IGAS abre inspeção à ULS Gaia/Espinho depois de denúncias que envolvem ex-presidente

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) abriu um processo de inspeção sobre alegada acumulação de funções, conflito de interesses e atividade cirúrgica realizada em produção adicional na Unidade Local de Saúde (ULS) de Gaia/Espinho.

@ Facebook da IGAS

Numa nota divulgada no ‘site’, a IGAS explica que o processo integra várias denúncias recebidas sobre a ULS de Gaia/Espinho, incluindo o anterior presidente do Conselho de Administração Rui Guimarães.

A IGAS acrescenta que o despacho do inspetor-geral a determinar a abertura do processo de inspeção é de junho de 2024.

A anterior administração da ULS Gaia-Espinho foi uma das mais de 10 substituídas pelo Governo de Luis Montenegro em fevereiro deste ano.

Rui Guimarães foi nomeado diretor clínico do Hospital de Barcelos durante o governo PSD liderado por Pedro Passos Coelho, tendo sido conduzido para o Centro Hospitalar Gaia/Espinho quando Marta Temido tutelava a Saúde no primeiro governo de António Costa.

Para o lugar de Rui Guimarães, o Governo escolheu Luís Cruz Ferreira da Cruz Matos, que foi administrador executivo do Hospital da Prelada, pertencente à Santa Casa da Misericórdia do Porto, com quem o Executivo celebrou um protocolo de colaboração para a criação de um Centro de Atendimento Clínico (CAC).

No último ano, Luís Matos foi diretor da CUF Trindade, no Porto.

Últimas do País

Sete distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à interferência marítima, indicou hoje ao início da tarde o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O bombeiro suspeito de violência doméstica em Machico, na Madeira, detido em agosto e sujeito inicialmente à medida de coação de prisão preventiva, foi perdoado pela vítima e o processo foi suspenso.
A Polícia Judiciária (PJ) detectou hoje no Porto o advogado Paulo Topa, confirmou à Lusa fonte da polícia, tendo a diligência ocorrida no âmbito de uma investigação por desvio de fundos.
A SOS Amianto - Associação Portuguesa de Proteção Contra o Amianto alertou hoje que Portugal falhou o prazo para a transposição da diretiva europeia que obriga à redução do limite de exposição dos trabalhadores ao amianto.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve no sábado em Lisboa um homem de 38 anos que era alvo de um Mandado de Detenção Europeu pela prática de Furtos Qualificados e Burlas Informáticas, anunciou hoje a PSP.
Onze distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso laranja, o segundo mais elevado, devido à queda de neve e à interferência marítima, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Seis distritos de Portugal Continental estão hoje em aviso laranja e quatro em aviso amarelo para a queda de neve até domingo de manhã, podendo condicionar e interditar estradas, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Uma antiga fábrica que estava em obras para ser transformada em residência universitária ardeu hoje em Braga, revelou à Lusa fonte do Comando Sub-Regional do Ave.
As empresas de chocolate nacionais enfrentam o otimismo do período natalício, “um dos mais relevantes” para as vendas, não evitando baixar preços porque o valor do cacau continua no dobro da média de 2023.
A maioria dos desfibrilhadores disponíveis nas viaturas dos Sapadores de Lisboa tem componentes cujo prazo de validade está ultrapassado, mas o Regimento deu orientações para que os bombeiros continuem a utilizá-los, denunciou hoje um sindicato.