Mercadona vai aumentar salários em 8,5% em 2025

A Mercadona vai aumentar os salários em 8,5%, em Portugal e Espanha, numa atualização que entrará em vigor a partir de janeiro de 2025, adiantou o grupo, em comunicado.

© D.R.

Na nota lê-se que o “Comité de Direção da Mercadona decidiu aumentar os salários de toda a sua equipa em 8,5%”, sendo que “este aumento salarial, que entrará em vigor a partir do vencimento de janeiro de 2025, inclusive, abrange os mais de 100.000 colaboradores que a empresa tem em Portugal e Espanha”.

A empresa assegurou que “tem vindo a aumentar os salários todos os anos de acordo com o Índice de Preços no Consumidor (IPC)”, sendo que “sobre esse valor, aplicará um extra adicional, elevando esse aumento a 8,5%”.

Assim, destacou, “o pessoal base da empresa passará a receber 1.247 euros brutos/mês no primeiro ano (com duodécimos incluídos)”, indicou e “1.705 euros brutos/mês após ultrapassados os quatro anos de atividade na empresa”.

“A empresa decidiu igualmente, no âmbito da sua estratégia de partilha dos lucros (medida promovida pelos acionistas em 2001), distribuir um prémio adicional além do tradicional prémio de desempenho”, assegurou, sendo que “o objetivo é recompensar o esforço realizado e partilhar os lucros”.

Segundo a Mercadona, aos colaboradores que tenham completado pelo menos um ano de antiguidade na empresa, “e caso sejam atingidos os objetivos e metas acordados no início do ano, receberão o equivalente a um salário extra, valor que ascende a dois salários depois de alcançados quatro anos de antiguidade”.

Este ano, destacou, os “colaboradores receberão adicionalmente um prémio extra correspondente a um salário mensal”, sendo que “estes valores adicionais serão pagos em março”.

A Mercadona garantiu ainda que todos os seus trabalhadores “têm contrato efetivo desde o primeiro dia e uma progressão salarial de cinco níveis (alcançados no máximo em cinco anos) correspondente a um aumento salarial de 11% por cada nível”.

Segundo o grupo, “a esta progressão será agora aplicado o aumento aprovado de 8,5% (um aumento total de aproximadamente 20% para quem mude de nível)”.

A Mercadona fechou o ano com 60 lojas em território nacional, depois de abrir 11 novas lojas ao longo do ano.

Últimas de Economia

A Comissão Europeia alertou hoje para “novos desafios” relacionados com a crise habitacional que aumentam os riscos de pobreza e de desigualdade social em Portugal, dado haver mais pessoas com encargos excessivos de habitação.
A Comissão Europeia alertou hoje que Portugal "corre o risco de exceder significativamente" o teto máximo para despesas líquidas definido ao abrigo do plano de médio prazo, embora falando numa situação orçamental "próxima do equilíbrio" em 2026.
Portugal exportou até setembro 53,3 milhões de pares de sapatos no valor de 1.321,7 milhões de euros, mais 3,8% em quantidade e 2,1% em valor face ao período homólogo, anunciou hoje a associação setorial.
O valor mediano de avaliação bancária na habitação foi 2.025 euros por metro quadrado em outubro, mais 17,7% do que no mesmo mês de 2024, disse hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).
As empresas multinacionais garantiram mais de um quarto das receitas totais de IRC arrecadadas pelo Estado português em 2022, 29% do total, mostram estatísticas hoje divulgadas pela OCDE.
A empresa estatal Parpública anunciou hoje, em comunicado, que recebeu "três declarações de manifestação de interesse" pela privatização da TAP, cuja entrega de candidaturas encerrou às 16:59.
O prazo para a entrega das manifestações de interesse pela privatização da TAP termina hoje, seguindo-se agora a análise das candidaturas pela Parpública e a preparação para as propostas não vinculativas.
Os pagamentos aos beneficiários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) ultrapassaram a barreira dos 10.000 milhões de euros na última semana, com as empresas a manterem-se na liderança, segundo o último relatório de monitorização.
O endividamento do setor não financeiro, que reúne administrações públicas, empresas e particulares, aumentou 9.400 milhões de euros em setembro face a agosto, para 866.400 milhões de euros, anunciou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O International Airlines Group (IAG) entregou à Parpública uma declaração de interesse no processo de privatização da TAP, anunciou hoje o grupo dono da British Airways e da Iberia, um dia antes do final do prazo definido.