Portugal e Espanha instam França a fixar “prazos concretos” para acelerar interligações eléctricas

Portugal e Espanha instaram o governo francês a fixar “prazos concretos e compromissos vinculativos” sobre os corredores de interconexão elétrica entre a Península Ibérica e França, propondo a realização de uma reunião dos ministros da Energia este ano.

© D.R.

O apelo surge numa carta remetida pela vice-presidente e ministra para a Transição Ecológica de Espanha, Sara Aagesen, e pela ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, ao seu homólogo francês, Marc Ferracci, que tutela a pasta da Indústria e Energia.

A carta, citada pela Efe, foi divulgada hoje pelo gabinete de Sara Aagesen, segundo adianta a agência.

O apagão “sem precedentes” que afetou toda a Península Ibérica no dia 28 de abril veio sublinhar a necessidade de se reforçarem as infraestruturas de interconexão, assim como a relevância da conectividade transfronteiriça, “uma prioridade” não apenas para os três países em causa, mas para o conjunto da União Europeia, refere o texto.

O incidente energético, adianta a missiva, exige uma ação tanto ao nível técnico como político.

Embora se tenham registado progressos nos últimos anos, as ministras sublinham que a Península Ibérica continua a ser “uma ilha energética” e que os níveis de interconexão continuam abaixo das metas da União Europeia, de 10% e 15% previstas para 2020 e 2030, respetivamente. Atualmente estes níveis estão nos 3%.

Além de incidentes específicos como o que aconteceu no passado dia 28 de abril, a melhoria das interligações irá ter um impacto positivo nos objetivos de descarbonização, convergência de preços e estabilidade do fornecimento, promovendo ainda a coesão ente os vários Estados-membros, aponta a carta.

Sara Aagesen e Maria da Graça Carvalho lamentam que duas das interligações entre Espanha e França – Aragão-Pirinéus Atlânticos e Navarra-Landes – tenham sido excluídas do plano de desenvolvimento da rede elétrica francesa 2025-2035, apesar de a UE as ter considerado de interesse geral.

Ma missiva, as duas governantes lembram que o presidente do governo espanhol Pedro Sánchez, manifestou ao seu homólogo francês, Emmanuel Macron, preocupação sobre o tema, tendo Macron respondido que estão em curso estudos técnicos, sublinhando que se trata de uma questão “sensível” para as comunidades locais de ambos os lados dos Pirinéus.

Por todas estas razões, as governantes instam França a participar numa reunião ministerial, a realizar durante este ano, para que os três países e a Comissão Europeia possam definir um roteiro com “marcos e passos concretos” que permitam atingir os objetivos europeus.

Últimas do País

A Polícia Judiciária e a Marinha Portuguesa intercetaram um semissubmersível venezuelano carregado com 1,7 toneladas de cocaína, em plena rota para a Península Ibérica. Quatro tripulantes foram detidos na megaoperação internacional 'El Dorado'.
Um homem foi detido pela GNR de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, para cumprimento de um ano e meio de prisão a que foi condenado na Roménia, ficando em prisão preventiva enquanto aguarda extradição.
O jovem de 19 anos suspeito de violar duas estudantes, entre julho e outubro, em Vila Real, vai aguardar julgamento em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, informou hoje o Ministério Público.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou hoje um processo de esclarecimento sobre o transporte de um bebé em estado crítico desde o Hospital de Faro até ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, de ambulância.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje que a falta de integração total entre os sistemas informáticos do Hospital Amadora-Sintra e dos cuidados de saúde primários dificulta o acesso completo aos dados clínicos, podendo comprometer a segurança dos doentes.
A GNR deteve, na sexta-feira, em Vila Nova de Gaia e no Porto, oito suspeitos de tráfico e aprendeu mais de 4.700 doses de droga, cerca de 192 mil euros em numerário, armas e outro material, foi hoje anunciado.
Um homem, de 56 anos, foi detido e ficou sujeito à medida de coação de obrigação de permanência na habitação, por ser suspeito de abuso sexual da enteada, em São Miguel, nos Açores, revelou hoje a Polícia Judiciária (PJ).
Um incêndio deflagrou na manhã de hoje, pelas 11:40, no Estabelecimento Prisional de Tires, concelho de Cascais, depois de uma reclusa ter incendiado o colchão e alguns pertences da sua cela, estando a situação normalizada, informaram os serviços prisionais.
Um empreiteiro, que começa a ser julgado na quarta-feira em Coimbra, é acusado de violar as regras de segurança que terão causado a morte do seu tio numa obra, assim como de falsas declarações para encobrir o acidente.
A produção renovável abasteceu 50,2% do consumo energético em Portugal em outubro, a percentagem mais baixa dos últimos dois anos, devido às condições “particularmente desfavoráveis” registadas nesse mês, informou hoje a REN – Redes Energéticas Nacionais.