Subiu para dez número de mortos em queda de ponte no norte do Brasil

As autoridades brasileiras atualizaram para dez mortos e sete desaparecidos o balanço de vítimas do desabamento de uma ponte no norte do Brasil, no domingo passado.

© D.R.

Um novo relatório da Marinha brasileira, divulgado na sexta–feira, referiu que as equipas de resgate localizaram um novo corpo nas imediações do rio Tocantins, a mais seis quilómetros do local do desastre.

“Assim, estão confirmados dez mortos e sete desaparecidos, neste momento”, disse a Marinha em comunicado.

O anterior relatório das autoridades, datado de quinta-feira, dava conta de oito mortos e nove desaparecidos.

As operações de busca continuam em curso, mobilizando mais de 70 socorristas e uma câmara hiperbárica que permite explorar profundidades até 30 metros, explicou a Marinha.

No momento do desastre, no domingo, oito veículos atravessavam a ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, principal ligação entre os estados do Maranhão (nordeste) e Tocantins (norte), e entre estes estavam três camiões com “22 mil litros de químicos e 76 toneladas de ácido sulfúrico”, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA).

Um porta-voz dos bombeiros garantiu, no entanto, à agência de notícias France–Presse que os tanques estavam intactos.

Um dirigente da Secretaria do Ambiente do Maranhão disse ao canal TV Globo que o risco de contaminação era baixo, descartando o “pior cenário” de poluição por ácido sulfúrico.

A causa do colapso ainda é desconhecida, embora os primeiros indícios do Departamento Nacional de Infraestruturas de Transportes indiquem que a viga central da ponte ruiu.

Um dia antes da tragédia, um morador publicou um vídeo na internet mostrando rachas visíveis na estrutura da ponte de 500 metros de comprimento, construída na década de 1960.

Na segunda-feira, o Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva prometeu na rede social X “toda a ajuda do governo federal” para “o resgate das vítimas e a investigação” do acidente.

O Brasil sofreu outros dois grandes acidentes no passado fim de semana.

No sábado de manhã, 41 pessoas morreram num acidente no Estado de Minas Gerais, no sudeste do país, depois de a carga de um camião se ter soltado e colidido com um autocarro.

No domingo, dez membros da mesma família morreram quando o avião em que viajavam caiu numa zona comercial da cidade turística de Gramado, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do país.

Últimas do Mundo

O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.