de Segurança, Kaja Kallas, condenou hoje o “ataque bárbaro” com mísseis russos que danificou a embaixada de Portugal em Kiev, na Ucrânia.
O Governo português condenou hoje os ataques russos desta madrugada em Kiev, afirmando que a chancelaria da embaixada de Portugal na capital ucraniana foi danificada.
O Presidente russo, Vladimir Putin, desafiou hoje os Estados Unidos para uma espécie de duelo em Kiev entre o novo armamento hipersónico russo e os sistemas de defesa antimíssil ocidentais.
Pelo menos quatro pessoas morreram e outras cinco foram dadas como desaparecidas no naufrágio de um barco na quarta-feira, que transportava 55 migrantes de origem subsariana, a nordeste de Lanzarote, disseram hoje as autoridades espanholas.
A Rússia lançou uma contra-ofensiva com a participação de tropas norte-coreanas na região de Kursk, parcialmente ocupada pelas forças ucranianas, afirmou hoje o comandante do Exército ucraniano, Oleksandr Syrsky.