Brasil lança operação contra tráfico de armas dos EUA para o Rio de Janeiro

As autoridades brasileiras realizaram hoje uma operação policial contra um grupo dedicado ao tráfico internacional de armas suspeito de enviar cerca de duas mil espingardas para o Comando Vermelho, a maior organização criminosa do Rio de Janeiro.

©D.R.

Num comunicado, a Polícia Federal brasileira explicou que a Operação Cash Courier cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e empresariais ligados aos membros do grupo criminoso, na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, bairros da zona oeste do Rio de Janeiro.

Além das buscas, a Justiça brasileira determinou o sequestro e bloqueio de bens e ativos dos suspeitos no valor total de 50 milhões de reais (8,2 milhões de euros).

Um dos alvos da operação foi detido em flagrante por disparar contra agentes da polícia no momento em que estes anunciaram a entrada numa residência para dar início ao cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

De acordo com as autoridades locais, a ação correspondeu ao desdobramento da Operação Senhor das Armas, realizada em 2017, na qual foram apreendidas 60 espingardas no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Na ocasião, a polícia identificou o responsável pelo carregamento, que cumpre pena de 12 anos de prisão nos Estados Unidos por tráfico internacional de armas, proferida por um tribunal da Florida.

Após investigações, a Polícia Federal informou que identificou um grupo criminoso responsável pelo envio de cerca de duas mil espingardas de Miami para o Rio de Janeiro e que o armamento terá sido distribuído ao Comando Vermelho.

Os agentes da polícia também identificaram o líder da referida organização criminosa, que usava pessoas e empresas para adquiri imóveis e bens, num esquema de branqueamento de capitais obtido por meio do tráfico internacional de armas.

Segundo a Polícia Federal, os investigados podem responder por tráfico internacional de armas, associação criminosa, branqueamento de capitais, evasão de divisas e corrupção.

Autoridades do Rio de Janeiro apreenderam 732 espingardas em 2024, mais 20% do que em 2023, um recorde desde que as estatísticas começaram a ser realizadas, em 2007, segundo a secretaria regional de Segurança Pública.

Em janeiro, 84 espingardas foram apreendidas, o maior número para um único mês em quase duas décadas.

Últimas do Mundo

Milhares de agricultores juntaram-se este sábado, dia 10 de janeiro, em Athlone, no centro da Irlanda e em Ourense, Espanha, para protestar contra o acordo de comércio livre entre a União Europeia e o Mercosul, de acordo com as agências AFP e EFE.
A polícia de Devon e Cornualha informou que a vítima mortal é um homem com cerca de 50 anos que morreu na noite de quinta-feira após a queda de uma árvore sobre a caravana em que se encontrava.
As autoridades australianas declararam hoje o estado de catástrofe devido à dimensão dos incêndios florestais, que destruíram várias casas e devastaram vastas áreas de floresta no sudeste rural do país.
O número de insolvências de empresas na Alemanha atingiu em 2025 o nível mais alto dos últimos 20 anos (17.604), de acordo com uma análise divulgada hoje pelo Instituto Leibniz de Investigação Económica de Halle (IWH).
A igreja católica de Espanha vai assumir a reparação de centenas de vítimas de abusos sexuais cujos casos não podem já ter resposta por via judicial, segundo um acordo assinado hoje entre a Conferência Episcopal e o Governo.
A justiça britânica aplicou penas de prisão a três residentes de Epping, em Essex, que, somadas, superam a condenação do imigrante ilegal responsável por crimes sexuais que desencadearam os protestos.
Os aeroportos europeus de Amesterdão, Bruxelas e Paris tiveram hoje de cancelar centenas de ligações aéreas, incluindo para Portugal, devido à queda de neve e vento, de acordo com as autoridades locais.
A secção do Ministério Público federal alemão responsável pelo combate às ameaças terroristas anunciou hoje que vai investigar a hipótese de terrorismo e sabotagem no apagão em parte de Berlim, ocorrido sábado.
Os agricultores da União Europeia (UE) terão ao seu dispor, no próximo quadro financeiro plurianual 2028-2034, um montante reservado de 293,7 mil milhões de euros, garantiu hoje a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Um ato de sabotagem contra a rede elétrica mergulhou bairros inteiros do sudoeste de Berlim no caos, afetando dezenas de milhares de pessoas, empresas e serviços essenciais. As autoridades alemãs falam agora num ataque deliberado reivindicado por um grupo extremista.