PJ deteve 10 pessoas e desmantelou rede de clonagem de cartões bancários

A Polícia Judiciária (PJ) deteve 10 pessoas numa operação na Grande Lisboa, Grande Porto, Minho e Algarve que envolve a contrafação de cartões e outros dispositivos de pagamento, resultando num prejuízo patrimonial de 450 mil euros.

©facebook.com/pjudiciaria

Segundo a PJ, as 10 pessoas foram detidas por fortes indícios da autoria dos crimes de associação criminosa, envolvendo a contrafação e uso de cartões ou outros dispositivos de pagamento, e branqueamento de capitais.

A investigação, iniciada em fevereiro de 2024, teve origem numa comunicação da Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), que detetou comportamentos anómalos na rede multibanco.

Na nota hoje divulgada, a PJ explica que entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024, vários cartões bancários emitidos por instituições bancárias nacionais foram comprometidos em Caixas Automáticas (ATM/Multibanco) em diversos pontos do país.

Sobretudo na região da Grande Lisboa, as autoridades detetaram registos de movimentos a débito não autorizados nas contas bancárias dos titulares dos cartões clonados, de que resultaram prejuízos patrimoniais de 450 mil euros e ainda a tentativa de outros movimentos na ordem dos 900 mil euros.

Segundo a PJ, as pessoas envolvidas no esquema de clonagem de cartões conseguiam depois, “através de uma rede organizada e estruturada para o efeito”, escoar os fundos obtidos ilicitamente através do sistema bancário internacional.

Acrescenta que os investigadores conseguiram isolar uma situação de branqueamento, gerada por burlas informáticas em contexto internacional, que foi tratada em processo autónomo.

Os detidos, com idades entre os 21 e os 54 anos, serão presentes a primeiro interrogatório judicial no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa para aplicação das medidas de coação.

A PJ explica que os dados dos cartões podem ser comprometidos com recurso a dispositivos (‘skimmers’) que permitem a leitura da banda magnética e a microcâmaras que captam o PIN, instalados de forma dissimulada em terminais ATM.

Avisa ainda que o ‘skimming’ pode ocorrer em estabelecimentos comerciais, nomeadamente em bares, restaurantes e postos de combustível, pelo que as pessoas nunca devem perder o cartão de vista.

Para evitar ser-se vítima deste tipo de crimes, a PJ recomenda que se examine o terminal de pagamento antes de o utilizar e, caso detete peças soltas (teclado, ecrã ou ranhura de entrada do cartão) , o melhor será não usar o equipamento, informando o banco ou a polícia.

Quando se usa o multibanco, a PJ recomenda a que se tape sempre o teclado quando digitar o PIN e, em caso de “falha na operação ou comportamento suspeitos”, seja cancelada a transação, reportando ao banco.

Últimas do País

O homem que morreu em Bragança depois de estar mais e uma hora e 20 minutos à espera da ambulância morava a dois quilómetros da sede da Viatura Médica de Emergência, que demorou cinco minutos a chegar ao local.
Cerca de 4.000 professores vão aposentar-se anualmente durante a próxima década, segundo uma estimativa divulgada hoje pelo Governo, que anunciou que vai financiar os custos de formação de novos docentes e incentivar o aumento de vagas nas universidades.
O monumento em homenagem ao antigo primeiro-ministro Francisco Sá Carneiro, localizado na praça com o seu nome, nas Antas, no Porto, foi hoje vandalizado, denunciou o CHEGA, que esta tarde apresenta no local a candidatura de Miguel Corte-Real à Câmara Municipal.
Seis em cada dez jovens de 18 anos passa em média quatro ou mais horas por dia a navegar na Internet, revelam hoje os resultados de um inquérito do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).
Os tratamentos para a hepatite C ultrapassaram os 36.300 com taxas de cura acima de 97%, revela o relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais (PNHV) 2025 hoje apresentado em Matosinhos, no distrito do Porto.
Os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre vão estar sob aviso amarelo a partir de sexta-feira devido à previsão de tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Polícia de Segurança Pública (PSP) realizou entre os dias 07 e 18 de julho 482 ações de visibilidade, a maioria em zona e concentração de pessoas, no âmbito da operação "Come on", relacionada com o turismo.
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) deu hoje um parecer negativo ao projeto de lei do PCP que propõe o encerramento do comércio geral aos domingos e feriados.
O primeiro túnel do Plano Geral de Drenagem de Lisboa (PGDL), com uma extensão de cinco quilómetros, ficou hoje concluído, ligando Campolide a Santa Apolónia, com o objetivo de prevenir as cheias e reaproveitar a água das chuvas.
O Tribunal de Guimarães condenou hoje a 17 anos de prisão o professor primário da Póvoa de Lanhoso, distrito de Braga, acusado de 3.734 crimes de abuso sexual de crianças cometidos na sala de aulas sobre 11 alunas.