Dia Mundial do Ambiente centrado hoje na poluição por plástico

O Dia Mundial do Ambiente centra-se hoje na luta contra a poluição de plásticos, um produto que já contaminou água, alimentos e ar e que cuja produção continua a aumentar, este ano 516 milhões de toneladas.

@ D.R.

Marcado por uma mobilização global contra a poluição por plástico, o dia que hoje se assinala tem este ano como país anfitrião a Coreia do Sul e como lema “Combater a poluição por plástico”.

O Dia Mundial do Ambiente acontece exatamente dois meses antes de uma nova reunião mundial para negociar um tratado global para acabar com a poluição por plásticos.

Na página oficial sobre a efeméride a ONU destaca que a poluição por plásticos está presente em todos os cantos do planeta mas também nos corpos humanos, sob a forma de microplásticos, e explica que o Dia tem como objetivo encorajar pessoas, organizações, indústrias e governos a adotarem práticas sustentáveis que conduzam a uma mudança sistémica.

“A poluição por plásticos está a sufocar o nosso planeta, prejudicando os ecossistemas, o bem-estar e o clima. Os resíduos de plástico entopem os rios, poluem os oceanos e põem em perigo a vida selvagem”, diz o secretário-geral da ONU numa mensagem para o Dia Mundial do Ambiente.

A ONU destaca na página dedicada ao Dia Mundial do Ambiente a dispersão do plástico, ainda que não o diabolize, afirmando que o material trouxe benefícios inegáveis, desde a poupança de energia à conservação de materiais.

A coordenadora do Pacto Português para os Plásticos (PPP), Patrícia Carvalho, em declarações à agência Lusa também frisa que a luta não é contra o plástico mas sim contra a má utilização do plástico, um material que é útil em muitas áreas.

Otimista, considera que as pessoas estão mais informadas e atentas, e que se passou a fase de diabolizar o plástico para outra de entendimento de que é preciso agir. Mas “é preciso mais ação”, é preciso mais reciclagem, uma área cujas metas não estão a ser cumpridas.

Em Portugal o dia é assinalado com iniciativas como conferências, apresentação de medidas ambientais ou mesmo o lançamento de um livro, sempre alertando para a degradação ambiental.

Aproveitando a data a organização “Apadrinha uma Oliveira”, criada há dois anos, propõe precisamente o apadrinhamento de uma oliveira como forma de combater as alterações climáticas.

Se de repente 100.000 oliveiras desaparecessem seriam libertados para a atmosfera 300 mil toneladas de dióxido de carbono, diz a organização, que tem como objetivo recuperar oliveiras centenárias abandonadas, que já acumularam milhares de quilos de carbono. Já recuperou mais de 4.000 oliveiras.

O Dia Mundial do Ambiente foi criado pela ONU em 1972, na primeira conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento humano, em Estocolmo.

Segundo estimativas da organização até 2060 o consumo global anual de plástico deve atingir mais de 1,2 mil milhões de toneladas.

Últimas do Mundo

O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro recebeu hoje alta hospitalar após passar a noite internado e regressou à sua residência, onde se encontra em prisão domiciliária por incumprimento de medidas cautelares.
O ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, está com um problema renal e vai permanecer hospitalizado, anunciou hoje a unidade de saúde.
A polícia espanhola anunciou hoje a detenção de 19 pessoas suspeitas de homicídio e tortura a bordo de uma embarcação de migrantes do Senegal com destino às Canárias.
O tribunal de Estugarda, Alemanha, condenou hoje a prisão perpétua o autor dum ataque com faca na cidade de Mannheim, em 2024, que provocou a morte de um polícia durante uma manifestação anti-islâmica.
O novo sistema europeu de controlo de fronteiras externas para cidadãos extracomunitários vai entrar em funcionamento a partir de 12 de outubro em Portugal e restantes países do espaço Schengen, anunciaram hoje as autoridades.
Vestígios de ADN recolhidos em dois objetos encontrados perto do local do homicídio do ativista conservador Charlie Kirk correspondem ao do suspeito detido pelas autoridades, anunciou hoje o diretor do FBI, Kash Patel.
O alemão Christian Brückner, principal suspeito no caso do desaparecimento da criança ‘Maddie’ McCann, em 2007 numa estância balnear algarvia, recusou ser ouvido pela Polícia Metropolitana de Londres (‘Met’), informou hoje esta força policial.
Pelo menos 19 mulheres e crianças morreram após um autocarro ter caído a um rio em Zanfara, um estado no noroeste da Nigéria, avançou hoje a agência France-Presse (AFP).
André Ventura pediu a prisão de Pedro Sánchez, elogiou os confrontos em Múrcia e atacou a imigração em massa. Em Madrid, defendeu uma Europa “com menos imigrantes” e criticou ativistas pró-Gaza. Líder do CHEGA diz ter “orgulho tremendo” no que aconteceu em Espanha.
O funeral do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado na quarta-feira, vai realizar-se a 21 de setembro no estado do Arizona, anunciou hoje a organização Turning Point, da qual era fundador.