Tráfego aéreo de passageiros na Europa sobe e supera níveis pré-pandemia

O tráfego aéreo de passageiros na Europa avançou 4,3% no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2024 e já está 3,2% acima dos níveis pré-pandemia, anunciou hoje a divisão europeia do Airports Council International (ACI Europe).

© D.R

“O tráfego de passageiros na Europa manteve uma dinâmica positiva durante o primeiro trimestre de 2025, embora o crescimento tenha abrandado em comparação com anos anteriores, indicando uma consolidação na recuperação do tráfego após a pandemia de covid-19″, refere o ACI Europe em comunicado.

O crescimento do volume de passageiros entre janeiro e março de 2025 foi impulsionado inteiramente pelo tráfego internacional (+5,7%), uma vez que o tráfego doméstico permaneceu estável em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em comparação com os níveis pré-pandemia (1.º trimestre de 2019), o tráfego internacional de passageiros avançou 8,9% no primeiro trimestre de 2025, enquanto o tráfego doméstico ainda se manteve 12,8% abaixo.

No primeiro trimestre, o tráfego mostrou sinais de abrandamento, com o crescimento homólogo de 6,9% em janeiro a abrandar para 3,4% em fevereiro e novamente para 3% em março, disse o ACI Europe, que sublinhou que a Páscoa decorreu em abril deste ano.

O diretor-geral do ACI Europe, Olivier Jankovec, observou que “a procura transatlântica está a enfraquecer” e espera que “a parte europeia dessa procura seja redirecionada para outros mercados”.

“Continuamos confiantes para a época de verão. A grande incógnita é o que vai acontecer a partir do próximo inverno, dada a incerteza macroeconómica sem precedentes que enfrentamos em resultado do ataque da administração Trump ao sistema de comércio multilateral global”, acrescentou, referindo-se à política comercial do Presidente dos EUA.

“Isto significa que, além da geopolítica e das atuais pressões sobre a oferta resultantes de atrasos na entrega e manutenção de aeronaves, bem como das restrições de capacidade nas infraestruturas e da concentração das companhias aéreas nos rendimentos e não na expansão da capacidade, poderemos assistir à concretização de pressões descendentes sobre a procura”, acrescentou.

Na União Europeia, onde o tráfego de passageiros registou um crescimento médio de 4,1% no primeiro trimestre, verificaram-se diferenças de desempenho entre os mercados nacionais.

Os maiores aumentos de tráfego foram registados pelos aeroportos da Eslováquia (+15,9%), Polónia (+15,4%), Hungria (+14,7%), Malta (+13,9%), Lituânia (+13%), Croácia (+9,6%), Roménia (+9,2%) e Grécia (+8,8%).

Em contrapartida, o tráfego de passageiros diminuiu na Islândia (-2,5%), na Suécia (-2,2%) e na Irlanda (-0,5%) e manteve-se fraco na Alemanha e na Áustria (ambos +1,1%), bem como na Suíça (+1,6%) e no Reino Unido (+1,7%).

Entre os outros principais mercados da UE, a Itália (+6,6%) liderou, seguida de Espanha (+4,5%) e de França (+4,2%).

Últimas do Mundo

A Google nega algumas notícias recentes que afirmam que a empresa mudou as suas políticas para usar as mensagens e anexos dos 'emails' dos utilizadores para treinar os seus modelos de Inteligência Artificial (IA).
O Parlamento Europeu vai discutir um relatório que recomenda a proibição da utilização das redes sociais a menores de 13 anos e um limite mínimo de 16 anos, ainda que esta limitação esteja longe de reunir consenso.
Um professor galego condenado por abusar de forma sádica de uma aluna de 12 anos fugiu de Espanha e entrou em Cuba após atravessar Portugal, Brasil e Peru. A Polícia espanhola já o colocou na lista dos dez mais procurados e alerta para a sua alta perigosidade.
O Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil decidiu manter Jair Bolsonaro em prisão preventiva, decretada no sábado após o ex-Presidente tentar romper a pulseira eletrónica enquanto cumpria prisão domiciliária.
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) condenou veementemente os recentes raptos de centenas de crianças e professores em unidades educativas na Nigéria, reiterando que "as crianças nunca devem ser alvo de violência".
O procurador-geral de Espanha, Álvaro García Ortiz, apresentou hoje a demissão numa carta enviada ao ministro da Justiça, depois de ter sido condenado a dois anos de suspensão do cargo de procurador, disseram fontes da Procuradoria.
A polícia catalã deteve em Barcelona um alegado médico que fornecia substâncias estupefacientes por via intravenosa num apartamento no bairro de Barceloneta, depois de um 'cliente' ter sofrido uma intoxicação.
O número de mortos no Vietname em uma semana de chuvas torrenciais que afetam o país subiu hoje para 90, contra 55 vítimas mortais registadas na véspera, enquanto 12 pessoas continuam desaparecidas, informaram as autoridades.
A ausência de avanços no abandono dos combustíveis fósseis, o aumento do financiamento à adaptação e a criação de um mecanismo para a transição justa marcaram a COP30 que terminou sábado em Belém.
A proprietária do Daily Mail, DMGT, assinou um acordo com o grupo Redbird IMI para adquirir o jornal britânico Telegraph por 500 milhões de libras esterlinas (cerca de 569 milhões de euros), anunciou hoje a editora em comunicado.