EUA deportam mais de uma centena de imigrantes indianos ilegais

Um avião militar norte-americano com 104 imigrantes indianos aterrou hoje em Amritsar, no norte da Índia, no primeiro voo para o país no âmbito da deportação ordenada pela administração Trump, anunciaram as autoridades aeroportuárias.

© D.R.

Os indianos que regressaram a casa tinham entrado ilegalmente nos Estados Unidos ao longo dos anos e provinham de vários estados indianos, segundo a agência norte-americana AP.

A medida foi tomada antes da visita do primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, a Washington, prevista para a próxima semana.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e Modi discutiram a imigração numa chamada telefónica na semana passada.

Trump falou a Modi na importância de a Índia comprar mais equipamento de segurança fabricado nos Estados Unidos e de um comércio bilateral justo, noticiou a AP.

A Índia cooperou com os Estados Unidos e disse que estava pronta para aceitar os indianos deportados após verificação.

Nova Deli afirma ser contra a imigração ilegal, principalmente porque está ligada a várias formas de crime organizado, e não se opôs à deportação dos seus cidadãos.

“Aceitá-los-emos de volta, desde que nos forneçam documentos que nos permitam verificar (…) se são efetivamente indianos”, declarou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros indiano, Randhir Jaiswal, em janeiro.

“Se for esse o caso, então avançaremos com a situação. Facilitaremos o regresso à Índia”, acrescentou.

O chefe da diplomacia dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse no início da semana que os voos de deportação eram uma forma eficaz de conter o fluxo de migração ilegal, que considerou destrutivo e desestabilizador.

O Departamento de Estado disse que as deportações enviam uma mensagem de dissuasão para outras pessoas que consideram migrar ilegalmente.

O Governo de Nova Deli comunicou ao parlamento que 519 indianos foram deportados para a Índia entre novembro de 2023 e outubro de 2024, citando dados das autoridades norte-americanas.

Os Estados Unidos realizam deportações através de voos comerciais e fretados, acrescentou.

Os meios de comunicação social da Índia noticiaram que há mais de 7,2 milhões de indianos sem documentos nos Estados Unidos, principalmente dos estados de Punjab e Gujarat.

Segundo as mesmas fontes, os indianos constituíam cerca de 3% de todas as passagens ilegais nas fronteiras dos Estados Unidos em 2024.

O jornal Indian Express noticiou que, em novembro de 2024, havia 20.407 indianos sem documentos que enfrentam ordens finais de expulsão ou estão atualmente em centros de detenção do Serviço de Imigração e Alfândegas dos Estados Unidos.

Últimas do Mundo

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.