Utentes Vila Franca protestam contra fecho de urgências pediátricas

Utentes servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira, no distrito de Lisboa, realizam no sábado uma manifestação para contestar o encerramento em período noturno e ao fim de semana da urgência pediátrica, devido à falta de médicos.

© D.R.

As urgências pediátricas do Hospital de Vila Franca de Xira (Unidade Local de Saúde Estuário do Tejo), que servem também os municípios vizinhos de Alenquer, Arruda dos Vinhos, Azambuja e Benavente (distrito de Santarém), passam a estar a partir de sábado encerradas à noite (09h00 — 20h00) e ao fim de semana.

Esta decisão, que foi comunicada no final de fevereiro aos presidentes de câmara dos cinco municípios servidos pelo Hospital de Vila Franca de Xira, motivou o descontentamento de autarcas e dos utentes, que realizam no sábado, a partir das 15h00, uma manifestação junto à unidade hospitalar.

“Nós somos um grupo de cidadãos que foi confrontado com esta notícia. Muitos de nós somos pais e está muito preocupado. No sábado o que vamos fazer é juntar-nos e tentar reverter a decisão de fechar as urgências”, explicou à agência Lusa Pedro Leal, um dos promotores desta ação.

Segundo este utente, residente no concelho de Benavente, esta decisão afeta cerca de 250 mil pessoas, tendo sido já lançada uma petição pública ‘online’, que contava pelas 15h10 de hoje com 6.258 assinaturas.

“O acesso rápido e eficaz a cuidados médicos de emergência para as nossas crianças é um direito fundamental e um pilar essencial de qualquer sistema de saúde que preze pela proteção dos mais vulneráveis. O encerramento desta unidade compromete gravemente a segurança e o bem-estar das famílias da região, obrigando a deslocações longas para outros hospitais já sobrecarregados, colocando em risco a vida e a saúde das crianças”, sublinhou.

Numa resposta escrita enviada à Lusa, fonte oficial do Hospital de Vila Franca de Xira explicou que esta alteração no funcionamento deste serviço se insere na reorganização das urgências pediátricas que está a ser levado a cabo no país e que está a ser implementado em algumas unidades hospitalares em modelo de projeto-piloto.

O projeto-piloto de reorganização envolve os serviços de urgência pediátrica da região de Lisboa e Vale do Tejo, de Leiria e da Área Metropolitana do Porto, assim como várias outras ULS que decidiram aderir à iniciativa, num total de cerca de 20 hospitais do país.

“A urgência pediátrica da Unidade Local de Saúde (ULS) do Estuário do Tejo voltará a funcionar 24 horas por dia, a breve prazo, quando estiver concluída a reorganização”, assegura o Hospital de Vila Franca de Xira.

No sentido de minimizar os impactos da redução de horário da urgência pediátrica, a mesma fonte ressalva que a partir de sábado irá entrar em funcionamento o Centro de Atendimento Juvenil e Infantil de Vila Franca de Xira para as “urgências não urgentes”.

“A abertura deste novo Centro insere-se na reorganização das urgências da ULS Estuário do Tejo e permitirá fornecer um serviço de maior qualidade à maioria dos utentes em idade pediátrica que atualmente utilizam os serviços de urgência pediátrica do Hospital de Vila Franca de Xira”, sublinha a fonte hospitalar.

A mesma fonte adianta ainda que a partir de 18 de março, os utentes do Hospital de Vila Franca de Xira deverão ligar para a Linha Saúde 24, através do 808 24 24 24, antes de aceder às urgências de adultos e de pediatria

“Este sistema já se encontra em funcionamento nesta ULS nas urgências de ginecologia e obstetrícia desde dezembro do ano passado”, acrescenta.

Últimas do País

O Ministério do Ambiente e Energia foi hoje alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária, na sequência das anteriormente efetuadas na empresa Transtejo, por suspeita de fraude na obtenção de subsídios, segundo fonte ligada ao processo.
A Inspeção-geral da Saúde está a analisar se há indícios de responsabilidade financeira em três conselhos de administração do hospital de Santa Maria, incluindo o que foi liderado pela ministra da saúde, Ana Paula Martins.
A Transtejo foi hoje alvo de buscas por suspeitas de fraude na obtenção de subsídios, estando em causa 17 milhões de euros, anunciou a Polícia Judiciária, indicando que a operação decorreu de um inquérito dirigido pela Procuradoria Europeia.
Portugal teve a segunda maior quebra no índice de produtividade do trabalho agrícola, de 10,7%, em 2025, tendo o indicador aumentado 9,2% na UE em comparação com o ano anterior, divulga hoje o Eurostat.
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) alertou hoje para esquemas de recomendações de investimento fraudulentos em redes sociais, em particular em grupos de WhatsApp, que podem servir como um meio para manipulação de mercado.
Um homem de 29 anos foi detido hoje em Lisboa por suspeita de crimes de abuso sexual sobre uma mulher de 21 anos que se encontrava alegadamente em estado de embriaguez, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Três pessoas foram detidas e várias armas foram apreendidas hoje de manhã no âmbito de uma operação de prevenção criminal nas freguesias dos Olivais e Marvila, em Lisboa, disse à Lusa fonte da PSP.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu esta quarta-feira o aviso laranja emitido para seis distritos do norte e centro de Portugal continental devido à previsão de agitação marítima forte até sábado. O IPMA tinha emitido anteriormente aviso laranja até quinta-feira.
A ministra da Administração Interna admitiu hoje que “correu mal” nos aeroportos portugueses a introdução do novo sistema europeu de controlo de fronteiras para cidadãos extracomunitários, mas recusou que seja da "exclusiva responsabilidade" da PSP.
Uma embarcação de pesca que se encontrava nas imediações conseguiu resgatar três dos sete tripulantes da embarcação, mas um deles não resistiu. Há ainda registo de quatro pescadores desaparecidos.