Quatro ex-executivos da Volkswagen condenados na Alemanha em escândalo do gasóleo

O Tribunal de Braunschweig condenou hoje dois ex-executivos da Volkswagen a prisão efetiva por fraude no âmbito do escândalo de manipulação de dados de emissões de motores diesel e outros dois a penas a cumprir em liberdade condicional.

© D.R.

O antigo diretor de Desenvolvimento de Motores do construtor automóvel alemão, Jens Hadler, foi condenado a 4,5 anos de prisão, enquanto outro quadro superior, Hanno Jelden, foi condenado a dois anos e sete meses.

Um antigo membro do Conselho de Administração do grupo Volkswagen, Heinz-Jakob Neusser, foi condenado a um ano e três meses, pena que foi comutada por liberdade condicional.

Já um outro executivo, que não foi identificado, foi condenado a um ano e 10 meses, igualmente comutáveis.

O tribunal considerou provado que os arguidos tinham conhecimento dos milhões de casos de manipulação de dados de emissões de motores a gasóleo.

A manipulação era feita através de um mecanismo ilegal que fazia com que os dados de emissões nos testes de oficina fossem muito inferiores às emissões efetivamente produzidas pelos carros na estrada.

As manipulações foram descobertas em 2015 pelas autoridades norte-americanas e, no total, o grupo Volkswagen teve de pagar mais de 30.000 milhões de euros em indemnizações.

Últimas do Mundo

Mais de 527 mil estrangeiros em situação irregular foram expulsos dos EUA desde o início do segundo mandato de Trump, incluindo criminosos perigosos. Entre eles, Bou Khathavong, responsável pelo homicídio de um adolescente em 1994, foi finalmente enviado para o Laos.
O grupo Patriotas pela Europa alerta para a construção da maior mesquita da Europa, a apenas seis quilómetros do Parlamento Europeu, acusando o projeto de visar a imposição da Sharia no continente. O financiamento vem maioritariamente da Turquia e está ligado à organização islamista Millî Görüş.
Inundações provocadas por chuvas recorde no centro do Vietname mataram pelo menos dez pessoas esta semana e deixaram mais de 128 mil casas debaixo de água, anunciaram esta quinta-feira as autoridades vietnamitas.
Os governos de Portugal e Espanha e a Comissão Europeia acordaram um conjunto de ações que vão permitir avançar com a ligação ferroviária entre Lisboa e Madrid até 2030, com viagem de cinco horas, anunciou hoje o Ministério das Infraestruturas.
As autoridades francesas efetuaram cinco novas detenções, incluindo a de um dos principais suspeitos, no âmbito da investigação do assalto ao Museu do Louvre, em Paris, noticiou hoje a rádio RTL.
A previsão é uma queda de 7% nos preços tanto em 2025 como em 2026, impulsionada pelo fraco crescimento económico global, pelo excedente crescente de petróleo e pela incerteza política, de acordo com o Commodity Markets Outlook, divulgado esta quarta-feira.
Um homem foi detido em Espanha após 11 dias nos cuidados intensivos com queimaduras muito graves sofridas quando tentava roubar cabos com cobre de uma subestação de energia.
Cerca de 86% das empresas sofreram pelo menos um ciberataque no ano passado e quase um terço enfrentou cinco ou mais, de acordo com o '2025 Global Cybersecurity Skills Gap Report' da Fortinet hoje divulgado.
Os vídeos com representação visual de tortura ou violência, bem como sobre jogos de azar serão restritos a maiores de 18 anos, uma medida que faz da parte das mudanças anunciadas pelo YouTube.
A Europa está a sofrer uma mudança demográfica sem precedentes, com o número de muçulmanos a crescer 16% numa década e o de cristãos em queda acentuada, revela o Pew Research Center. O estudo aponta a imigração e a maior natalidade como causas principais.