Autoridade Marítima Nacional pede aos banhistas muito cuidado no acesso ao mar

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) apelou hoje aos banhistas para terem "muito cuidado no acesso ao mar", na sequência do desaparecimento de dois menores no domingo na Praia do Pedrógão, no concelho de Leiria.

© D.R

“A época balnear ainda não abriu, as praias não têm vigilância, não há nadadores-salvadores dedicados às praias. Portanto, aproveito para apelar aos banhistas e aos frequentadores das praias que tenham muito cuidado no acesso ao mar”, afirmou aos jornalistas o capitão do Porto da Nazaré e comandante das operações de socorro, João Lourenço, naquela praia.

Aos banhistas, João Lourenço pediu também para que escolham “as praias que sabem como é que elas são, não se aventurem para zonas fora de pé e se não souberem nadar não vão para dentro de água”.

Duas crianças desapareceram no mar na tarde de domingo, depois de alegadamente estarem a banhos no Pedrógão, praia que ainda não se encontra vigiada nesta altura do ano, anunciou a AMN, que iniciou as buscas após recebido o alerta, às 17:25, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa.

Segundo a AMN, os menores têm 11 e 16 anos (a idade foi, entretanto, corrigida), e nacionalidade angolana.

João Lourenço explicou que as buscas no mar estão a ser feitas pelo navio da Marinha “Viana do Castelo” e uma lancha de salvamento marítimo da Estação Salva-Vidas da Figueira da Foz com tripulantes da Estação Salva-Vidas da Nazaré.

“Temos em prontidão um meio náutico dos Bombeiros Sapadores de Leiria, uma mota de água, para acorrer a qualquer vítima”, referiu o capitão do Porto da Nazaré.

Está, igualmente, empenhado um helicóptero da Força Aérea, que “está a fazer uma patrulha de baixo para o sul, porque as áreas de buscas foram estendidas para sul”, precisou o comandante das operações.

Últimas do País

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia alertou hoje a tutela para o problema dos suicídios na PSP, questionando sobre o que está a ser feito para combater este fenómeno, uma vez que a atual estratégia não está a resultar.
A Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) discordou hoje da proposta apresentada pela Comissão Europeia para a Política Agrícola Comum (PAC) 2028-2034, tendo já comunicado a sua posição ao Comissário da Agricultura.
A 42.ª Concentração Internacional de Motos de Faro, que arranca esta quinta-feira nos arredores da cidade, espera acolher até domingo cerca de 20.000 pessoas vindas de todo o mundo, disse o presidente do Moto Clube de Faro.
Quatro pessoas foram detidas no aeroporto do Porto, numa operação de combate ao tráfico de droga na qual foram apreendidos 100 quilos de cocaína que se encontravam em malas provenientes do Brasil, revelou esta quinta-feira a Polícia Judiciária (PJ).
Sete pessoas morreram vítimas de violência doméstica nos primeiros três meses do ano, segundo dados oficiais, que mostram que as polícias portuguesas receberam mais de sete mil queixas em menos de cem dias.
A Autoridade da Concorrência (AdC) avançou para uma investigação aprofundada sobre a aquisição do Hospital Particular do Algarve (HPA) pela CUF, segundo um comunicado hoje publicado no portal do regulador.
Mais de duas dezenas de profissionais de saúde da Unidade de Saúde Familiar Parque Cidade (Loures) apresentaram pedidos de escusa de responsabilidade por falta de condições de trabalho, com a temperatura nalguns gabinetes a atingir os 35 graus.
O Governo quer simplificar ainda este ano o licenciamento e funcionamento de instituições como creches e lares, segundo uma informação do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS).
A Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) pediu hoje a demissão do presidente do INEM, acusando-o de insistir num "modelo ultrapassado" de emergência pré-hospitalar.
O futuro sistema de gestão do acesso a consultas e cirurgias vai impossibilitar os médicos de escolherem as cirurgias adicionais que pretendem realizar, eliminando uma das fragilidades do atual SIGIC, anunciou esta quarta-feira o diretor executivo do SNS.