PSP, GNR e AIMA participam em curso sobre retorno de migrantes da Frontex

Vinte elementos da PSP, GNR e Agência para a Integração, Migrações e Asilo participam esta semana no primeiro curso de retorno de migrantes da agência europeia de controlo de fronteiras Frontex, anunciou hoje o Sistema de Segurança Interna.

© Facebook da FRONTEX

Em comunicado, o Sistema de Segurança Interna (SSI) avança que o primeiro ‘Curso de Conselheiros de Retorno e Reintegração da Frontex’ decorre nas instalações do SSI, em Lisboa, e é “uma formação especializada que visa reforçar as competências das forças e serviços de segurança nacionais no domínio do retorno de migrantes em conformidade com as normas europeias e internacionais”.

O curso, que começou na segunda-feira e termina na sexta-feira, realiza-se no âmbito do compromisso do Sistema de Segurança Interna “na capacitação contínua das forças de segurança e cooperação estreita com as instituições europeias, para uma gestão integrada das fronteiras e dos fluxos migratórios”, refere aquele organismo liderado pela procuradora Patrícia Barão.

O SSI indica também que o curso conta com a participação de nove formadores da Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex), que são responsáveis por ministrar conteúdos teóricos e práticos sobre os procedimentos, boas práticas e enquadramento legal das operações de retorno e planos de reintegração.

No curso participam 20 elementos, 13 dos quais da Polícia de Segurança Pública, cinco da Guarda Nacional Republicana e dois da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).

O SSI refere ainda que os futuros conselheiros de retorno e reintegração atualizam no curso os conhecimentos sobre a legislação da União Europeia no domínio do retorno e direitos fundamentais, adquirindo conhecimento sobre boas práticas na comunicação intercultural, assim como na identificação das necessidades especiais dos grupos vulneráveis.

Últimas do País

O montante do total de contratos de empreitada de obras públicas registados no Portal Base até setembro atingiu 6.230 milhões de euros, um crescimento de 94% face ao mesmo período de 2024, impulsionado pela linha ferroviária de alta velocidade.
Todos os distritos de Portugal continental vão estar na terça-feira sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A PSP deteve duas mulheres que fingiam ajudar alguns utilizadores do metropolitano de Lisboa na compra de bilhetes, memorizando os códigos dos cartões multibanco, para depois os furtarem.
Dezenas de pessoas esperam hoje, desde madrugada, à porta do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), em Lisboa, para conseguirem uma das 20 senhas diárias para atendimento e alguma ajuda para pagar a renda da casa.
A AIMA atribuiu 386.463 autorizações de residência até 22 de outubro deste ano, mais 60% do que no mesmo período de 2024.
A associação ambientalista Zero lançou a campanha “1 bebé, 1 árvore” em que propõe que seja oferecida a plantação de uma árvore a cada bebé, contribuindo para o restauro da floresta portuguesa.
As ilhas dos grupos central e Oriental dos Açores estão sob aviso amarelo até terça-feira devido a precipitação por vezes forte, que pode ser acompanhada de trovoada.
O empresário e embaixador da comunidade 'tech' Outono, Diogo Guerner, admite ter ficado chocado ao mudar-se para a Alemanha ao perceber que, na vertente tecnológica, Portugal está “muito mais avançado” em vários aspetos.
Jovens, pessoas desempregadas ou em transição profissional e estrangeiros estão entre os trabalhadores que mais concorrem a vagas de trabalho temporário para reforçar as equipas no 'pico' de atividade no Natal, segundo as recrutadoras ouvidas pela Lusa.
Quatro habitações ficaram inundadas nos Açores, duas na vila de Água de Pau, onde 10 viaturas foram arrastadas devido ao transbordar de uma ribeira, segundo a presidente da autarquia, Vanessa Silva.