Subiu para dez número de mortos em queda de ponte no norte do Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para dez mortos e sete desaparecidos o balanço de vítimas do desabamento de uma ponte no norte do Brasil, no domingo passado.

© D.R.

Um novo relatório da Marinha brasileira, divulgado na sexta–feira, referiu que as equipas de resgate localizaram um novo corpo nas imediações do rio Tocantins, a mais seis quilómetros do local do desastre.

“Assim, estão confirmados dez mortos e sete desaparecidos, neste momento”, disse a Marinha em comunicado.

O anterior relatório das autoridades, datado de quinta-feira, dava conta de oito mortos e nove desaparecidos.

As operações de busca continuam em curso, mobilizando mais de 70 socorristas e uma câmara hiperbárica que permite explorar profundidades até 30 metros, explicou a Marinha.

No momento do desastre, no domingo, oito veículos atravessavam a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, principal ligação entre os estados do Maranhão (nordeste) e Tocantins (norte), e entre estes estavam três camiões com “22 mil litros de químicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico”, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA).

Um porta-voz dos bombeiros garantiu, no entanto, à agência de notícias France–Presse que os tanques estavam intactos.

Um dirigente da Secretaria do Ambiente do Maranhão disse ao canal TV Globo que o risco de contaminação era baixo, descartando o “pior cenário” de poluição por ácido sulfúrico.

A causa do colapso ainda é desconhecida, embora os primeiros indícios do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes indiquem que a viga central da ponte ruiu.

Um dia antes da tragédia, um morador publicou um vídeo na internet mostrando rachas visíveis na estrutura da ponte de 500 metros de comprimento, construída na década de 1960.

Na segunda-feira, o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva prometeu na rede social X “toda a ajuda do governo federal” para “o resgate das vítimas e a investigação” do acidente.

O Brasil sofreu outros dois grandes acidentes no passado fim de semana.

No sábado de manhã, 41 pessoas morreram num acidente no Estado de Minas Gerais, no sudeste do país, depois de a carga de um camião se ter soltado e colidido com um autocarro.

No domingo, dez membros da mesma família morreram quando o avião em que viajavam caiu numa zona comercial da cidade turística de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do país.

Últimas do Mundo

Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.
O Governo ucraniano afastou hoje o ministro da Justiça, depois de este ter sido implicado num alegado esquema de cobrança de comissões na empresa nacional de energia atómica, revelado na segunda-feira pela agência anticorrupção do país.
Pelo menos 27 pessoas morreram e 3,6 milhões foram afetadas pela passagem do supertufão Fung-wong nas Filipinas no domingo, informaram hoje as autoridades locais.
As autoridades espanholas intercetaram 18 migrantes em Pilar de la Mola, que tinham alcançado Formentera, ilhas Baleares, na terça-feira à noite a bordo de uma embarcação precária.