Casos de gonorreia e sífilis aumentaram 31% e 13% na Europa em 2023

Os casos de gonorreia e sífilis aumentaram 31% e 13% na Europa em 2023 face a 2022, segundo os mais recentes relatórios anuais sobre infeções sexualmente transmissíveis hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

© D.R.

 

De acordo com os relatórios, o aumento de casos confirmados pode, em parte, dever-se ao aumento da testagem em algumas populações.

Outra das explicações possíveis, que carecem de mais estudos, é a alteração nos comportamentos sexuais de risco, como o menor uso do preservativo e o maior número de parceiros sexuais.

Os relatórios do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) abrangem dados dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu.

Em 2023, cerca de 100 mil casos de gonorreia foram reportados nestes países, o equivalente a um aumento de 31% comparativamente a 2022.

No mesmo ano foram confirmados mais de 40 mil casos de sífilis em 29 países, representando um aumento de 13% face a 2022.

Apesar da desaceleração do aumento das notificações de clamídia, em 2023 continuava a ser a infeção sexualmente transmissível com origem bacteriana mais reportada na Europa.

Há dois anos foram comunicados mais de 230 mil casos de clamídia na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, com a maior prevalência a registar-se entre as mulheres jovens, segundo o ECDC.

O aumento de casos de gonorreia foi observado em diferentes faixas etárias, em homens e mulheres heterossexuais e em homens que têm sexo com outros homens.

Quase metade (46%) das infeções notificadas em 2023 verificou-se em mulheres entre os 20 e os 24 anos.

Se não for tratada, a gonorreia pode causar doença inflamatória pélvica e infertilidade.

Em comunicado, o ECDC expressa, em relação a esta infeção, “uma preocupação particular”, a da “crescente ameaça da resistência antimicrobiana”.

“O aparecimento de estirpes resistentes aos medicamentos ameaça a eficácia dos tratamentos atuais, tornando-se crucial enfatizar a prevenção e promover o uso responsável de antibióticos”, salienta o comunicado.

Os dados do ECDC salientam que a sífilis é mais comum entre os homens, com sete homens diagnosticados por cada mulher.

As taxas mais elevadas da infeção foram observadas nos homens dos 25 aos 34 anos, com a maioria dos casos (72%) de sífilis a ser reportada por homens que têm sexo com outros homens.

O ECDC adverte que, se não for tratada, a sífilis pode causar complicações a longo prazo no coração e no sistema nervoso e, numa mulher grávida, pode provocar problemas graves no bebé.

Face aos dados, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças alerta para “a importância de medidas proativas para lidar com o aumento das taxas de infeções sexualmente transmissíveis”, como o “uso consistente de preservativo para o sexo vaginal, anal e oral”.

“A comunicação aberta e honesta sobre saúde sexual com os parceiros pode também ajudar a reduzir o risco de contágio de infeções sexualmente transmissíveis”, acrescenta o ECDC.

As pessoas que apresentem sintomas de infeções sexualmente transmissíveis, como dor ao urinar, corrimento no pénis, vagina ou ânus, ou dor na parte inferior do estômago, “são fortemente aconselhadas” a fazer o teste de despistagem.

Outros sintomas incluem úlcera ou erupção cutânea em redor da zona genital, boca ou ânus.

O ECDC recomenda igualmente as pessoas sexualmente ativas a fazerem o teste de despistagem, especialmente as que têm parceiros sexuais novos, casuais ou múltiplos.

“A deteção e o tratamento precoces são essenciais para prevenir futuras transmissões e possíveis complicações”, justifica a autoridade de saúde europeia.

Últimas do Mundo

O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.
Cerca de 110 mil pessoas participaram hoje num protesto pela “liberdade de expressão" em Londres, convocado pelo ativista britânico de direita radical Tommy Robinson, segundo estimativas da polícia londrina.
Pelo menos 21 pessoas ficaram feridas, três em estado grave e duas em estado "potencialmente grave", numa explosão no bar Mis Tesoros, que também afetou o prédio de habitação onde se situa, no bairro madrileno de Puente de Vallecas.
O robô explorador da agência espacial dos Estados Unidos (EUA), NASA, descobriu rochas num canal de rio seco que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga, informaram os cientistas.
O gigante de 'software' Microsoft escapou a uma multa da Comissão Europeia que suspeitava de abuso de posição dominante no mercado relacionado com a sua aplicação de videoconferência Teams, que separou de outros programas.