Incêndios destruíram mais de 12 mil estruturas em Los Angeles

Os incêndios florestais destruíram mais de 12 mil habitações e outros edifícios na cidade de Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, desde terça-feira, disseram as autoridades.

© LUSA/ALLISON DINNER

Ainda assim, os bombeiros de Los Angeles fizeram progressos no controlo dos seis incêndios ativos que até agora já causaram 11 mortes, um número que poderá aumentar.

O Corpo de Bombeiros do estado da Califórnia, onde situa Los Angeles, informou na sexta-feira à noite que o incêndio de Lidia está contido em 98%, o de Hurst em 70% e o de Kenneth em 50%.

O incêndio de Kenneth foi o último dos seis a surgiu, tendo deflagrado na tarde de quinta-feira e já destruído cerca de 4,3 quilómetros quadrados. As autoridades já confirmaram que este incêndio foi causado por fogo posto.

O incêndio de Eaton, que já consumiu 56,5 quilómetros quadrados, está apenas contido em 3% e o de Pacific Palisades, que queimou uma área de 82 quilómetros quadrados, está contido em cerca de 8%.

O incêndio de Palisades, um dos bairros mais ricos de Los Angeles, queimou mais de 5.300 habitações e outros edifícios e é já o mais destrutivo da história da cidade.

Nas ruas, alguns dos afetados começam a culpar as autoridades e a autarca Karen Bass enfrenta críticas cada vez mais duras sobre o orçamento atribuído ao Corpo de Bombeiros de Los Angeles.

A chefe do Corpo de Bombeiros, Kristin Crowley, disse à televisão Fox na sexta-feira que um corte de 17 milhões de dólares (16,6 milhões de euros) no orçamento da corporação afetou severamente a capacidade de combate aos incêndios.

A responsável sublinhou que a falta de pessoal e de recursos, como a eliminação de cargos civis, afetou a capacidade operacional dos bombeiros, incluindo a reparação de equipamento.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, apelou a uma investigação independente sobre a perda de pressão de água e a alegada falta de abastecimento de água do reservatório de Santa Ynez.

Na sexta-feira, chegou ajuda de outros condados e de estados vizinhos, como o Arizona, e também apoio do Canadá. O México comprometeu-se ainda a enviar “74 técnicos especializados em combate a incêndios e proteção civil”.

A empresa AccuWeather elevou na quinta-feira a estimativa dos danos e perdas económicas dos incêndios para entre 135 e 150 mil milhões de dólares (entre 131 e 146 mil milhões de euros).

As casas de duas famílias portuguesas residentes na área de Los Angeles arderam por completo em consequência dos incêndios que devastam há vários dias a região, disse na sexta-feira à Lusa fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O xerife do condado de Los Angeles, Robert Luna, anunciou na sexta-feira que as zonas afetadas pelos incêndios, e que se tornaram alvo de pilhagens, encontram-se sob recolher obrigatório.

Pelo menos 18 pessoas foram detidas por pilhagens nas zonas devastadas pelo fogo, 15 delas na zona do incêndio de Eaton.

Últimas do Mundo

A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.
Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.