Pelo menos 184 mortos em discoteca na República Dominicana

Pelo menos 184 pessoas morreram na sequência do desabamento do teto de uma discoteca em Santo Domingo, capital da República Dominicana, na madrugada de terça-feira, indica um novo balanço divulgado pelas autoridades locais.

© D.R.

“Infelizmente, temos de informar que, até à data, temos 184 pessoas recuperadas [sem vida], de acordo com o certificado do Inacif [instituto médico forense]”, anunciou, pelas 22:30 de quarta-feira (03:30 de hoje em Lisboa), o diretor do centro de operações de emergência, Juan Manuel Méndez.

Um balanço anterior apontava para 113 vítimas mortais.

Méndez disse que as equipas no local continuam à procura de vítimas e potenciais sobreviventes, embora ninguém tenha sido encontrado com vida desde terça-feira à tarde (horário local).

“Não vamos abandonar ninguém. O nosso trabalho vai continuar”, assegurou.

A tragédia ocorreu na discoteca Jet Set na madrugada de terça-feira, quando estava a atuar o cantor de merengue Rubby Pérez. Segundo o empresário musical Enrique Paulino, que agenciava o artista, Pérez e o saxofonista do grupo estão entre as vítimas mortais.

“É verdade”, declarou Paulino à agência de notícias France-Presse, confirmando a morte do artista de 69 anos, cujo nome completo era Roberto Antonio Pérez Herrera.

Também Nelsy Cruz, a governadora da província de Monte Cristi (no noroeste do país) e irmã do famoso jogador de basebol Nelson Cruz, está entre os mortos do incidente.

Entre os feridos encontra-se o ex-jogador da Major League Baseball [a liga profissional norte-americana de basebol] Octavio Dotel e o legislador Bray Vargas, segundo as autoridades.

A discoteca Jet Set era famosa pelos concertos e festas realizados às segundas-feiras, sendo frequentada por celebridades locais.

As autoridades não informaram quantas pessoas estavam ao certo no interior da discoteca quando ocorreu o desabamento e os motivos que levaram à queda do teto ainda não foram esclarecidos.

O Presidente dominicano, Luis Abinader, já visitou o local para acompanhar os trabalhos e prestar apoio às vítimas.

Por meio de um decreto, Abinader declarou três dias de luto oficial, a terminar hoje, devido à “trágica situação ocorrida”, informou a Presidência dominicana. O decreto ordena que a bandeira nacional seja hasteada a meia haste em instalações militares e edifícios públicos em todo o país.

Vários Governos estrangeiros expressaram publicamente as condolências ao país pela tragédia, como Espanha, Cuba, El Salvador, Panamá e Brasil.

Últimas do Mundo

A ação, hoje anunciada pela Europol, decorreu na quinta-feira, no âmbito do Dia da Referenciação, e abrangeu Portugal, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha e Reino Unido.
Os Estados Unidos anunciaram hoje a chegada ao mar das Caraíbas do seu porta-aviões USS Gerald Ford, oficialmente no âmbito de operações de combate ao narcotráfico, mas que ocorre em plena escalada das tensões com a Venezuela.
Milhares de filipinos reuniram-se hoje em Manila para iniciar uma manifestação de três dias anticorrupção, enquanto a Justiça investiga um alegado desvio de milhões de dólares destinados a infraestruturas inexistentes ou defeituosas para responder a desastres.
Várias pessoas morreram hoje no centro da capital sueca, Estocolmo, atropeladas por um autocarro num incidente que provocou também vários feridos, afirmou a polícia sueca em comunicado.
A liberdade na Internet em Angola e no Brasil continuou sob pressão devido a restrições legais, à repressão à liberdade de expressão e a campanhas para manipular narrativas políticas, segundo um estudo publicado hoje.
Os Estados Unidos adiaram hoje, pela segunda vez, o lançamento de dois satélites que vão estudar a interação entre o vento solar e o campo magnético de Marte, proporcionando informação crucial para futuras viagens tripuladas ao planeta.
Após os ataques em Magdeburgo e Berlim, os icónicos mercados de Natal alemães estão sob alerta máximo. O governo impôs medidas antiterrorismo rigorosas e custos milionários, deixando cidades e organizadores em colapso financeiro.
Um relatório do Ministério do Interior alemão revela que suspeitos sírios estão associados a mais de 135 mil crimes em menos de uma década. A AfD aponta o dedo ao governo de Olaf Scholz e exige deportações imediatas.
O aumento da temperatura global vai ultrapassar o objetivo de 1,5 graus centígrados no máximo numa década em todos os cenários contemplados pela Agência Internacional de Energia (AIE), relatório anual de perspetivas energéticas globais, hoje publicado.
A Ryanair deve abster-se de impedir o embarque de passageiros, com reserva confirmada, que não sejam portadores do cartão digital, bem como de impor taxas pela utilização do cartão físico, determinou a ANAC - Autoridade Nacional de Aviação Civil.