Sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter sentido na ilha de São Miguel

Um sismo de magnitude 3,1 na escala de Richter foi sentido hoje no concelho da Povoação, São Miguel, informou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

© D.R

Segundo o CIVISA, o abalo foi registado às 07:15 locais (08:15 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de 15 quilómetros a sul-sudeste de Ribeira Quente, no concelho da Povoação, na ilha de São Miguel.

“De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima III (escala de Mercalli Modificada) em Povoação”, indica o CIVISA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) também emitiu um comunicado sobre este sismo, atribuindo-lhe magnitude 3,0 e epicentro a cerca de 14 quilómetros a sul-sudeste de Ribeira Quente.

O abalo insere-se no aumento da atividade sísmica verificada desde quarta-feira a sul da ilha de São Miguel, no concelho da Povoação, com o registo de 20 sismos sentidos até ao momento.

Em comunicado, o CIVISA indica que a atividade sísmica se mantém, “encontrando-se estacionária ligeiramente acima dos níveis de referência”.

A sismicidade tem sido marcada por “eventos de baixa magnitude, localizados no mar, grosso modo, entre 10 e 20 quilómetros a sul do concelho da Povoação”, indica.

O CIVISA acrescenta que foram registados até ao momento 20 sismos, “cuja intensidade máxima atingiu III/IV na escala de Mercalli Modificada”.

“O padrão de atividade observado indicia que a sismicidade se irá manter nas próximas horas, podendo vir a ocorrer novos sismos sentidos”, acrescenta.

O CIVISA recomenda que seja evitada a circulação em zonas instáveis nas proximidades de taludes e de arribas costeiras, assim como a permanência em edifícios com baixa resistência à ação sísmica.

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os “graus de intensidade e respetiva descrição”.

Com uma intensidade III o abalo é considerado fraco, é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, sentindo-se uma “vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados”, descreve o IPMA na sua página da Internet.

Com uma intensidade IV, considerada moderada, “os objetos suspensos baloiçam, a vibração é semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados ou à sensação de pancada de uma bola pesada nas paredes, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem, os vidros e loiças chocam ou tilintam e na parte superior deste grau as paredes e as estruturas de madeira rangem”.

Últimas do País

A prevenção e combate à violência doméstica tem um reforço de 5,3 milhões de euros no Orçamento do Estado para 2026, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, segundo a qual é o “maior investimento de sempre”.
O investimento (Capex) dos CTT no triénio 2026-28 deverá atingir 50 a 55 milhões de euros por ano, onde se inclui aumentar a capacidade em toda a Península Ibérica, anunciaram hoje os Correios de Portugal.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu aviso laranja para quinta-feira para os distritos do norte e centro de Portugal devido à agitação marítima.
O advogado de José Sócrates, Pedro Delille, renunciou ao mandato de defensor do antigo primeiro-ministro no julgamento da Operação Marquês, tendo o tribunal ordenado a nomeação de um advogado oficioso para assegurar a defesa do ex-governante.
A Polícia Judiciária e a Marinha Portuguesa intercetaram um semissubmersível venezuelano carregado com 1,7 toneladas de cocaína, em plena rota para a Península Ibérica. Quatro tripulantes foram detidos na megaoperação internacional 'El Dorado'.
Um homem foi detido pela GNR de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, para cumprimento de um ano e meio de prisão a que foi condenado na Roménia, ficando em prisão preventiva enquanto aguarda extradição.
O jovem de 19 anos suspeito de violar duas estudantes, entre julho e outubro, em Vila Real, vai aguardar julgamento em prisão domiciliária com pulseira eletrónica, informou hoje o Ministério Público.
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) instaurou hoje um processo de esclarecimento sobre o transporte de um bebé em estado crítico desde o Hospital de Faro até ao Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, de ambulância.
O Sindicato Independente dos Médicos alertou hoje que a falta de integração total entre os sistemas informáticos do Hospital Amadora-Sintra e dos cuidados de saúde primários dificulta o acesso completo aos dados clínicos, podendo comprometer a segurança dos doentes.
A GNR deteve, na sexta-feira, em Vila Nova de Gaia e no Porto, oito suspeitos de tráfico e aprendeu mais de 4.700 doses de droga, cerca de 192 mil euros em numerário, armas e outro material, foi hoje anunciado.