Incêndio fora de controlo força retirada de 50 mil pessoas em Los Angeles

O incêndio Hughes, o mais intenso dos vários que têm alastrado pelo condado norte-americano de Los Angeles, no estado da Califórnia, continuou hoje a avançar, levando à retirada de milhares de habitantes.

© D.R.

As autoridades têm trabalhado incessantemente para estabelecer e manter as linhas de controlo, mas até agora a taxa de contenção do incêndio é de 14%, colocando mais de 50.000 pessoas sob aviso de evacuação.

O incêndio Hughes deflagrou na quarta-feira de manhã no norte do condado de Los Angeles e tem avançado violentamente, varrendo uma área de 2.000 hectares em menos de duas horas devido às fortes rajadas de vento, e queimando mais de 4.000 hectares nas últimas 24 horas, segundo os últimos dados emitidos pelo Departamento de Bombeiros de Los Angeles (CalFire).

Os bombeiros, apoiados por aviões e escavadoras, lutaram durante toda a noite contra “o fogo, o terreno e as condições meteorológicas”, afirmou a Floresta Nacional de Los Angeles em comunicado.

Os bombeiros estão ainda a combater um novo incêndio que deflagrou hoje em Sepulveda Pass, no noroeste de Los Angeles, e conseguiram até agora conter o seu avanço, permitindo que os avisos de evacuação fossem levantados.

Mais de 4.000 bombeiros estão a trabalhar no combate aos incêndios, alguns dos quais ainda não estão completamente contidos, como o de Palisades, que já devastou cerca de 9.500 hectares, e o de Eaton, com mais de 5.600 hectares.

O Serviço Meteorológico Nacional emitiu um alerta vermelho para a área até a manhã de sexta-feira, alertando para condições de seca e ventos fortes que permanecerão em “níveis críticos” para o sul da Califórnia até ao final desta semana.

Estão previstas chuvas no sudoeste da Califórnia a partir da próxima semana, o que poderá dar algum descanso aos bombeiros da região de Los Angeles, na Califórnia, devastada por incêndios há duas semanas.

Desde 07 de janeiro, cerca de 200 incêndios já causaram a morte de 28 pessoas, destruíram mais de 15.000 estruturas e forçaram a retirada de mais de 150.000 pessoas.

A principal causa da propagação dos fogos são os chamados ventos de Santa Ana, que podem atingir velocidades superiores a 150 quilómetros por hora, com correntes de ar sobreaquecido que sopram do interior do país em direção à costa da Califórnia.

Últimas do Mundo

Pelo menos 30 pessoas foram sequestradas em três ataques por homens armados durante o fim de semana no norte da Nigéria, aumentando para mais de 400 os nigerianos sequestrados em quinze dias, foi hoje anunciado.
Pelo menos quatro pessoas morreram baleadas em Stockton, no estado da Califórnia, no oeste dos Estados Unidos, anunciou a polícia, que deu conta ainda de dez feridos.
O estudante que lançou uma petição a exigir responsabilização política, após o incêndio que matou 128 pessoas em Hong Kong, foi detido por suspeita de "incitação à sedição", noticiou hoje a imprensa local.
O alto comissário das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Volker Türk, denunciou hoje que “pelo menos 18 pessoas” foram detidas no golpe de Estado de quarta-feira na Guiné-Bissau e pediu que se respeitem os direitos humanos.
O Tribunal Penal Internacional (TPI), confirmou, na sexta-feira, que continua a investigar crimes contra a humanidade na Venezuela, depois de em setembro o procurador-chefe Karim Khan se ter afastado por alegado conflito de interesses.
Um "ataque terrorista" russo com drones na capital da Ucrânia causou hoje pelo menos um morto e sete feridos, além de danos materiais significativos, anunciaram as autoridades de Kiev.
O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou hoje que um grupo de homens armados e encapuçados invadiu a sua sede, em Bissau, agredindo dirigentes e colaboradores presentes no local.
A agência de combate à corrupção de Hong Kong divulgou hoje a detenção de oito pessoas ligadas às obras de renovação do complexo residencial que ficou destruído esta semana por um incêndio que provocou pelo menos 128 mortos.
O gato doméstico chegou à Europa apenas há cerca de 2000 anos, desde populações do norte de África, revela um novo estudo que desafia a crença de que o berço deste felino é o Médio Oriente.
Os estabelecimentos hoteleiros da região semiautónoma chinesa de Macau tiveram 89,3% dos quartos ocupados no mês passado, o valor mais elevado para outubro desde antes da pandemia de covid-19, foi hoje anunciado.