PJ detém em Coimbra três familiares suspeitos de prática reiterada de tráfico de droga

Três pessoas da mesma família foram detidas, na cidade de Coimbra, por alegada prática reiterada do crime de tráfico de drogas, tendo ainda sido apreendida uma elevada quantidade de estupefaciente, informou hoje a Polícia Judiciária (PJ).

© D.R

Os suspeitos, com idades compreendidas entre 24 e 43 anos, foram detidos na quarta-feira pela Diretoria do Centro, no âmbito da operação “Sol na Encosta”, em que foi dado cumprimento a um mandado de busca domiciliária e seis não domiciliárias.

Contactado pela agência Lusa, o diretor da PJ do Centro, Avelino Lima, esclareceu que os detidos tinham montado “um negócio familiar” que se dedicava ao tráfico de droga.

“Já os acompanhávamos desde abril do ano passado, não têm antecedentes, mas o detido mais velho [43 anos] já era conhecido da PJ. Estamos em crer que haverá mais elementos envolvidos”, acrescentou.

De acordo com a PJ, a investigação permitiu “recolher fortes indícios” de que se trata de um grupo organizado que, em comunhão de esforços, se dedica “exclusivamente à venda de uma elevada variedade de produtos estupefacientes a revendedores e consumidores na zona centro”.

Além da apreensão de mais de 3.400 euros em dinheiro, foram ainda confiscadas várias peças em ouro, outros objetos de valor comercial elevado, material informático, uma arma de alarme transformada em arma de fogo, cocaína, quetamina, MDMA, ecstasy, canábis em resina (pólen), folhas de canábis (liamba) e cogumelos alucinogénios.

Caso chegasse ao mercado de consumo, “o produto apreendido daria para cerca de duas mil doses individuais de cocaína, 2.400 doses de MDMA, 2.600 doses de quetamina, 550 doses de ecstasy, 2.600 doses de canábis em resina, 560 doses de folhas de canábis e 200 doses de cogumelos alucinogénios”.

Os detidos vão ser presentes a primeiro interrogatório judicial para aplicação de medidas de coação.

Últimas do País

O presidente da Câmara do Fundão, no distrito de Castelo Branco, disse hoje que o fogo consumiu mais de 10 mil hectares dos 70 mil do concelho, apesar de estes dados serem ainda provisórios.
Dez distritos de Portugal continental vão estar terça e quarta-feira sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Internet Segura (CIS) admite a chegada de pedidos de ajuda relacionados com imagens sexuais de menores geradas com Inteligência Artificial (IA), numa altura em que é mais fácil aliciar menores para obter conteúdo sexual ilegal.
O incêndio que deflagrou em Arganil no dia 13 apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal, com 64 mil hectares consumidos, segundo o relatório provisório do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).
Engenharia Aeroespacial, Medicina, Matemática Aplicada à Economia e Gestão e Bioengenharia voltam a ser os cursos em que só ficaram colocados alunos com uma média mínima de 18 ou mais valores.
Este ano houve menos nove mil candidatos ao ensino superior, não chegando aos 50 mil, e as previsões de haver menos alunos a entrar no ensino superior confirmaram-se.
Cinco urgências estão hoje encerradas nos hospitais de Portimão, Barreiro, Aveiro e Almada para os serviços de Obstetrícia e Ginecologia e no hospital de Torres Vedras para a especialidade de Pediatria.
O incêndio em Piódão, no município de Arganil, Coimbra, que começou em 13 de agosto, era o que continuava a mobilizar mais meios hoje de manhã, segundo a Proteção Civil.
Quatro urgências de Obstetrícia e Ginecologia estão hoje encerradas nos hospitais de Portimão, Barreiro, Caldas da Rainha e Aveiro, indica o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Este ano há menos candidatos ao ensino superior: apenas 49.595, menos 9.046 do que no ano passado, um valor semelhante ao registado em 2018.