Registo e contratação bilateral de energia está em consulta pública

A proposta de manual de procedimentos para o registo e contratação bilateral de energia elétrica está desde terça-feira até 20 de junho em consulta pública, anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

© D.R.

Segundo um comunicado divulgado no ‘site’ do regulador, o objetivo é “discutir e aprovar a atividade de registo e contratação bilateral de energia elétrica, vulgarmente conhecido como Power Purchase Agreements (PPA)”.

O manual de procedimentos PPA estabelece o conteúdo regulamentar operacional a que se submete a atividade de registo e contratação bilateral de energia, bem como a atuação da respetiva entidade gestora da plataforma de registo e negociação de PPA, o OMIP S.A.

A proposta agora colocada em consulta pública foi submetida à ERSE pela entidade gestora da plataforma de registo e negociação de PPA, podendo os interessados submeter comentários ao documento até 20 de junho de 2025.

Últimas de Economia

As exportações de azeite de Portugal deverão ter ultrapassado os mil milhões de euros em valor, em 2024, o que acontece pelo segundo ano consecutivo e é considerado "histórico" para o setor, destacou hoje um responsável.
Os embaixadores dos Estados-membros junto da União Europeia (UE) deram hoje, com abstenção da Hungria, ‘luz verde’ ao programa 150 mil milhões de euros em empréstimos a condições favoráveis para compras conjuntas militares, para reforçar a defesa comunitária.
A proposta de manual de procedimentos para o registo e contratação bilateral de energia elétrica está desde terça-feira até 20 de junho em consulta pública, anunciou a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
A bolsa de Lisboa negociava hoje em alta, com o PSI em máximos de quase 11 anos e as ações da EDP Renováveis a liderarem os ganhos, a subirem 3,32% para 9,19 euros.
O valor de dívidas fiscais cobrado de forma coerciva totalizou 1.349 milhões de euros em 2024, uma subida de 4,2% face ao ano anterior, com o IVA e IRS a responderem por quase dois terços daquele montante.
Os pagamentos a entidades através do sistema bancário português vão passar a apresentar o nome do destinatário a partir de hoje, transpondo uma norma do Banco de Portugal (BdP) que pretende combater a fraude bancária.
Os preços das casas na União Europeia (UE) voltaram a crescer no ano passado depois de uma queda em 2023 e Portugal registou a terceira maior subida entre os Estados-membros no último trimestre de 2024.
A Comissão Europeia mantém o valor para este ano e revê em ligeira baixa o do próximo.
A Comissão Europeia antecipa que Portugal irá conseguir um excedente orçamental de 0,1% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, que se transformará num défice de 0,6% em 2026, segundo as previsões económicas de primavera divulgadas hoje.
O número de trabalhadores da administração pública subiu 1,3% até 31 de março, em termos homólogos, para 758.889 postos de trabalho, um novo máximo da série estatística iniciada em 2011, segundo dados hoje divulgados pela DGAEP.