Milhares na manifestação contra o Presidente da Turquia e a favor de rival detido

A manifestação contra o Presidente da Turquia e a favor de seu provável rival nas próximas eleições, Ekrem Imamoglu, o prefeito de Istambul suspenso do cargo e preso domingo por acusações de corrupção, começou hoje com milhares de participantes.

© D.R.

O partido social-democrata CHP, o maior partido da oposição, tinha convocado o protesto como forma de apoio a Imamoglu, o seu candidato presidencial às próximas eleições, previstas para 2028, cuja acusação considera um mero pretexto para o eliminar da corrida política.

Às 13:00 (10:00 em Lisboa), cerca de 200 mil pessoas já se encontravam na esplanada de Maltepe e outros continuavam a chegar a este parque à beira-mar, no lado asiático de Istambul.

“O metro está tão cheio que nem sequer conseguimos sair na paragem certa e tivemos de continuar até à paragem seguinte e depois voltar a pé. Noventa por cento são jovens”, disse à agência EFE Hasan Yildirim, um dos participantes.

“Isto é um rio humano. Nunca vi nada assim na minha vida”, acrescentou o empresário de 65 anos.

Entre os primeiros a discursar encontravam-se a mulher do presidente da câmara preso, Dilek Imamoglu, e o presidente da câmara de Ancara, Mansur Yavas, outro nome forte do CHP e há muito rival interno de Ekrem Imamoglu para a nomeação presidencial, mas que agora o apoia totalmente.

O partido de esquerda pró-curdo DEM, a terceira maior força no parlamento, apoiou na sexta-feira a manifestação e apelou aos seus apoiantes para que se deslocassem à esplanada, embora as bandeiras e os cartazes fossem maioritariamente do CHP e dos sindicatos de esquerda turcos.

Num discurso perante a multidão, o deputado social-democrata Sezgin Tanrikulu descreveu o julgamento de Imamoglu como uma “vingança” para afastar da corrida presidencial um político que derrotou o partido islâmico AKP de Erdogan nas eleições municipais de 2019 em Istambul.

Quando as primeiras eleições desse ano foram anuladas devido à margem de vitória muito reduzida de Imamoglu, o presidente da câmara ganhou por 800.000 votos na nova eleição e aumentou essa vantagem para um milhão nas eleições de 2024, tornando-se a figura da oposição mais popular do país.

A sua detenção há dez dias e a sua prisão preventiva no domingo passado provocaram grandes protestos, não só em Istambul, mas também em muitas outras províncias turcas e uma resposta severa do Governo, que deteve quase 1.900 pessoas por participarem nas manifestações.

Últimas do Mundo

O antigo primeiro-ministro malaio Najib Razak foi hoje condenado a 15 anos de prisão por corrupção no fundo de investimento estatal 1Malaysia Development Berhad (1MDB).
A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.