Centro europeu alerta que vírus do sarampo está a circular em vários países

O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou hoje para o “aumento considerável” de casos de sarampo no último ano, indiciando que a transmissão do vírus está a circular em vários países europeus.

© D.R.

Os dados da atualização mensal sobre esta doença contagiosa apontam para “uma transmissão contínua de sarampo em vários países da UE/EEE [União Europeia e no Espaço Económico Europeu], com um aumento acentuado nos casos relatados durante 2024”, adiantou o ECDC em comunicado.

Segundo os dados agora divulgados, entre 01 de fevereiro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, um total de 32.265 pessoas foram diagnosticadas com sarampo, com a Roménia (27.568), a Itália (1.097), a Alemanha (637), a Bélgica (551) e a Áustria (542) a apresentarem o maior número de casos em toda a UE/EEE.

Durante este período, a Roménia registou 18 mortes atribuídas ao sarampo e a Irlanda um óbito, avançou ainda a agência da União Europeia, ao alertar que a transmissão contínua do vírus se deve a “lacunas na cobertura de vacinação contra essa doença evitável”.

De acordo com o ECDC, que espera um aumento do número de casos durante a próxima primavera, oito em cada 10 pessoas que foram diagnosticadas com sarampo na UE/EEE em 2024 não estavam vacinadas.

A prevenção de surtos de sarampo e a proteção de populações vulneráveis exigem que pelo menos 95% da população elegível receba duas doses da vacina, salientou o comunicado, ao adiantar que os níveis de vacinação na UE/EEE ainda ficam aquém dessa meta.

Os dados provisórios de 2023 indicam que apenas quatro países – Portugal, Hungria, Malta e Eslováquia – alcançaram a meta de cobertura para as duas doses da vacina.

O sarampo é uma infeção provocada por um vírus, caracterizada por febre, tosse, conjuntivite, corrimento nasal e manchas vermelhas na pele.

Transmite-se por contacto direto com gotículas infecciosas ou por propagação no ar quando a pessoa infetada tosse ou espirra. Habitualmente a doença é benigna, mas, em alguns casos, pode ser grave ou levar à morte.

Últimas do Mundo

As perdas seguradas por catástrofes naturais atingiram em 2025 os 127.000 milhões de dólares (cerca de 106.681 milhões de euros), ultrapassando os 100.000 milhões de dólares pagos pelo setor segurador pelo sexto ano consecutivo.
Uma operação policial europeia que incluiu 18 países e foi liderada por Áustria, Portugal e Espanha impediu a entrada em circulação de cerca de 1,2 mil milhões de euros em notas e moedas falsas de várias divisas.
A Comissão Europeia propôs hoje a criação de uma aplicação para reportar casos de cyberbullying e instou os Estados-membros a desenvolverem uma abordagem comum para combater o fenómeno, que atinge uma em seis crianças.
As autoridades francesas lançaram hoje um apelo por testemunhas depois de terem acusado um ex-professor de 79 anos de violação agravada e abuso sexual contra 89 menores em vários países entre 1967 e 2022.
A Comissão Europeia adotou esta segunda-feira, medidas para impedir a destruição de vestuário, roupa, acessórios e calçado não vendidos, visando reduzir os danos ambientais na União Europeia (UE), que rondam 5,6 milhões de toneladas de emissões poluentes por ano.
As autoridades do Brasil e de Espanha desmantelaram uma rede criminosa que traficava cocaína escondida em tampos de mármore de mesas e lavatórios, anunciou hoje a polícia espanhola.
A Comissão Europeia notificou hoje a `gigante` tecnológica Meta de possíveis medidas cautelares para reverter a exclusão de assistentes de inteligência artificial (IA) terceiros do serviço de comunicações WhatsApp, considerando existir um abuso de posição dominante.
Centenas de portugueses estão hoje a convergir para o consulado de Portugal em Paris para votar na segunda volta das presidenciais, com vários a exercerem pela primeira vez o seu direito de voto, prevendo-se uma participação historicamente elevada.
Mais de 3.500 pessoas foram retiradas hoje de casa por precaução na Andaluzia, sul de Espanha, devido às chuvas intensas, com as autoridades a alertarem para o risco de transbordo de 14 rios na região.
O feito ocorreu na sexta-feira, quando Austin Appelbee realizava uma saída em 'paddle' e caiaque com a mãe e os irmãos ao largo de Quindalup, cerca de 250 quilómetros a sul de Perth, no estado da Austrália Ocidental.