J.D. Vance insiste que os EUA estão empenhados na soberania da Ucrânia

O vice-presidente norte-americano, J.D. Vance, disse hoje que os Estados Unidos estão empenhados na "independência soberana" da Ucrânia referindo-se às negociações com a Rússia.

© Facebook de JD Vance

Em entrevista ao jornal norte-americano Wall Street Journal, Vance referiu que “tudo vai estar sobre a mesa” nas negociações, incluindo o que disse serem “meios militares de pressão”.

Vance adiantou ainda que existem várias configurações para as conversações acrescentando que o que está em causa é a “independência soberana” da Ucrânia.

“Para pressionar a Rússia (…) há meios de pressão económicos mas há naturalmente, meios de pressão militares”, disse Vance.

“Tudo está em cima da mesa”, insistiu o vice-presidente dos Estados Unidos na mesma entrevista.

O vice-presidente deve encontrar-se hoje com o Presidente da Ucrânia em Munique, na Alemanha.

Segundo Washington, Trump e Putin concordaram em negociar uma solução para o conflito o mais rapidamente possível, o que levou Kiev e apoiantes europeus a recearem que as duas potências cheguem a um acordo ignorando as posições da Ucrânia, país atacado pela Rússia.

Na entrevista ao Wall Street Journal, Vance disse ainda que o Presidente dos Estados Unidos “não vai enveredar” nas negociações com os olhos vendados.

“Ele [Donald Trump] vai dizer: ‘Está tudo em cima da mesa, vamos fazer um acordo'”, indicou Vance.

Últimas de Política Internacional

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu disse hoje que o seu encontro com o Presidente norte-americano Donald Trump poderá contribuir para a conclusão de um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns em Gaza.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, anunciou este sábado a construção de 60 centrais de ciclo combinado para dar um novo impulso à elétrica estatal Comissão Federal de Eletricidade (CFE).
Uma nova ronda de negociações indiretas entre Israel e o Hamas deverá começar hoje no Qatar sobre um cessar-fogo e a libertação dos reféns em Gaza, disse uma fonte palestiniana ligada ao processo.
A Ucrânia reivindicou ter atacado hoje uma base aérea russa, enquanto a Rússia continuou a bombardear o país com centenas de `drones` durante a noite.
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse esta sexta-feira, depois de conversar com o seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que concordaram em “reforçar a proteção” dos céus ucranianos após mais um ataque de drones e mísseis russos.
O chanceler alemão pediu hoje à União Europeias (UE) um acordo comercial rápido e simples com os Estados Unidos, que promova a prioridade a determinadas indústrias chave, seis dias antes do prazo estabelecido pelo Presidente norte-americano, Donald Trump.
O pré-candidato anunciado às presidenciais brasileiras de 2026 Ronaldo Caiado, governador do estado de Goiás, advertiu hoje as autoridades portuguesas “que não baixem a guarda” contra organizações criminosas brasileiras que estão a instalar-se com força em Portugal.
O Senado dos Estados Unidos (EUA) aprovou hoje o projeto de lei do Presidente Donald Trump, apelidado de "Big Beautiful Bill", sobre as grandes reduções fiscais e cortes na despesa, por uma margem mínima de votos.
O serviço de segurança interna de Israel, Shin Bet, anunciou hoje que desmantelou uma rede do grupo islamita palestiniano Hamas em Hebron, na Cisjordânia ocupada, numa operação conjunta com o Exército e a polícia.
O Governo norte-americano anunciou hoje que vai cortar o financiamento federal para Organizações Não Governamentais (ONG) envolvidas em distúrbios, independentemente do resultado de uma resolução a aprovar no Congresso sobre este assunto.