Casos de gonorreia e sífilis aumentaram 31% e 13% na Europa em 2023

Os casos de gonorreia e sífilis aumentaram 31% e 13% na Europa em 2023 face a 2022, segundo os mais recentes relatórios anuais sobre infeções sexualmente transmissíveis hoje divulgados pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças.

© D.R.

 

De acordo com os relatórios, o aumento de casos confirmados pode, em parte, dever-se ao aumento da testagem em algumas populações.

Outra das explicações possíveis, que carecem de mais estudos, é a alteração nos comportamentos sexuais de risco, como o menor uso do preservativo e o maior número de parceiros sexuais.

Os relatórios do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês) abrangem dados dos países da União Europeia e do Espaço Económico Europeu.

Em 2023, cerca de 100 mil casos de gonorreia foram reportados nestes países, o equivalente a um aumento de 31% comparativamente a 2022.

No mesmo ano foram confirmados mais de 40 mil casos de sífilis em 29 países, representando um aumento de 13% face a 2022.

Apesar da desaceleração do aumento das notificações de clamídia, em 2023 continuava a ser a infeção sexualmente transmissível com origem bacteriana mais reportada na Europa.

Há dois anos foram comunicados mais de 230 mil casos de clamídia na União Europeia e no Espaço Económico Europeu, com a maior prevalência a registar-se entre as mulheres jovens, segundo o ECDC.

O aumento de casos de gonorreia foi observado em diferentes faixas etárias, em homens e mulheres heterossexuais e em homens que têm sexo com outros homens.

Quase metade (46%) das infeções notificadas em 2023 verificou-se em mulheres entre os 20 e os 24 anos.

Se não for tratada, a gonorreia pode causar doença inflamatória pélvica e infertilidade.

Em comunicado, o ECDC expressa, em relação a esta infeção, “uma preocupação particular”, a da “crescente ameaça da resistência antimicrobiana”.

“O aparecimento de estirpes resistentes aos medicamentos ameaça a eficácia dos tratamentos atuais, tornando-se crucial enfatizar a prevenção e promover o uso responsável de antibióticos”, salienta o comunicado.

Os dados do ECDC salientam que a sífilis é mais comum entre os homens, com sete homens diagnosticados por cada mulher.

As taxas mais elevadas da infeção foram observadas nos homens dos 25 aos 34 anos, com a maioria dos casos (72%) de sífilis a ser reportada por homens que têm sexo com outros homens.

O ECDC adverte que, se não for tratada, a sífilis pode causar complicações a longo prazo no coração e no sistema nervoso e, numa mulher grávida, pode provocar problemas graves no bebé.

Face aos dados, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças alerta para “a importância de medidas proativas para lidar com o aumento das taxas de infeções sexualmente transmissíveis”, como o “uso consistente de preservativo para o sexo vaginal, anal e oral”.

“A comunicação aberta e honesta sobre saúde sexual com os parceiros pode também ajudar a reduzir o risco de contágio de infeções sexualmente transmissíveis”, acrescenta o ECDC.

As pessoas que apresentem sintomas de infeções sexualmente transmissíveis, como dor ao urinar, corrimento no pénis, vagina ou ânus, ou dor na parte inferior do estômago, “são fortemente aconselhadas” a fazer o teste de despistagem.

Outros sintomas incluem úlcera ou erupção cutânea em redor da zona genital, boca ou ânus.

O ECDC recomenda igualmente as pessoas sexualmente ativas a fazerem o teste de despistagem, especialmente as que têm parceiros sexuais novos, casuais ou múltiplos.

“A deteção e o tratamento precoces são essenciais para prevenir futuras transmissões e possíveis complicações”, justifica a autoridade de saúde europeia.

Últimas do Mundo

A União Europeia admite que a conferência da ONU sobre alterações climáticas termine “sem acordo” por considerar que a proposta hoje apresentada pela presidência brasileira da COP30 é inaceitável.
A Comissão Europeia exigiu hoje ao Governo de Portugal que aplique corretamente uma diretiva que diz respeito aos requisitos mínimos de energia nos produtos que são colocados à venda.
Um número indeterminado de alunos foi raptado de uma escola católica no centro da Nigéria, anunciou hoje um responsável local, assinalando o segundo rapto deste tipo no país numa semana.
Sheikh Hasina, outrora a mulher mais poderosa do Bangladesh, cai agora como carrasco nacional: um tribunal condenou-a à morte por orquestrar a carnificina que matou 1.400 manifestantes e feriu 25 mil.
A violência contra cristãos disparou em 2024, com mais de 2.200 ataques que vão de igrejas incendiadas a fiéis assassinados, revelando uma Europa cada vez mais vulnerável ao extremismo e ao ódio religioso. Alemanha, França, Espanha e Reino Unido lideram a lista negra da cristianofobia.
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, foi esta quinta-feira, 20 de novembro, condenado pelo Tribunal Supremo do país por um delito de revelação de informações pessoais e em segredo de justiça através do reenvio de um 'e-mail' a jornalistas.
O crescimento económico na OCDE desacelerou para 0,2% no terceiro trimestre, menos duas décimas que no segundo, com uma evolução diferente entre os países membros e uma queda significativa da atividade do Japão.
Cerca de mil pessoas, incluindo mais de 130 alpinistas, foram hoje retiradas das proximidades do vulcão Semeru, na ilha de Java, que entrou em erupção na quarta-feira, disseram as autoridade indonésias.
A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.