Equipas de salvamento estimam 15 sobreviventes em escombros de edifício em Banguecoque

As equipas de resgate tailandesas estimam que existam, pelo menos, 15 sobreviventes nos escombros do arranha-céus que ruiu, na sexta-feira, em Banguecoque, em consequência do terramoto na vizinha Myanmar, que já fez oito mortos.

© D.R.

O Departamento de Prevenção e Mitigação de Catástrofes (DDPM) informou que as suas equipas de salvamento estão a trabalhar em contrarrelógio para ultrapassar a janela crítica de sobrevivência de três dias e chegar às pessoas presas debaixo do arranha-céus que colapsou no bairro de Chatuchak.

O último número confirmado de desaparecidos é de 47, a grande maioria dos quais funcionários que estavam a trabalhar na construção do edifício.

“As equipas de resgate estão a tentar levar-lhes comida e água. A dificuldade é que alguns estão presos a cerca de três metros de profundidade. Temos cerca de 72 horas para os ajudar, pois esse é o tempo aproximado que uma pessoa pode sobreviver sem comida e água”, explicou Suriyan Rawiwan, diretor do Departamento de Bombeiros e Resgate de Banguecoque.

Enquanto a Administração Metropolitana de Banguecoque vai inspecionar os mais de 700 casos de danos estruturais na capital, na sequência do terramoto de magnitude 7,7 na escala de Richter, o primeiro-ministro do país, Paetongtarn Shinawatra, manifestou a sua frustração com a lentidão do sistema de alerta por SMS.

As agências presentes na reunião tentaram defender a robustez do sistema, mas reconheceram que este está limitado ao envio de 200 mil mensagens de 15 em 15 minutos e que a nova versão só estará disponível em meados do ano.

Entre este problema e o facto de ter sido impossível prever o terramoto, as mensagens começaram a chegar às 14:42 da tarde, quase uma hora e meia após o terramoto.

Um sismo de magnitude 7,7 na escala de Richter provocou na sexta-feira mais de 1.000 vítimas mortais e o colapso de vários edifícios e monumentos em Myanmar, no Sudeste Asiático.

O sismo foi registado às 06:20 (hora de Lisboa). Ocorreu a uma profundidade de 10 quilómetros (km), com epicentro a cerca de 17 km de Mandalay, a segunda cidade da Birmânia, com 1,2 milhões de habitantes, e 270 km a norte da capital Naipidau.

Em Banguecoque, a milhares de quilómetros de distância, também há registo de mortos e vários feridos. O sismo foi igualmente sentido com intensidade em várias cidades do sul da província chinesa de Yunnan, embora até agora os danos registados tenham sido pouco significativos.

Últimas do Mundo

Alojados pela Cruz Vermelha em hotéis locais, vários imigrantes africanos envolveram-se em confrontos com residentes. A decisão de alojamento, apoiada pelo Partido dos Socialistas da Catalunha (PSC), gerou protestos e expôs a tensão crescente na região catalã.
Os preços mundiais do café situaram-se em outubro 30,3% acima do mesmo mês de 2024, subindo apenas 0,5% face a setembro, num mês de muitas oscilações devido às negociações tarifárias e problemas de produção e logística.
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu hoje a mesma zona da costa nordeste do Japão, que tinha sido atingida por um forte tremor no domingo, desencadeando novo alerta de tsunami de menor gravidade.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
A Agência Meteorológica do Japão (JMA) levantou o alerta de tsunami devido ao sismo de magnitude 6,9 que abalou hoje o nordeste do Japão, embora mantenha as advertências regulares de novos tremores.
As autoridades das Filipinas retiraram mais de 100 mil residentes das suas habitações no leste e norte do país, antes da chegada, prevista para hoje, do supertufão Fung-wong.
Pelo menos cinco pessoas morreram e cerca de 130 ficaram feridas por um tornado que devastou parte de um município no sul do Brasil, no estado do Paraná, informaram as autoridades locais.
As operações de socorro foram suspensas em Cebu, a província filipina mais atingida pelo tufão Kalmaegi, devido à aproximação de uma nova e poderosa tempestade, anunciaram hoje as autoridades locais.
Os Estados Unidos preparam-se para lançar no domingo dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Estudo mostra que falar a língua portuguesa nos EUA está associado a um prémio salarial de 20% e desconstrói a imagem tradicional do emigrante português, apresentando uma comunidade mais qualificada e com crescente mobilidade geográfica.