NATO diz que investir 2% do PIB em defesa “é insuficiente”

O secretário-geral na NATO considerou hoje "insuficiente" que dois terços dos membros da Aliança Atlântica invistam mais de 2% do seu PIB em defesa, pedindo para se "gastar mais para impedir a guerra".

© Facebook de Mark Rutte

“Pelo menos dois terços já investem pelo menos 2% [do Produto Interno Bruto em defesa] e isso é bom, agradeço o esforço, mas, para ser honesto, 2% é insuficiente. Para a nossa segurança, precisamos de gastar consideravelmente mais de 2%”, disse Mark Rutte no Parlamento Europeu (PE).

Perante a Comissão de Negócios Estrangeiros do PE, o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) insistiu que é “preciso gastar mais, não para provocar a guerra, mas para impedi-la”.

Rutte, que vai viajar hoje para a Finlândia para discutir a proteção das infraestruturas críticas dos países que integram a NATO, acrescentou que uma “defesa mais forte é a prioridade” do seu mandato.

No entanto, alertou, para concretizar esse desígnio é necessário “acabar com os entraves” entre os países da Aliança Atlântica para facilitar o investimento e reforçar a base industrial de defesa.

Últimas do Mundo

Quinze pessoas morreram e pelo menos 40 ficaram feridas num ataque armado durante uma festa judaica na praia de Bondi, em Sydney, na Austrália, informou na segunda-feira a polícia estadual numa atualização do balanço de vítimas.
A plataforma de arrendamento de alojamentos turísticos Airbnb terá de pagar uma multa de 64 milhões de euros em Espanha por causa da publicação de anúncios ilegais, anunciou hoje o Governo espanhol.
A polícia australiana considerou um “ato terrorista” contra a comunidade judaica o ataque com tiros na praia de Bondi, Sydney, que causou pelo menos 12 mortos.
Pelo menos duas pessoas morreram e oito ficaram feridas com gravidade num tiroteio ocorrido no campus da Universidade Brown, nos Estados Unidos, informou o presidente da câmara de Providence.
Mais de 40% do território espanhol está num processo de degradação devido à atividade humana que pode conduzir a desertificação, segundo o primeiro "Atlas da Desertificação em Espanha", elaborado por cientistas de diversas universidades e publicado recentemente.
O número de vítimas das inundações e deslizamentos de terra que atingiram a Indonésia subiu para 1.003 mortos e 218 desaparecidos, anunciou hoje a Agência Nacional de Gestão de Catástrofes.
Perante o colapso do sistema de asilo, o Governo britânico avançou com um método relâmpago: milhares de pedidos estão a ser aprovados sem entrevistas, apenas com base num questionário escrito. A oposição acusa Londres de “escancarar as portas” à imigração.
A cidade alemã de Salzgitter vai obrigar requerentes de asilo aptos para trabalhar a aceitar tarefas comunitárias, sob pena de cortes nas prestações sociais.
O homem que enganou Espanha, desviou dinheiro público e fugiu à Justiça acabou capturado em Olhão. Natalio Grueso, condenado por um esquema milionário de peculato e falsificação, vivia discretamente no Algarve desde que desapareceu em 2023.
O voo MH370 desapareceu a 8 de março de 2014 quando voava de Kuala Lumpur para Pequim com 239 pessoas a bordo, incluindo 227 passageiros - a maioria dos quais chineses - e 12 membros da tripulação.