Pelo menos 184 mortos em discoteca na República Dominicana

Pelo menos 184 pessoas morreram na sequência do desabamento do teto de uma discoteca em Santo Domingo, capital da República Dominicana, na madrugada de terça-feira, indica um novo balanço divulgado pelas autoridades locais.

© D.R.

“Infelizmente, temos de informar que, até à data, temos 184 pessoas recuperadas [sem vida], de acordo com o certificado do Inacif [instituto médico forense]”, anunciou, pelas 22:30 de quarta-feira (03:30 de hoje em Lisboa), o diretor do centro de operações de emergência, Juan Manuel Méndez.

Um balanço anterior apontava para 113 vítimas mortais.

Méndez disse que as equipas no local continuam à procura de vítimas e potenciais sobreviventes, embora ninguém tenha sido encontrado com vida desde terça-feira à tarde (horário local).

“Não vamos abandonar ninguém. O nosso trabalho vai continuar”, assegurou.

A tragédia ocorreu na discoteca Jet Set na madrugada de terça-feira, quando estava a atuar o cantor de merengue Rubby Pérez. Segundo o empresário musical Enrique Paulino, que agenciava o artista, Pérez e o saxofonista do grupo estão entre as vítimas mortais.

“É verdade”, declarou Paulino à agência de notícias France-Presse, confirmando a morte do artista de 69 anos, cujo nome completo era Roberto Antonio Pérez Herrera.

Também Nelsy Cruz, a governadora da província de Monte Cristi (no noroeste do país) e irmã do famoso jogador de basebol Nelson Cruz, está entre os mortos do incidente.

Entre os feridos encontra-se o ex-jogador da Major League Baseball [a liga profissional norte-americana de basebol] Octavio Dotel e o legislador Bray Vargas, segundo as autoridades.

A discoteca Jet Set era famosa pelos concertos e festas realizados às segundas-feiras, sendo frequentada por celebridades locais.

As autoridades não informaram quantas pessoas estavam ao certo no interior da discoteca quando ocorreu o desabamento e os motivos que levaram à queda do teto ainda não foram esclarecidos.

O Presidente dominicano, Luis Abinader, já visitou o local para acompanhar os trabalhos e prestar apoio às vítimas.

Por meio de um decreto, Abinader declarou três dias de luto oficial, a terminar hoje, devido à “trágica situação ocorrida”, informou a Presidência dominicana. O decreto ordena que a bandeira nacional seja hasteada a meia haste em instalações militares e edifícios públicos em todo o país.

Vários Governos estrangeiros expressaram publicamente as condolências ao país pela tragédia, como Espanha, Cuba, El Salvador, Panamá e Brasil.

Últimas do Mundo

A Comissão Europeia aprovou o pedido do Governo português para reprogramar os fundos europeus do PT2030, bem como dos programas operacionais regionais do atual quadro comunitário de apoio.
A autoridade da concorrência italiana aplicou esta terça-feira uma multa de 255,8 milhões de euros à companhia aérea de baixo custo irlandesa Ryanair por abuso de posição dominante, considerando que impediu a compra de voos pelas agências de viagens.
A Amazon anunciou ter bloqueado mais de 1.800 candidaturas suspeitas de estarem ligadas à Coreia do Norte, quando crescem acusações de que Pyongyang utiliza profissionais de informática para contornar sanções e financiar o programa de armamento.
Os presumíveis autores do ataque terrorista de 14 de dezembro em Sydney lançaram explosivos que não chegaram a detonar durante o ataque na praia de Bondi, onde morreram 16 pessoas, incluindo um dos agressores, segundo documentos revelados hoje.
Milhares de pessoas traficadas para centros de burlas no Sudeste Asiático sofrem tortura e são forçados a enganar outras em todo o mundo, numa indústria multimilionária de escravidão moderna. À Lusa, sobreviventes e associações testemunharam a violência.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC) alertou para o aumento das infeções sexualmente transmissíveis entre jovens, particularmente a gonorreia, e defendeu que a educação sobre esta matéria em contexto escolar é crucial.
A Polícia Judiciária (PJ) está a colaborar com a investigação norte-americana ao homicídio do físico português Nuno Loureiro, estando em contacto com as autoridades e “a prestar todo o suporte necessário às investigações em curso”.
Uma celebração judaica transformou-se num cenário de terror na praia de Bondi, em Sydney. Pai e filho abriram fogo sobre centenas de pessoas, provocando pelo menos 15 mortos e mais de 40 feridos.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertou hoje que uma em cada dez crianças no mundo vai precisar de ajuda no próximo ano, com o Sudão e Gaza a registarem as piores emergências infantis.
Um avião da companhia aérea britânica Jet2, que voava entre Londres e Fuertventura, nas ilhas Canárias, declarou hoje emergência e aterrou em segurança no Aeroporto Gago Coutinho, em Faro, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.