Centro europeu alerta que vírus do sarampo está a circular em vários países

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou hoje para o “aumento considerável” de casos de sarampo no último ano, indiciando que a transmissão do vírus está a circular em vários países europeus.

© D.R.

Os dados da atualização mensal sobre esta doença contagiosa apontam para “uma transmissão contínua de sarampo em vários países da UE/EEE [União Europeia e no Espaço Económico Europeu], com um aumento acentuado nos casos relatados durante 2024”, adiantou o ECDC em comunicado.

Segundo os dados agora divulgados, entre 01 de fevereiro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, um total de 32.265 pessoas foram diagnosticadas com sarampo, com a Roménia (27.568), a Itália (1.097), a Alemanha (637), a Bélgica (551) e a Áustria (542) a apresentarem o maior número de casos em toda a UE/EEE.

Durante este período, a Roménia registou 18 mortes atribuídas ao sarampo e a Irlanda um óbito, avançou ainda a agência da União Europeia, ao alertar que a transmissão contínua do vírus se deve a “lacunas na cobertura de vacinação contra essa doença evitável”.

De acordo com o ECDC, que espera um aumento do número de casos durante a próxima primavera, oito em cada 10 pessoas que foram diagnosticadas com sarampo na UE/EEE em 2024 não estavam vacinadas.

A prevenção de surtos de sarampo e a proteção de populações vulneráveis exigem que pelo menos 95% da população elegível receba duas doses da vacina, salientou o comunicado, ao adiantar que os níveis de vacinação na UE/EEE ainda ficam aquém dessa meta.

Os dados provisórios de 2023 indicam que apenas quatro países – Portugal, Hungria, Malta e Eslováquia – alcançaram a meta de cobertura para as duas doses da vacina.

O sarampo é uma infeção provocada por um vírus, caracterizada por febre, tosse, conjuntivite, corrimento nasal e manchas vermelhas na pele.

Transmite-se por contacto direto com gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Habitualmente a doença é benigna, mas, em alguns casos, pode ser grave ou levar à morte.

Últimas do Mundo

O número de mortos no incêndio que destruiu um complexo residencial em Hong Kong no final de novembro subiu para 168, anunciaram hoje as autoridades, confirmando tratar-se do balanço final após a conclusão das operações de identificação.
Espanha recebeu no ano passado 97 milhões de turistas internacionais, mais 3,5% do que em 2024 e um recorde nos registos do país, segundo uma estimativa oficial divulgada hoje pelo Governo.
A rede social X anunciou na quarta-feira que implementou medidas para impedir que a sua ferramenta de inteligência artificial Grok dispa "pessoas reais", em resposta às críticas e à pressão das autoridades de vários países.
A autoridade suíça da concorrência anunciou hoje que abriu uma investigação contra a ‘gigante’ americana Microsoft relativamente ao preço das suas licenças.
Portugal determinou na quarta-feira o encerramento temporário da embaixada no Irão, quando ocorrem manifestações massivas contra o regime iraniano, anunciou hoje o Ministério dos Negócios português.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje que 2025 foi um dos três anos mais quentes desde que há registos.
A Google atualizou a sua política de controlo parental para que os pais tenham de dar o seu consentimento antes que um menor possa desativar a supervisão parental gerida pelo ‘Family Link’ na sua conta Google.
A coproprietária do bar La Constellation, na estância de esqui suíça Crans-Montana, onde morreram 40 pessoas num incêndio em 01 de janeiro, incluindo uma portuguesa, ficou hoje em liberdade condicional, decidiu o tribunal do cantão de Valais.
A Tailândia recebeu, no ano passado, 57.497 turistas portugueses, um aumento de 4,93% em relação a 2024, o que constitui um recorde, de acordo com dados hoje divulgados.
Uma segunda volta nas presidenciais implica novos boletins de voto, mas alguns emigrantes portugueses poderão ter de fazer a sua escolha nos boletins da primeira volta, se os novos não chegarem a tempo, segundo fonte oficial.