Instituto Camões promove tertúlias na Alemanha para promover português

A Coordenação do Ensino de Português na Alemanha (CEPE), realiza, durante todo o ano letivo, a 1.ª edição das tertúlias infantojuvenis "Entreler as Entrelinhas" para promover a língua portuguesa e os hábitos de leitura.

© Instituto Camões

A iniciativa pretende ser um espaço de partilha, discussão, reflexão e de aprendizagem coletiva no qual autores de expressão portuguesa, locais e outros, partilham as suas obras, experiências e conhecimentos com crianças e jovens de diferentes idades e percursos escolares.

Ângela Silvério, docente de apoio pedagógico do CEPE e uma das dinamizadoras desta iniciativa, sublinha que um dos objetivos é “fomentar e desenvolver competências e hábitos de leitura autónoma”.

Além disso, as tertúlias visam também “dar a conhecer e preservar a literatura lusófona” e promover a relação entre a comunidade portuguesa e a Embaixada de Portugal em Berlim.

Esta iniciativa vai estender-se ao longo do ano letivo, contando com as presenças de Pedro Monterroso, autor do conto “A Velha Bruxa” e do livro “Metáforas que me ensinam a pescar”, e Marco Reilly, autor das fábulas do charco “A fábula da rã e do bode” (publicada em português, Alemão e Inglês) e “A fábula da Zangã-Rainha e do Alfaiate”.

Pedro Monterroso levou “A Velha Bruxa”, que trata temas como xenofobia, racismo e estereótipos, a mais de 20 alunos do 9.º ano de uma turma bilingue em Berlim.

“A ideia foi pegar nos pontos centrais deste livro e tentar levá-los para um pódio de discussão. Apresentei as ideias centrais, fiz uma leitura, e depois fomos para a discussão. Foi bastante desafiante porque a turma não era homogénea, como é normal”, partilhou, esclarecendo que, com mais ou menos interesse pelos temas abordados, todos valorizaram a interação em português.

“Os miúdos acham divertido ter ali alguém que fala a língua deles, que também escreve na língua deles. Muitas vezes, nestes círculos bilingues, o português não é tido como a língua ´cool´ (…) às vezes, esta língua de herança, ainda é vista por eles como uma língua de imigrante”, admitiu, em declarações à Lusa.

Pedro Monterroso acredita que há muita “cultura pop” em português, em Berlim, mas “falta cultura literária em português de Portugal”, salientando a importância destas iniciativas.

“Penso que atividades como esta podem fazer a diferença”, acrescentou.

A próxima tertúlia acontece a 23 de janeiro na Grundschule Neues Tor, em Berlim

Últimas de Cultura

A equipa do Museu de Lisboa descobriu mais uma parte da área central do Teatro Romano durante escavações que decorreram entre 02 e 12 de dezembro do ano passado, foi hoje anunciado.
Um coro constituído por doentes oncológicos e seus cuidadores está em embrião em Braga, sendo o seu principal objetivo combater o isolamento de quem lida de perto com o cancro, foi anunciado esta segunda-feira.
A Coordenação do Ensino de Português na Alemanha (CEPE), realiza, durante todo o ano letivo, a 1.ª edição das tertúlias infantojuvenis "Entreler as Entrelinhas" para promover a língua portuguesa e os hábitos de leitura.
Os portugueses MAQUINA., Marta Pereira da Costa, Raquel Martins e Travo atuam esta semana no festival Eurosonic, que começa na quarta-feira em Groningen, nos Países Baixos.
A Câmara do Funchal anunciou, na segunda-feira, que vai candidatar a calçada madeirense ao Inventário Nacional de Património Cultural Imaterial, considerando essencial preservar os saberes e técnicas associados ao ofício, que utiliza pedras recolhidas nas praias e ribeiras da região.
Várias personalidades da cultura estão entre os primeiros subscritores de uma petição pública que pede "a continuidade" do projeto de reconversão da antiga Manutenção Militar em Lisboa, entregue ao anterior Governo.
Um documentário sobre a vida e obra da bailarina e coreógrafa Clara Andermatt, um dos nomes destacados da dança independente em Portugal, vai ter antestreia na sexta-feira, em Lisboa, assinado pela realizadora Cristina Ferreira Gomes.
O programa evocativo dos 700 anos da morte do rei Dinis abriu, na terça-feira, no Mosteiro de Odivelas, com uma cerimónia de apresentação da reconstituição científica do rosto do monarca, anunciou o instituto Património Cultural.
A exposição "Camões 500" vai ser inaugurada na quinta-feira, às 16h00, na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC), convidando o público a explorar diferentes facetas da vida e da obra do poeta, foi hoje anunciado.
O Teatro Municipal Sá de Miranda (TMSM), em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação sábado divulgada.