Sobe para 16 o número de mortos devido a incêndios florestais em Los Angeles

O número de vítimas mortais dos incêndios florestais que afetam a cidade de Los Angeles, no sudoeste dos Estados Unidos, desde terça-feira, subiu para 16, disseram as autoridades.

© D.R.

O Departamento de Medicina Legal do condado de Los Angeles disse que 11 das mortes foram causadas pelo incêndio de Eaton, um dos seis fogos ativos que estão a atingir a cidade.

Num comunicado divulgado no seu portal no sábado à noite, o departamento acrescentou que outras cinco mortes foram causadas pelo incêndio de Pacific Palisades.

O anterior balanço referia a existência de 11 mortes, mas as autoridades alertaram que o verdadeiro número de vítimas não será conhecido até que os investigadores consigam entrar nos bairros.

O incêndio de Palisades alastrou para nordeste, provocando novas evacuações nos bairros ricos de Brentwood e Bel Air, no sul da Califórnia.

A propagação das chamas trouxe “mais uma noite de terror e angústia inimagináveis”, de acordo com a supervisora do condado de Los Angeles, Lindsey Horvath.

A Universidade da Califórnia também está em “alerta máximo” e os residentes foram aconselhados a prepararem-se para abandonar o campus, de acordo com o Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndios da Califórnia.

Em perigo está também o museum Getty Center, que alberga 125 mil obras de arte.

A Guarda Nacional da Califórnia disponibilizou mil soldados para Los Angeles, incluindo 250 com capacidade de combate a incêndios, de acordo com as autoridades norte-americanas.

O incêndio de Palisades, já o mais destrutivo da história da cidade, queimou mais de 89 quilómetros quadrados e está apenas contido em 11%.

O incêndio Eaton, localizado a nordeste e perto das cidades de Pasadena e Altadena, afetou mais de 57 quilómetros quadrados e está contido em 15%.

O incêndio de Kenneth foi o último dos seis a surgiu, tendo deflagrado na tarde de quinta-feira. As autoridades já confirmaram que este incêndio foi causado por fogo posto e que atualmente está contido em 80%.

O incêndio de Lidia foi no sábado totalmente controlado, enquanto o incêndio de Hurst está contido em 76%.

Mais de 100 mil pessoas permanecem sob ordens obrigatórias de evacuação.

Até ao momento, os incêndios florestais destruíram mais de 12 mil habitações e outros edifícios e queimaram 145 quilómetros quadrados.

O cônsul de Portugal em São Francisco, Filipe Ramalheira, disse no sábado à Lusa que não há portugueses identificados entre os desaparecidos, mas que ardeu pelo menos a casa de uma portuguesa.

As zonas afetadas pelos incêndios estão desde sexta-feira sob recolher obrigatório. Pelo menos 18 pessoas foram detidas por pilhagens, 15 delas na zona do incêndio de Eaton.

A empresa AccuWeather elevou na quinta-feira a estimativa dos danos e perdas económicas dos incêndios para entre 135 e 150 mil milhões de dólares (entre 131 e 146 mil milhões de euros).

Últimas do Mundo

Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.
Espanha recebeu 96,77 milhões de turistas em 2025, mais 3,21% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, revelou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística espanhol (INE).
Com centenas de milhares de novos eleitores a entrar no censo nos próximos anos, os dados mostram que as regularizações estão a transformar-se, de forma silenciosa mas decisiva, em poder eleitoral.
Os emigrantes portugueses votaram em número recorde na primeira volta das presidenciais de 18 de janeiro, mas a abstenção mudou-se dos 96%, segundo os resultados da Administração Eleitoral.
Voos, camas, refeições, tradutores e cuidados médicos. Tudo pago. Documentos revelam que o Executivo liderado por Pedro Sánchez gastou mais de 74 milhões de euros para assegurar um pacote completo de apoio a imigração ilegal, através de contratos sem transparência.
A Procuradoria Europeia em Portugal fez hoje buscas em 20 locais e deteve uma pessoa por suspeitas de fraude com fundos da União Europeia (UE) e branqueamento relacionados com o programa de apoios à pandemia de covid-19.
O mau tempo em Espanha, por causa da depressão Kristin, está esta quarta-feira a provocar perturbações em centenas de estradas, voos e ligações ferroviárias e levou ao encerramento de escolas em várias regiões, disseram as autoridades.
Pelo menos 34 pessoas morreram na tempestade de neve e gelo da semana passada no sudeste dos Estados Unidos, segundo um novo balanço hoje divulgado pelas autoridades de mais de dez estados afetados.
O tráfico de cocaína para a Europa cresce a níveis recorde e as redes criminosas adaptam-se usando semissubmersíveis, como o que foi recentemente intercetado ao largo dos Açores, ou escondendo a droga em produtos congelados, divulga a Europol.