Papa Francisco escreve no hospital mensagem contra aborto e eutanásia

O Papa Francisco advertiu hoje, numa mensagem preparada no hospital Gemelli, em Roma, que “uma sociedade justa não se constrói eliminando os nascituros indesejados” ou os idosos e doentes dependentes.

© D.R.

Internado desde 14 de fevereiro, devido a uma pneumonia bilateral e a outros problemas pulmonares, Francisco escreveu esta mensagem dirigida ao Movimento pela Vida, uma organização cujo objetivo é “defender a vida humana desde a conceção até à morte natural”, ou seja, que se opõe ao aborto e à eutanásia.

O texto, datado de 05 de março, foi lido hoje pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, durante uma missa na Basílica de São Pedro perante membros do movimento.

“Lamentamos que não possam encontrar-se com o Santo Padre como previsto, mas estamos profundamente ligados a ele e rezamos pela sua saúde. O Papa escreveu, no entanto, uma mensagem para esta ocasião, que tenho a honra de ler”, começou por dizer o cardeal perante os fiéis.

Francisco, na sua mensagem, agradece o trabalho desta associação junto das “mães com gravidezes difíceis ou inesperadas”, sobretudo quando nas últimas décadas “se difundiu, infelizmente, a cultura do descarte” das pessoas mais vulneráveis da sociedade.

“É por isso que as pessoas de todas as idades são mais do que nunca necessárias para fazer um esforço concreto ao serviço da vida humana, especialmente quando ela é mais frágil e vulnerável, porque é sagrada, criada por Deus para um destino grande e belo”, escreve o pontífice.

O Papa sublinha, ainda, que “uma sociedade justa não se constrói eliminando os nascituros não desejados, os idosos não autónomos ou os doentes incuráveis”.

Por isso, o pontífice argentino agradeceu aos membros do movimento por terem “renovado o seu ‘sim’ à civilização do amor”, frisando que “libertar a mulher das condições que a impelem a não dar à luz o seu próprio filho é um princípio de renovação da sociedade civil”.

“Hoje é claro para todos que a sociedade está estruturada nas categorias de possuir, fazer, produzir ou dar. O vosso compromisso, em sintonia com o de toda a Igreja, indica um projeto diferente que coloca a dignidade da pessoa no centro e dá prioridade aos mais frágeis”, sublinhou.

No seu texto, Francisco apelou ao Movimento pela Vida para que “continue a apoiar as mulheres, a sua capacidade de acolhimento, generosidade e coragem”, porque elas “devem poder contar com o apoio de toda a comunidade civil e eclesiástica”.

Entretanto, e apesar de estar a cumprir o seu 23.º dia de hospitalização, o Papa Francisco preparou a homilia da missa de domingo, por ocasião do Jubileu dos Voluntários.

Esta homilia será lida em seu nome pelo cardeal canadiano Michael Czern, prefeito do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, informou hoje a agência EFE.

Também neste domingo, o Vaticano planeia – mas ainda não confirmou – transmitir uma mensagem do Papa durante o tradicional Angelus, acrescentou a agência de informação espanhola.

Últimas do Mundo

A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
A polícia australiana apresentou hoje 59 acusações contra Naveed Akram, de 24 anos, incluindo 15 por homicídio e uma por terrorismo, pelo suposto envolvimento no ataque contra uma celebração judaica ocorrido no domingo numa praia perto de Sydney.