Tráfego aéreo de passageiros na Europa sobe e supera níveis pré-pandemia

O tráfego aéreo de passageiros na Europa avançou 4,3% no primeiro trimestre face ao período homólogo de 2024 e já está 3,2% acima dos níveis pré-pandemia, anunciou hoje a divisão europeia do Airports Council International (ACI Europe).

© D.R

“O tráfego de passageiros na Europa manteve uma dinâmica positiva durante o primeiro trimestre de 2025, embora o crescimento tenha abrandado em comparação com anos anteriores, indicando uma consolidação na recuperação do tráfego após a pandemia de covid-19″, refere o ACI Europe em comunicado.

O crescimento do volume de passageiros entre janeiro e março de 2025 foi impulsionado inteiramente pelo tráfego internacional (+5,7%), uma vez que o tráfego doméstico permaneceu estável em comparação com o mesmo período do ano passado.

Em comparação com os níveis pré-pandemia (1.º trimestre de 2019), o tráfego internacional de passageiros avançou 8,9% no primeiro trimestre de 2025, enquanto o tráfego doméstico ainda se manteve 12,8% abaixo.

No primeiro trimestre, o tráfego mostrou sinais de abrandamento, com o crescimento homólogo de 6,9% em janeiro a abrandar para 3,4% em fevereiro e novamente para 3% em março, disse o ACI Europe, que sublinhou que a Páscoa decorreu em abril deste ano.

O diretor-geral do ACI Europe, Olivier Jankovec, observou que “a procura transatlântica está a enfraquecer” e espera que “a parte europeia dessa procura seja redirecionada para outros mercados”.

“Continuamos confiantes para a época de verão. A grande incógnita é o que vai acontecer a partir do próximo inverno, dada a incerteza macroeconómica sem precedentes que enfrentamos em resultado do ataque da administração Trump ao sistema de comércio multilateral global”, acrescentou, referindo-se à política comercial do Presidente dos EUA.

“Isto significa que, além da geopolítica e das atuais pressões sobre a oferta resultantes de atrasos na entrega e manutenção de aeronaves, bem como das restrições de capacidade nas infraestruturas e da concentração das companhias aéreas nos rendimentos e não na expansão da capacidade, poderemos assistir à concretização de pressões descendentes sobre a procura”, acrescentou.

Na União Europeia, onde o tráfego de passageiros registou um crescimento médio de 4,1% no primeiro trimestre, verificaram-se diferenças de desempenho entre os mercados nacionais.

Os maiores aumentos de tráfego foram registados pelos aeroportos da Eslováquia (+15,9%), Polónia (+15,4%), Hungria (+14,7%), Malta (+13,9%), Lituânia (+13%), Croácia (+9,6%), Roménia (+9,2%) e Grécia (+8,8%).

Em contrapartida, o tráfego de passageiros diminuiu na Islândia (-2,5%), na Suécia (-2,2%) e na Irlanda (-0,5%) e manteve-se fraco na Alemanha e na Áustria (ambos +1,1%), bem como na Suíça (+1,6%) e no Reino Unido (+1,7%).

Entre os outros principais mercados da UE, a Itália (+6,6%) liderou, seguida de Espanha (+4,5%) e de França (+4,2%).

Últimas do Mundo

A procuradora federal de Washington D.C. acusou hoje o suspeito do ataque contra dois agentes perto da Casa Branca de três crimes de tentativa de homicídio e um de posse ilegal de arma de fogo.
Pelo menos 75 pessoas morreram na sequência do incêndio que atingiu edifícios habitacionais em Hong Kong na noite de quarta-feira, segundo um novo balanço anunciado pelo porta-voz do Governo daquela região administrativa especial (RAEHK).
O Governo de Hong Kong anunciou hoje o lançamento de uma investigação anticorrupção, após o incêndio mais mortífero da história da cidade.
A ex-primeira-ministra do Bangladesh Sheikh Hasina, já condenada à morte pela repressão dos motins no país em 2024, foi sentenciada hoje a 21 anos de prisão em três processos de corrupção.
A idade da reforma em Portugal passará a ser de 68 anos, tornando-se a oitava mais elevada entre os 38 países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), segundo um relatório hoje divulgado.
Pelo menos 12 pessoas morreram hoje num incêndio que se alastrou a vários edifícios num complexo habitacional de Hong Kong, segundo a imprensa chinesa, sublinhando que havia pessoas presas nos apartamentos.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje um relatório que pede uma idade mínima de 16 anos para aceder às redes sociais sem consentimento dos pais nos 27 países da União Europeia (UE) e mecanismos para cumprir esta regra.
Metade dos casos de atendimento ao cliente em Portugal deverão ser tratados por inteligência artificial (IA) até 2027, de acordo com as principais conclusões da sétima edição do State of Service, da Salesforce, hoje divulgado.
Pelo menos 13 pessoas, incluindo várias crianças, morreram devido às fortes inundações na província de Sumatra do Norte, no oeste da Indonésia, onde também ocorreram deslizamentos de terra, declararam, esta quarta-feira, as autoridades locais.
O governo francês anunciou hoje que vai apresentar uma ação judicial contra as plataformas de vendas ‘online’ AliExpress e Joom, como já fez com a Shein, por venderem bonecas sexuais com aparência infantil.